quarta-feira, 29 de abril de 2009

Tanta risota...

Pois é, após a mamã me dar maminha boa que eu devoro, é tempo de risota! Sempre! E os papás derretem-se a olhar para este sorriso lindo. Claro que depois quando te pomos no berço, o sorriso lindo transforma-se um bocadinho, não é menina Mia?? É incrivel como ainda és tão pequenina, mas de dia para dia pareces mais gordinha, comprida, matreira também! Já aprendeste que o colo é bem melhor que o colchão da alcofinha e parece que gostas de ter sempre a mamã ou o papá à tua volta! Já olhas muito fixamente para a nossa cara; não duvido que já nos vês nitidamente e já nos conheces. Estás a desenvolver a tua personalidade e esta de certeza que vai ser vincada; os papás bem se esforçam para "não criar maus hábitos", mas é realmente precisa muita paciência e firmeza que tentamos sempre ter, mas não é nada fácil. Dormes muito bem de dia e, para ti, a noite é altura para estar acordada mais tempo e de não deixar os papás dormir: safada!! Mamas de 3 em 3h, hoje dormiste 4h seguidas e foi uma vitória! Mas depois só aguentaste 2 horitas! Andas com muitas cólicas hoje; fazes mesmo carinha de quem tem muitas dores; ficava com elas todas se pudesse, sabes?
Continuamos apaixonados por ti e eu continuo cheia de incertezas se estou a fazer tudo correcto contigo ou não; não me sabia assim...

terça-feira, 21 de abril de 2009

Sobre a amamentação...

Como já referi anteriormente, ao 2º dia de ser mamã, a minha fofura já me tinha gretado os 2 mamilos e, posteriormente, fiz uma valente mastite. Era impossível amamentar; comecei a retirar o meu leite com a bomba e a dar assim à pequenina. Coloquei logo a Mia à mama tinha ela nascido há 20 minutos e foi um sentimento maravilhoso. Fiquei deprimidíssima e com um sentimento de culpa enorme quando me vi impossibilitada de a amamentar; para além das dores, e mesmo sabendo que a Mia estava a receber o meu leitinho, não era a mesma coisa. Tomei antibiótico, analgésicos quando necessitava, o marido massajou muito o meu peito enquanto retirava o leite e coloquei sempre o cremezinho nos mamilos( para mim o Purelan é sem dúvida o melhor) e ao fim de 5 dias as minhas mamas estavam prontas a ser atacadas de novo:) Agora amamento sem problemas, tudo passou. Isto tudo só para referir aqui que amamentar não é tão simples como se julga e é um acto que tem à sua volta uma carga emocional e afectiva muito grande. Tenho pena de não ter compreendido isto quando trabalhava em obstetrícia, pois não dei o apoio necessário a certas mães. Mas há mesmo coisas que só mesmo passando por elas, não é?? Aqui em Dublin as mães até têm bastante sorte pois existem muitas "associações" de apoio à amamentação que se deslocam mesmo a casa das mamãs. No entanto, a percentagem de mulheres que amamentam aqui é realmente muito baixa. São opções que ninguém deve criticar, mas sim apoiar!

segunda-feira, 20 de abril de 2009

A pequerrucha...


Está a crescer a olhos vistos! É incrivel como se nota tanta diferença em 11 dias de vida. A carinha mudou bastante, está mais atenta a tudo, já começa a gostar da banhoca tal como se vê na foto. Continua a ser uma mamona; é o meu reloginho como lhe chamo, pois acorda mesmo de 3 em 3h para mamar. Está uma fofura e cada dia a amamos mais.

sábado, 18 de abril de 2009

Nós por cá...

Estamos lindamente, como não poderia deixar de ser. Andamos lentamente a descobrir a nossa pequenina e a tentar compreendê-la cada vez melhor. A Mia é um doce, uma fofura; chora quando tem fome e cólicas, como não poderia deixar de ser, mas de resto é bem sossegadinha! Vamos lá ver se se mantém assim com o crescimento. já tem as suas "manias" e cá para mim vai ser de personalidade vincada!! Detesta mãos cobertas, apertos e quando lhe dou o leitinho pelo biberão, tem de estar bem quentinho! Adora a cama dos pais e prefere-a ao berço (acho que isto é realmente comum a todos os bebés, não percebo). Já começa a achar piada ao banho e só chora quando sai da água; claro que fica logo caladinha quando sente a toalha quentinha no corpo. De resto faz as caretas engraçadas que todos os bebés fazem e os sorrisos lindos qua tanto adoramos! Sabemos que são um reflexo, mas continuo a dizer que se está a rir para mim:)
Em relação à mamã, recuperei do parto no dia seguinte acho eu. Lol. Por acaso nem parece que tive uma filha; nunca tive dores, nem dificuldades a andar; o maldito inchaço do corpo e principalmente dos pés, já desapareceu praticamente todo! Mas nem tudo são rosas:( A menina Mia revelou-se uma verdadeira mamona e resolveu desde que nasceu fazer do meu mamilo chupeta! Resultado: mamilos com gretas, fissuras e uma posterior mastite! Tive de deixar de amamentar e comecei a tirar o leitinho com a bomba e a da~r-lhe pelo biberão; foi horrível! As dores foram muitas, mas o sentimento de culpa foi o pior. Mas já tudo passou finalmente.
De resto, tanto a mamã como o papá andam loucos com tanto amor e só nos apetece desfazer com beijos a nossa pequenina. Já imaginava que era muito bom ser mãe, mas nunca imaginei possível sentimento!

terça-feira, 14 de abril de 2009

E tudo começou...

