sexta-feira, 30 de julho de 2010

Biscoitos de manteiga


Como já tinha referido anteriormente, comprei um dispára biscoitos. Foi comprado no ebay pelo meu marido que de repente se virou para mim e disse "escolhe uma prenda que possa ser comprada no ebay" e eu respondi "quero um dispára biscoitos":)) Pronto, ele chegou e hoje experimentei. Não é assim muito fácil de trabalhar com ele, ou então o mal é meu! No entanto, estes foram os biscoitinhos mais bonitos que consegui fazer, e estão deliciosos por acaso. Rendem bastante.

Ingredientes:

* 1 ovo
* 50g de manteiga
* 200g de margarina
* 200g de açucar
* 440g de farinha
* 1 colher de sobremesa de fermento

Preparação:

Colocar a manteiga, a margarina, o ovo e o açucar no copo da bimby e programar 1 min, vel 5. Acrescentar a farinha e o fermento e bater 10 seg, vel 5 e de seguida 2 min, vel espiga.
Colocar a massa no dispára biscoitos e disparar sobre um tabuleiro ou forrado com tapete de silicone ou untado com maragrina e polvilhado de farinha.
Deixar cozer cerca de 8 a 10 min a 200º. Ir vendo e retirar quando estiverem douradinhos.

Não pode ser...Que tristeza

Eu não vejo noticias, muito menos do que se passa aí em Portugal, portanto é através dos blogs que sei dos acontecimentos assim mais marcantes. Fiquei, e estou, profundamente triste com a morte de António Feio. A sua vontade de viver era tanta que eu pensava mesmo que ele ia dar a volta por cima e ficar connosco mais tempo.
Descansa em paz António.

...

Não consigo arranjar título. Desde as 21h que estou a tentar adormecer a Mia. São 24h20! Não dá para acreditar, não dá para perceber como tem tanto sono e não dorme. Têm sido assim os meus serões. Amanhã não dorme de dia nem que se ande a arrastar. O meu medo, e o mais provável, é que a cena se repita, mesmo assim. Quem me dera ter coragem de a deixar a chorar na cama. Sou tão contra essas formas de adormecer criancinhas, mas hoje estou por tudo!

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Coisas novas

Compramos uma televisão para o nosso quarto e um disparador de biscoitos para mim que irá ser já experimentado amanhã:)

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Necessidade de escrever

Não sei se vos acontece, mas muitas vezes tenho uma necessidade imensa de escrever e até tenho algumas coisas para contar, no entanto as palavras não saem ou se saem são logo apagadas por eu não achar que relatem bem o que quero dizer...Hoje tou assim. Com vontade de escrever e de dizer tanta coisa. Mas já sei que se começar não vou parar e depois vou reler e não irei publicar. Por isso não vou escrever o que me apetece...Costumo pensar que a vida nem semrpe é fácil, mas depois de olhar para "o vizinho" e para os seus graves problemas calo-me e fico envergonhada e penso que a minha vida é efectivamente muito fácil. O humano é assim, tem de olhar para a desgraça alhei para perceber que a sua não é a pior. Hoje, e nos últimos dias (ou semanas!?) que passaram nem a desgraça alheia me conforta e me faz acordar. Preciso de acordar. Talvez precise dum grande abanão para que tal aconteça. Pode ser que depois de escrever tudo isto eu fique mais alerta e menos parva. Porque é assim que eu ando: parva.

terça-feira, 27 de julho de 2010

A produção de hoje

A Mia acordou ao meio dia, imaginem!! Claro que ontem adormeceu à meia noite...Como tal não dormiu sesta durante o dia de hoje e a esta hora (20h) já jantou, tomou banho e já dorme. Estava de rastos coitadinha...Eu hoje andei nas arrumações, como já tinha dito no post anterior. Arrumei então todos os armários que encontrei pela frente, limpei casas de banho, pus roupa a lavar, apanhei roupa, passei a ferro, lavei a cadeirinha do carro da Mia, arrumei a cozinha, fiz jantar, ou melhor, estou a fazer e tratei da Mia o que inclui despi-la 2 vezes, vesti-la 2 vezes, mudar fraldas, dar-lhe as refeições, dar-lhe água, dar-lhe banho, dar-lhe mimo, ralhar com ela, brincar com ela, ter 30 olhos em cima dela, derreter-me com ela:) Se estou cansada?? Nem por isso, mas irei estar:) Agora ninguém me venha dizer que quem não trabalha fora de casa, que até nem é o meu caso, não faz nada!! Não faz se não quiser, é bem verdade!

