sábado, 30 de abril de 2011

25 semanas

Não há foto que isto de trabalhar 13 horas cansa!! 25 semanas completas com mais 8kg em cima!! E era só isto a registar destas 25 semanas de Ben!

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Ementa

Ementa de 2/5 a 8/5:

2ª feira - pizza / sandes

3ª feira - salmão requintado

4ª feira - arroz de perú no forno

5ª feira - pescada na varoma com puré de batata

6ª feira - frango assado com batatinhas e salada de tomate

Sábado e Domingo - dias de trabalho

Cheesecake de baunilha




Esta receita de cheesecake é das mais simples que pode haver e foi tirada duma revista que cá tinha em casa. Resolvi fazer mini-cheesecakes tal como o marido me tinha pedido. Acho que foi o cheesecake mais saboroso que fiz...

Ingredientes:

Para a base:

* 215g de bolachas digestivas
* 75g de manteiga
* 1 colher de sopa de essência de baunilha

Para o creme:

* 400g de queijo-creme (philadélphia)
* 300ml de natas
* 100g de açucar em pó
* 2 colheres de sopa de essência de baunilha

Preparação:

Inicialmente comecei por pulverizar o açucar na bimby para o tornar em pó , pois desde que tenho a bimby nunca mais comprei açucar em pó. De seguida piquei também as bolachas digestivas para a base.
Levei a margarina ao lume num tacho para derreter. Juntei a bolacha triturada e a baunilha e mexi bem. Coloquei a base em tacinhas individuais e calquei bem. Levei ao congelador.

Numa taça coloquei o queijo, o açucar e a baunilha e bati durante alguns minutos com a batedeira eléctrica. Numa taça à parte bati as natas e depois envolvi bem no queijo. Coloquei por cima da base de bolacha, polvilhei com chocolate granulado e levei ao frigorifico durante umas horas!

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Wait

É a palavra nova da Mia! Diz na perfeição! Ouvi-a dizer hoje pela 1ª vez quando o nosso já amigo gato veio à janela para o seu fiambre habitual e ela esticou a mão e repetiu várias vezes wait! :)

Quiche de bacon, frango, queijo e fiambre sem massa

Ontem fiz um panelão (mesmo) de rancho e sobraram 2 coxas de frango e um pedaço de bacon! Hoje, 2º a ementa que elaborei na semana passada, era dia de peixe, mas tive de arranjar forma de gastar a carne que sobrou, pois não dava para congelar novamente.
Há dias tinha visto no blog da Romy uma quiche sem massa e foi então o que decidi fazer.

Ingredientes:


*bacon



*frango



*fiambre



*queijo



*milho



*1 copo de leite



*3 ovos



*sal



*1 caldo knorr alho e coentros



*molho de soja



*piri-piri



*azeite



Preparação:



Comecei por colocar o bacon partido aos bocados na actifry e as coxas de frango. Temperei com sal, um bocadinho de molho de soja, pimentão doce, metade de um caldo knorr alho e coentros e pus um fio de azeite. Programei cerca de 10 min. Retirei o bacon que já estava cozinhado e parti o frango aos bocadinhos; coloquei-o na actifry mais 5 minutos.


Num pirex refractário coloquei o bacon, frango, queijo e fiambre aos bocadinhos e milho por cima. À parte misturei 1 copo de leite com 3 ovos, sal e piri-piri. Mexi tudo muito bem e pus por cima do preparado anterior. Levei ao forno 30 min a 180º. Servi frio para mim e quente para o marido com salada de alface e tomate.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Feelings

Tenho dois grandes feelings, não me perguntem porquê:

1º - que esta gravidez não vai chegar às 39 semanas
2º - que o Ben vai ser um bebé calminho (isto não é baseado na falta de actividade dentro da minha barriga; é bastante mais mexido que a Mia)

terça-feira, 26 de abril de 2011

2º aniversário da Mia

Só ontem o meu marido me lembrou que não pus uma única foto no blog relativa ao 2º aniversário da Mia. Cá vai um cheirinho então!
























segunda-feira, 25 de abril de 2011

Jantar de Páscoa - Grillots / Beyen










O meu dia de Páscoa foi tristemente passado no hospital, desde as 7h30 às 21h :( Mas cheguei a casa e tinha um jantarzinho especial à minha espera todo feito pelo meu marido. Resolveu fazer um prato principal e uma sobremesa Haitianos!! Tirou as receitas de um livro novo que tem várias receitas tipicas do Haiti. Como não podia deixar de ser, não seguiu as receitas à risca, mas aqui as deixo para quem quiser experimentar. Eu aconselho, principalmente a sobremesa!!



Grillots - Carne de porco "caramelizada" (fried, glazed pork)



Ingredientes:


* carne de porco partida aos bocados

* 1 cebola às meias luas

* 1 pimento vermelho ou verde cortado às tiras fininhas

* 3 dentes de alho esmagados

* 2 laranjas

* 1 limão

* sal

* pimenta preta

* pimenta branca

* 1 colher de sopa de açucar

* óleo

* 1 copo pequeno de vinho tinto

* batatas


Preparação:


Colocar a carne de porco e as batatas com todos os temperos e restantes ingredientes (excepto o óleo) num pirex que dê para ir ao forno e mexer tudo muito bem. Colocar no frigorifico por umas horas (no minimo 4) a marinar.


Pré-aquecer o forno a 200º. Cobrir o pirex com papel de aluminio e levar ao forno cerca de 1h30 até a carne ficar tenrinha.


Retirar a carne do forno e remover o liquido extra que ficou no pirex e reservar. Adicionar o óleo à carne e envolver bem. Colocar o pirex novamente no forno e deixar cozinhar por mais 20-30 minutos, mexendo de vez em quando. O objectivo é deixar o liquido evaporar e a carne começar a fritar no óleo e dourar.