Às 5h30 da manhã do dia 9 de Abril, 5ª feira, quando senti uma dor diferente no fundo da barriga, fui à casa de banho e a bolsa de águas rompeu. Estava eu com 39 semanas e 5 dias de gestação. Sorri, acordei o meu marido e sorrimos ainda mais. Tomámos banho, ele fez questão de aparar a barba e pôr gel:) e fomos buscar as malas. E a foto de cima foi tirada mesmo à saída de casa:)

Fomos então para a maternidade, fui admitida e inicei logo antibiótico. Estava muito bem disposta, sem dores, tomámos os 2 o pequeno almoço e de seguida fui encaminhada para a sala de partos. Conheci a equipa que me iria acompanhar durante o dia, dei-lhes a conhecer o meu "plano de parto" e tive de iniciar indução devido a uma pequena infeção que poderia atingir o bebé. Durante a manhã fizeram-me o toque e tinha 1 cm de dilatação, sem dores, muita boa disposição. Por volta das 12h comecei a sentir umas dorzitas ligeiras, mas nada mais de dilatação! Por volta das 13h as dores começaram a aumentar e as 14h atingiram o seu pico!! E que pico!! É realmente a pior dor do mundo, tenho de admitir. Como ainda tinha só 3 cm de dilatação não podia iniciar a analgesia epidural, portanto recorri a um tipo de analgesia através de uma máscara que acho que só ajudou porque controlamos melhor a respiração. Bem, estive cerca de 2 ou 3h com dores horríveis; valeu-me o meu marido que me apoiou bastante e me ajudou a controlar. Finalmente por volta das 16h ou 17h examinaram-me novamente e chamaram o médico anestesista. Puseram-me o catéter epidural e o mundo tornou-se noutra cor para mim:) nada de dor!! Estivemos todos a conversar, alguma ansiedade pelo meio devido à dilatação não evoluir; estava com muito medo de uma cesariana!! Por volta das 20h examinaram-me e surpresa das surpresas: 9cm de dilatação!!! Mais 1cm e podia começar a puxar! Deram-me outra dose de analgesia o que não foi muito positivo pois retirou-me a sensibilidade toda :( Chegou então a equipe da noite, fui apresentada a todos e começaram as preocupações com umas pequenas desacelerações que a Mia estava a fazer. Sinceramnete, sendo da área que sou, não sei como me mantive tão calma. Às 21h20 comecei a puxar, a Mia ia ter que nascer rápido portanto chamaram a equipe médica pa dar uma ajudinha e aplicaram uma ventosa:( concentrei-me muito, arranjei a melhor posição, o meu marido apoiou-me muito, tanto fisica como psicologicamente e às 22h02 a Mia nasceu. Bem, quem é mãe sabe que é ímpossivel traduzir por palavras todos os sentimentos deste momento único. Colocaram a bebé no meu peito e para mim o mundo parou; não me lembro de mais ninguém á minha volta! Levaram a pequenina para a arranjarem, o meu marido agarrou-se a mim e chorou como nunca o tinha visto!! Foi o melhor momento das nossas vidas! A equipe deu-me os parabéns e disse que me portei muito bem, que tinha sido a melhor paciente do dia ; não gritei uma única vez:) Lol. Tava com muito medo de me descontrolar, de não conseguir, mas, com muita concentração, apoio da equipe e, principalmente, apoio do meu marido, tudo correu bem. Mais uma vez, obrigada amor!

Trouxeram-me a bebé, foi vestida pelo pai e colocaram-na no meu colo. Claro que puxei de maminha e começou logo a mamar como se já tivesse feito aquilo muitas outras vezes. Que delicia; que sentimento tão bom.

Bem, foi o dia mais feliz da minha vida. Sofri um bocadinho, mas tudo correu bem. A Mia é linda, sossegadinha e uma mamona. O pai está a ser do melhor; desde sempre soube que ias ser bom pai, mas estás a ser mais que isso. Amo-te. Amamos-te Mia.

domingo, 12 de abril de 2009

E no dia 9 de Abril, às 22h02...

...nasceu a menina mais linda do mundo com 3150kg!! Às 5h30 da manhã rebentaram a bolsa de águas e a pequenina nasceu à noite. Não foi uma hora muito pequenina, mas foi sem dúvida o melhor momento da minha vida. O pai esteve sempre presente e foi o melhor apoio que poderia ter tido. Mais uma vez obrigada amor; sabes que sem ti não conseguiria.
A Mia é linda, parecida com o pai:) e parece ter olhinhos azuis!! Mama muito bem e é calminha! Amigas obrigada pelos comentários. Prometo deixar aqui o relato do parto e todos os pormenores.
Uma óptima Páscoa para todos!


sábado, 4 de abril de 2009

Livro muito útil...