Arrumações, os próximos dias e as saudades

É assim que o meu dia de hoje irá ser passado! Em casa, a arrumar toda a gavetinha e armário que me aparecer pela frente! A passar toda a roupa (que nem é muita) a ferro e a Mia vai-me ajudar muuuiiiito com isto tudo (NOT)!! O carrinho dela foi todo desmontado e as partes laváveis estão todas na máquina, por isso resta-me ficar cá por casa ou dar só um pulinho ao parque a pé! Isto se não chover, claro...

E de hoje a uma semana chega a minha cunhada e o meu sobrinho, para alegrar aqui os dias e claro, tomar conta da afilhada que é a obrigação dela:))

E depois, dia 24 de Agosto rumo a Portugal!!! Eu e a Mia. O pai vai lá ter 3 dias depois. Sim, sei que sou assim um bocado louca por viajar sozinha com a Mia, mas é por uma boa causa!! Há dias em que as saudades de Portugal apertam muito, e hoje é definitivamente um desses dias! Tenho saudades da minha família (note-se minha e do pai, que tb é minha), do calor, do ar livre, da confusão, do barulho, das brincadeiras, do mimo e carinho que todos dão às dezenas à Mia. Tenho saudades do cafézinho no sitio do costume, das vizinhas, das noites quentes, de deixar a Mia com as avós e ir ao cinema e por vezes não regressar a casa durante a noite:)) Tenho saudades pronto. De tudo e de todos!

Sem paciência


É como eu ando. Definitivamente a semana que passou foi má e esta parece que vai pelo mesmo caminho. Os motivos são muitos, a minha cabeça anda em água e a minha paciência quase não existe. A Mia anda a testar-me principalmente para adormecer, que tem sido cada vez mais tarde e eu a precisar tanto das hroinhas livres após o jantar. Uma fase menos boa que irá passar, espero.

domingo, 25 de julho de 2010

Ontem...




...a Mia teve a sua 1ª festa de aniversário. O filhote dum casal amigo, o Cody, fez 1 aninho! A festa foi girissima!! A Mia estava delirante, claro...Fartou-se de brincar com os balões e com os outros meninos. E imaginem, esteve sentada no meu colo mais de 10 minutos a ver o mágico e os fantoches!!! Inédito:)) Estava de rastos quando chegamos a casa, portanto pensam vocês que adormeceu rapidissimo não é?? Pois, era meia noite e ainda estava acordada! A excitação faz mal a esta miúda!!

quinta-feira, 22 de julho de 2010

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Delícia de toffe e chocolate


Já há muito tempo que queria fazer uma sobremesa que levasse toffe. Hoje enquanto fazia aqui umas pesquisas encontrei esta maravilha que é extremamente doce e calórica portanto!! É uma sobremesa deliciosa, sem dúvida, mas por ser tão doce tem de ser comida aos bocadinhos muito pequeninos, o que até calha bem:)


Ingredientes:

Para a base:

* 120g de manteiga
* 60g de açucar amarelo
* 180g de farinha com fermento


Para o toffe:

* 1 lata de leite condensado
* 120g de açucar amarelo
* 120g de manteiga
* 2 colheres de sopa de mel (não usei)


Para o chocolate:

* 300g de chocolate preto de culinária
* 1 colher de sopa de manteiga


Preparação:

Base:

Juntar os ingredientes todos no copo da bimby e programar 30 seg na vel 6. Depois forrar um pirex quadrado, que possa ir ao forno, com papel vegetal. Colocar lá o preparado anterior e levar ao forno a 170º durante 30 min. Retirar e deixar arrefecer.


Toffe:

Colocar todos os ingredientes no copo e programar 15 min, temp varoma, vel 3 até ficar grossinho e com um tom dourado. Colocar sobre a bolacha já cozida, mantendo tudo ainda dentro da forma. Deixar arrefecer.


Chocolate:

Juntar o chocolate e a manteiga e derreter em banho maria. Colocar por cima do toffe e deixar arrefecer.

Quando frio levar ao frigorifico no minimo durante 2 horas para ficar bem consistente. Depois é só desenformar, levantando o papel vegetal com cuidado.

Experimentem e deliciem-se!!






Risotto de frango com legumes

Perdão, perdão! Esqueci-me completamente de tirar foto ao meu risotinho ( nem vos digo o que o meu marido lhe chama!!!!) Fogo, na altura que ia tirar a máquina estava sem bateria e depois nunca mais me lembrei. Sorry. Deixo aqui a receita, de qualquer forma. Estava muito bom. Perguntem à Mia que comeu uma grande pratada como eu nunca a vi comer! Adora arroz esta miúda!

Ingredientes:

* 50g de azeite

* 1 cebola

* 2 dentes de alho

* peitos de frango

* feijão verde congelado

* feijão vermelho enlatado

* 350g de arroz risotto

* 800g de água

* sal

* piri piri


Preparação:

Colocar o azeite no copo da bimby e programar 3 min, temp 100º, vel 1. De seguida colocar a cebola e os alhos e picar durante 8 seg na vel 6. Depois deixar refogar durante 5 min, temp 100º, vel 4. Colocar a borboleta e adicionar o frango, o feijão verde e o vermelho e cozinhar durante 5 min, temp 100, vel 1. Por fim juntar a água, os temperos e o arroz. Deixar cozinhar 20 min, temp 100, vel 1.

Rissóis de atum / queijo e fiambre


Foi a 1ª vez que fiz rissóis. Quer dizer, a 1ª não que quando era mais novita a minha mãe "obrigava-me" a estar na cozinha com ela e a aprender estas coisas de culinária, por isso digamos que foi a 1ª vez que os fiz sozinha. Para uma 1ª vez não ficaram maus de todo, mas para a próxima há certas correcções a fazer: a massa tem de ter um bocadinho mais de sal e não pode ficar tão grossa; os rissóis de queijo e fiambre têm de ter mais recheio e ao atum tenho de juntar um bocadinho de molho bechamel para ajudar a unir mais o atum e a não largar tanta água. Para a próxima vou fazer de carne e camarão. Mas aqui fica a receita que não tem nada que fazer. Eu fiz na bimby, claro, mas feito no fogão é igual.


Ingredientes:


Para a massa:

* 250 g de água

* 250 g de farinha

* 30 g de manteiga

* 5 g de azeite

* 1 pitada de sal


Para o recheio:

* queijo

* fiambre

* atum

* cebola

* tomate


Preparação:


Inicialmente pesa-se a farinha. Para tal coloquei um recipiente por cima do copo da bimby. Reserva-se. No copo coloca-se a água, a margarina, o azeite e o sal e programa-se 5 min, temp 100º, vel 1. Depois junta-se a farinha de uma só vez e programa-se 2 min, temp 100º, vel 5. Retira-se, coloca-se a massa num recipiente e tapa-se com um pano. Depois coloca-se a massa ou num tapete de silicone, que foi como fiz, ou em cima duma bancada bem polvilhada com farinha. Estende-se bem a massa com um rolo, recheia-se a gosto e corta-se com um copo.

Relativemente ao recheio, em metade dos rissóis coloquei queijo e fiambre e na outra metade coloquei o atum, com a cebola e o tomate que, previamente, piquei tudo na bimby.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Sono onde andas?

Já não me lembrava o que era ir para a cama e não adormecer! Já andei lá às voltas e resolvi desistir...Nunca o café me tirou o sono, mas penso que os 3 que tomei hoje estão agora a dar o seu efeito. Será a velhice???