E depois da agitação destes últimos dias (e que belos dias) tive hoje tempo para começar a ler este livro que se está a revelar bem interessante. Para além de receitas para bebés dos 4 meses aos 3 anos, tem também dicas bem interessantes. Aconselho a todas as mamãs!

E pronto, estes dias foram mesmo um reboliço cá em casa. Para quem está habituada a estar só com o marido, foi uma diversão total (e cansaço para mim, tenho de confessar). Então tive a casa cheia com o meu irmão, cunhada, sobrinhos de 2 e 7 anos (meus fofos), mais 2 cunhadas e ontem também cá esteve o primo! O marido esteve a trabalhar durante a noite esta semana mas ontem lá conseguiu folga:)! Durante o dia fomos ao jardim zoológico e claro que os miúdos deliraram! Eu também, confesso, mas quase precisei de uma cadeira de rodas para percorrer aquilo tudo...À noite o meu marido resolveu fazer um barbecue:) Jantamos lá po tarde porque certas dificuldades surgiram:)Lol...Mas estava óptimo, tenho de confessar que valeu a pena a espera!

De quem eu também continuo à espera é da menina Mia!! Pois é, até apostas se fizeram mas a pequenina não está muito interessada em sair do quentinho! Ontem tive umas dorzitas durante a noite, mas foi falso alarme!! Mas sinto que não chego às 40 semanas (faço hoje 39!) Vamos lá ver...

sexta-feira, 3 de abril de 2009

E o feitiço virou-se contra o feiticeiro!!

pois é, no dia 1 de Abril andei eu a enganar toda a gente e por fim quem foi a enganadinha fui eu! Passo a explicar: estva tudo combinado para ir buscar a minha cunhada mais nova, a Fátima, ao aeroporto; até que o meu marido arranjou uma desculpa para eu ficar em casa, fazendo até telefonemas imaginários à minha frente para que tudo fosse real. Eu lá fiquei em casa muito contrariada. Uma hora após tocam à campainha, fui abrir, era o meu marido e a Fátima, até aí nada de novo. De seguida tocam novamente à campaínha, fui ver, era a minha outra cunhada mais velha, a Mónica!! 1ª surpresa (mas aqui o meu marido também foi surpreendido no aeroporto porque não sabia que ela vinha:) E tocam novamente à campainha uns segundos depois, fui abrir, era a minha outra cunhada, mulher do meu irmão com o meu sobrinho mais pequenino!!! Delirei, quase entrei em trabalho de parto, acreditem. Pensei eu que tivessem acabado as surpresas, mas eis que tocam novamente à campaínha e vejo um menino de costas, era o meu sobrinho mais velho!!! Olhei para trás e vi uma pessoa a correr para as traseiras da casa, era o meu irmão:) Bem, quase tive um colapso com estas surpresas todas. Já não os via quase há 4 meses e as saudades já eram muitas (principalmente dos meus pequeninos, tenho de confessar:)
E pronto, os dias aqui têm estado de sol, eu tenho tentado passear um bocadinho, o que na minha condição de torna dificil, mas temos estado aqui todos juntos que é o importante.
mais uma vez, surpresa do meu marido. Obrigada amor! Só mesmo tu!
Ah, a Mia ainda se mantém na barriguinha:) Preguiçosa!

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Fui mázinha!!!


Pois é...hoje é dia dos enganos, das mentiras ou como lhe queiram chamar!! Lembro-me bem de como era passado este dia quando era mais novita: partidas e enganos durante todo o santo dia e não me escapava ninguém mesmo:) Não sei se os miúdos de hoje em dia dão valor ou mesmo sabem da existência deste dia, já que as coisas estão tão diferentes...Mas pronto, eu não me esqueci do dia 1 de Abril, ah pois não!! Hihi...Fui má, eu sei. E na minha condição de muito grávida já estão a imaginar o que fiz!!
Pois, o marido está a trabalhar durante a noite esta semana e o nosso primo ficou cá em casa para eu não estar sozinha; ontem, ou melhor, hoje por volta da meia noite ligou ao primo a dizer que eu me tinha ido deitar com dores, com algumas contracções, mas que não lhe queria ligar para não o preocupar!!Hehe. Dois segundos após desligar estava ele a ligar-me! "Então mor tudo bem por ai, já vais dormir??" e eu "sim, está tudo bem..." ele " não está nada, tás a mentir-me, tás com dores e não me dizes nada??" isto com voz de aflito; e eu "ah e tal, tou mas era pa não te preocupar e tal" (ele já estava a perder a voz) até que não aguentei mais e gritei dia 1 de Abril!!! Coitado! Acelarei-lhe o pulso, disse ele depois! Inda vou ser castigada, e com razão!! mas se o castigo for ficar com dores, então que venha ele:)