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Perguntinha

Vocês digam-me, hoje é o dia mundial dos berros?? É que a Mia parece estar a celebrar!!!!

Bifinhos na varoma com molho de mostarda


Estes bifinhos ficaram para lá de deliciosos!! O meu marido adorou! aqui fica a receita para quem quiser experimentar e para meu registo futuro!

Ingredientes:

* bifes de vaca
* sal
* 1 cebola
* 1 dente de alho
* 50g de mostarda
* 40g de azeite
* 100g de água
* 100g de cerveja

Preparação:

Colocar os bifes temperados com sal no recipiente varoma e reservar. No copo da bimby coloca-se a cebola e o alho e pica-se cerca de 10 seg, vel 4. Depois colocam-se todos os ingredientes no copo, a varoma por cima e programa-se 30 min, temp varoma, vel 2. O tempo que se programa depende da grossura dos bifes. A meio da cozedura verificar a quantidade de molho que existe no copo para não haver o risco de queimar!
E já está. Eu servi com arroz e batatas fritas!

terça-feira, 13 de julho de 2010

Bolo de iogurte de framboesa com pêra e nozes


Eu gosto de fazer bolos de iogurte pois são muito versáteis. Primeiro podemos escolher o aroma do iogurte e depois dá para adicionar os ingredientes que quisermos. Resolvi usar iogurte de framboesa e adicionei pêra e nozes. Penso que foi a primeira vez que fiz um bolo com pêra...E ficou delicioso. Muito húmido, muito fofinho!


Ingredientes:

* 1 iogurte de framboesa
* 2 pêras pequenas
* nozes q.b.
* 4 ovos
* 250g de açucar
* 150g de farinha
* 100g de óleo
* 1 colher de sobremesa de fermento em pó
* 1 colher de café de essência de baunilha
* margarina e farinha para a forma


Preparação:

Comecei por colocar as nozes e as pêras, sem casca nem caroços, no copo da bimby. Piquei grosseiramente uns segundos na velocidade 4. De seguida adicionei os ovos e o açucar e programei 5 min, vel 4, temp 37º. Depois o mesmo tempo e velocidade, mas sem temperatura. Juntei depois o iogurte e o óleo e mexi 5 seg na vel 4. Por fim a baunilha, farinha e fermento, 10 seg, vel 4. Coloquei tudo numa forma previamente untada com margarina e polvilhada com farinha e levei ao forno a cerca de 180º até estar cozido.

Da creche

Ontem fomos à creche que a Mia irá frequentar. Provavelmente só irá começar em Janeiro pois não há vaga antes. Fomos lá conversar com a directora e a Mia foi connosco. Visitamos a salinha que a Mia irá frequentar e mal lá chegamos começou logo aos gritinhos de satisfação por ver crianças. Foi logo dar um beijinho e fazer uma festinha a uma menina e sentou-se na cadeirinha ao seu lado. Depois eu e o pai saimos da sala e ela só faltou dizer adeus!! Ficou a brincar toda satisfeita. Era legos, puzzles, bonecas, caminhas por todo o lado. Mas do que ela mais gostou foi mesmo das meninas que lá estavam (só estavam meninas). Algumas mais velhas que ela que, quando viemos embora, já gritavam o nome Mia aos pulinhos e aos risinhos:) Quando fomos buscá-la à salinha mostrou-se um bocado insatisfeita por deixar aquele local de tanta brincadeira!! Fiquei feliz e com o coração sossegado por ver a fácil integração dela. As educadoras comentaram logo que ela é muito sociável e que não irá ser uma criança nada complicada! Fiquei descansada quando conversei com a directora. Confiei nela e na educadora que ficará com a Mia. Saí de lá com a certeza que a Mia estará bem entregue. Agora esperemos que ela nos telefone a dizer que há uma vaga antes de Janeiro!

domingo, 11 de julho de 2010

Feitio, compras e cansaço
















Dizem que a Mia saiu a mim no feitio. Se assim for, eu peço mil desculpas aos meus queridos pais! Juro-vos que uma jornada de compras com a Mia me deixa mais cansada do que trabalhar um dia inteiro!! Ir ao shopping com ela, andar de loja em loja, almoçar lá e dar-lhe o almoço e ir ao supermercado é capaz de equivaler a umas horitas no ginásio!! Começo a desconfiar que ela não é uma bebé, mas sim uma pequena terrorista com afinidades com o Bin Laden! Ela atira chupeta, fraldinha, biberon para o chão. Ela puxa roupa e manequins. Ela chora, esperneia, berra quando as coisas não são como ela quer. No meio desta birrice toda se passa alguém que olha para ela, a menina pára, lança um grande sorriso e diz olá!! Oh so cute, what a smile, gorgeous, what´s her name, how old is she e bla bla bla e a mim só me apetece perguntar: querem levá-la por umas horas???? Arre que feitiozinho!! No entanto, e apesar da exaustão que estas saídas me causam, recuso-me a ficar em casa com ela quando o tempo está bom! Depois o resultado destas idas ao shopping é o que se vê em cima!!!

sexta-feira, 9 de julho de 2010

15 meses


Ainda vou a tempo, que ainda é dia 9!! Parabéns filhota por mais um mês marcado pela tua nova conquista: já andas feita patinha!! E como tu gostas de andar!! Dás umas gargalhadas deliciosas. Hoje passaste o dia todo com o papá pois a mamã trabalhou e só te viu já tu dormias. E só me apetecia acordar-te e encher-te de beijos. Linda da mamã. Parabéns pelos teus 15 meses!

quarta-feira, 7 de julho de 2010

E pronto!!

Acho que posso aqui dizer que a Mia já anda!!! Finalmente perdeu o medo e a mania de se aninhar e gatinhar e hoje já deu umas passadas valentes toda contente e a rir-se á gargalhada como quem diz, olhem só para a minha proeza!!! Boa filha!

As noites cá por casa (ou a madrugada de hoje)

Acho que a Mia atinou com os sonos, finalmente! Tem dormido cerca de 12h seguidas. Hoje foi excepção. Adormeceu às 22h (a forma como adormece é que me deixa louca, mas isso ficará pa outro post) e às 6h acordou a chorar. O pai foi arranjar-lhe o leite e eu fui ver o que se passava. Peguei nela e adormeceu novamente. Pois que a deitei 5 vezes na cama dela e das 5 vezes, que estava a dormir profundamente, acordou. Isto durou 1h30. Desisisti. A minha paciência anda em baixo, eu sei que sim, mas tudo tem limites.Fui chamar o pai e ele tomou o meu lugar. Deitei-me e adormeci instantaneamente. Às 9h vem me uma ratazana a gatinhar e aos gritinhos acordar-me. Ou seja, com o pai não adormeceu. Estava acordada desde as 6h e com a pica toda. Levantei-me com muito custo e ainda me custa abrir os olhos, mesmo após ter ido às vacinas com a Mia e fazer um Papanicoalu:( Ela agora dorme e o pai também se deitou. Eu tou com uma grande pedrada de sono, mas resolvi não me deitar pois amanhã acordo muito cedo e hoje à noite tenho de me deitar cedo também, logo não quero trocar os sonos...Já perguntei vezes sem conta à Mia a que fonte vai ela buscar a energia, mas a safada, invejosa, não me responde. Também queria. Vou tomar o 2º café. Sim, tou impossível hoje também.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Hoje estou

Perigosa. Acelarada. Sem o pingo de paciência. Com uma caixa de amêndoas de chocolate à minha frente que por acaso já passaram de prazo de validade. E já enviei msg ao marido a dizer que quando chegar do trabalho quero ir sair, jantar fora. E agora vou cortar o cabelo a mim própria.

Asneiras

Parece que é só isto que ela sabe fazer agora! É asneira atrás de asneira. Tudo o que não deve fazer ela faz. Confesso que tenho contado até não sei quanto para não perder a peciência e a minha voz tem se elevado muitas vezes (o que também não é preciso muito para isso acontecer:)! Se adianta? Nadinha! Sapatadas nas mãos? Ainda menos e detesto! Por vezes penso que devo ignorar, mas depois como sabe ela os limites?? O seu feitiozinho que, segundo muitos, é igual ao meu, revela-se a cada dia que passa. Ela sabe perfeitamente aquilo que não pode fazer, como mexer em comandos, computadores, etc, mas deita o olho para ver se tá segura e longe dos olhares da mãe/pai e lá vai ela. E repete isto dezenas de vezes por dia. Isto é uma pequena asneira das muitas que ela faz. E tem tantos brinquedos meu deus, tantos! Em quase 15 meses acho que se sentou 1 vez 2 minutos no chão a brincar!!!! Por vezes em jeito de brincadeira chegamos mesmo a dizer: se ficares aí mais de 5 minutos eu dou-te isto ou aquilo!! A minha mãe diz que ela vai ser hiperactiva! Eu acho que não. Quer dizer, ela é hiperactiva no sentido da palavra, isso é sem dúvida!!
No entano, após este desabafo, não queixa, prefiro-a assim do que muito parada. Sim, nunca estamos felizes com o que temos!!:)

domingo, 4 de julho de 2010

Bifinhos de vaca com legumes no forno


Fiz estes bifinhos para o jantar de hoje. Ficaram uma delícia, aprovadíssimos pelo marido!! Receita que irá ser repetida, sem dúvida alguma.
Ingredientes:
* bifes de vaca
* 1 lata de cogumelos laminados
* couve branca
* cenouras`
* 1 pacote de natas
* chouriço
* queijo ralado
* alho
* azeite
* sal
* piri piri
Preparação:
Comecei por partir os bifes aos bocadinhos e temperei-os com sumo de limão e um bocadinho de alho em pó. Reservei. Numa frigideira anti aderente coloquei azeite e alho picado. Deixei alourar o alho e juntei os cogumelos, a couve partida em juliana e a cenoura ligeiramente ralada na bimby. Temperei com sal e piri piri. Adicionei depois a carne e o chouriço partido aos bocadinhos e deixei cozinhar cerca de 15 minutos. Coloquei este preparado num pirex, as natas por cima e polvilhei com queijo ralado. Levei ao forno médio cerca de 10 minutos. Servi com arroz branco. Delicioso!!

Empregada de limpeza

Arranjei uma empregada de limpeza. Andava realmente a necessitar de uma ajuda aqui em casa para pôr tudo em ordem. Aqui está ela com os utensilios que lhe comprei.
.


Uma ajuda precisosa, sem dúvida:)))

sábado, 3 de julho de 2010

Quinze

Foi o número de horas que a Mia dormiu esta noite! E seguidinhas, é importante que se diga! Das 20h30 às 11h30:)

Pai galo!!

Não estamos habituados a que a Mia durma a noite toda. É verdade que só nos deu esse prazer uma ou duas vezes. Mas agora que a constipação e a febre se foram, dorme 12h seguidas!! Quando assim acontece e quando o pai acorda e dá conta que a pequenina ainda dorme pede-me para ir-ver-se-a-menina-está-bem!!!! Não vou claro! Nem o deixo ir a ele! E eu pensava que era mãe galinha!!

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Boa:)

A Mia já tá boa:) Sabe tão bem dizer isto!!! A febre passou após 5 dias e a ranhoca e a tosse só duraram 2 porque eu as ataquei fortemente!! Malditas. Não sei se foi da cebola no quarto, do vaporub nos pés, peito e costas, do xarope da tosse natural, do benuron, do brufen, do Karvol (liquido que punhamos na fraldinha dela dormir que ajuda a desobstruir o nariz), mas sei que ontem cheguei do trabalho e já não ouvi tosse nem vi muita ranhoca. E dormiu a noite toda:) Nós é que nem por isso pois deitamo-nos às 4h da manhã, mas isso é um pormenor. A minha terroristazinha voltou:))))