Enquanto a carne está no forno, colocar o liquido retirado previamente do pirex numa frigideira e dexar ferver até reduzir e espessar. Retirar a carne do forno e deitar o molho preparado por cima! Servir com arroz basmati!



Beyen - Bananas fritas (fried bananas)




Ingredientes:


* 3 bananas

* 1 1/2 colher de sopa de farinha

* 1/2 colher de sopa de canela em pó

* 1/2 colher de sopa de essência de baunilha (liquida)

* 1 colher de sopa de açucar

* 1 ovo

* mel




Preparação:


Com um garfo emagar as bananas e adicionar todos os ingredientes. Mexer bem com uma colher. Numa frigideira colocar óleo, deixar ferver muito bem durante uns minutos e depois colocar colheradas da massa preparada e deixar fritar até ficarem dourados. Servir quentes com mel e uma bola de gelado!!



E assim foi o meu jantar de Páscoa que o meu cozinheiro de serviço me preparou. Delicioso!!

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Bolo de claras e natas

O plano era fazer um pão de ló, dado que é Páscoa, mas não tinha ovos suficientes. Já tinha estas claras guardadas no congelador há algum tempo, de maneira que encontrei esta receita e resolvi experimentar. Fica um bolo muito fofinho e saboroso; não fica muito grande!


Ingredientes:


* 4 claras


* 100ml de natas


* 50ml de leite


* 200g de açucar


* 150g de farinha


* 50g de fécula de batata


* 1 colher de chá de fermento em pó



Preparação:


No copo da bimby coloquei o leite, as natas e o açucar e misturei 1 min, vel 4. De seguida juntei a farinha, fécula de batata e o fermento, 10 seg, vel 6. Bati as claras em castelo (usei a batedeira eléctrica) e depois envolvi tudo na massa anterior. Coloquei numa forma de silicone e levei ao forno pré aquecido a 180º durante 30 min.



Muito grávida

Se há dias em que só me lembro que estou grávida quando o meu bebé me presenteia com os seus pontapés, ontem foi o dia, de todas estas quase 24 semanas, em que me senti muito grávida!! Senti-me pesadissima, sem energia, com a pele literalmente a rasgar e uma dor no sitio do costume (lado direito) que, mesmo já o médico me ter dito que é normal, ontem tomaram proporções que me assustaram!! Também já comecei a sentir os pontapés do Ben acima da linha do umbigo!

Esta gravidez está, definitivamente, a passar muito, mas muito rápido! Talvez por estar muito mais ocupada do que da 1ª vez, pois agora tenho a Mia! Também me sinto um bocadinho mais cansada e pesada, mas tenho andado bastante bem!
Acho o sentimento duma 2ª gravidez um bocadinho diferente da 1ª. É vivida com alegria e felicidade, mas isso nem se põe em causa, mas estou a vivê-la talvez com menos intensidade do que da 1ª vez. A ansiedade de conhecer o meu bebé começa agora a vir ao de cima, embora ainda faltem alguns meses! Acima de tudo, acho que estou a viver esta gravidez com mais serenidade. Já sei mais ou menos o que me espera, sem falar do parto pois isso é sempre uma surpresa. Mas em relação ao bebé em si, já sei bem quais os erros a não cometer!! Claro que surgem outras preocupações que têm a ver com o facto de agora existir a Mia. Como vai ela reagir à minha ausência quando for para a maternidade? Como vai ela reagir à chegada do irmão? Será que vou conseguir dar conta do recado? Esperemos para ver...Amanhã post foto:)

Ah, uma Boa Páscoa para todos. A minha vai ser passada a trabalhar :(

Ementa

Ementa de 25/4 a 1/5:


2ª feira - bolonhesa de atum

3ª feira - costeletas com molho de cebola e cenoura na varoma acompanhadas de arroz e salada

4ª feira - rancho

5ª feira - pescada na varoma com puré de batata

6ª feira - bifinhos marroquinos com arroz

Sábado e Domingo - dias de trabalho

Sopa - de berinjela e couve, com carne para a Mia

Sobremesa - cheesecake (que será feito quando acabar a mousse de chocolate)

Ando a ficar sem ideias para as ementas semanais!! Demorei tanto a fazer esta e já a mudei não sei quantas vezes...Decidi também postar a sopa e a sobremesa da semana!

Acho que vou aderir às listas em relação às tarefas que necessitam de ser feitas na casa! Já vi em tantos blogs e acho óptima ideia. Deve realmente ajudar na organização e no cumprimento também. Amanhã penso nisso...

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Título mudado

O título do blog foi finalmente mudado...:) Espero que gostem. Não agrada a todos, como já consegui perceber depois de transmitir à família qual o nome do bebé, mas é mesmo assim. Gostos não se discutem, portanto o nosso filho irá chamar-se Ben. Foi o 1º nome de menino em que pensei. Já andamos às voltas com outros, mas voltamos ao 1º. E ainda bem! Não tenho dúvidas que ele tem cara de Ben :)

quarta-feira, 20 de abril de 2011

20h

Ás 20h é bom já ter dado banho à Mia, já ter jantado, já ter dado o jantar à Mia (que anda a comer lindamente:), já ter a cozinha arrumada, já ter deitado a Mia e estar no sofá a ver o meu programa favorito!! Não há melhor! :)

terça-feira, 19 de abril de 2011

Enxoval


Em relação a compras para um 2º filho, as coisas são muito mais simples. Se tudo o que for do 1º bebé for guardado com cuidado, quando se tem um 2º não são muitas as coisas que se tem de comprar. Aqui vai a lista do que tenho de comprar, mais para minha própria orientação:

Para o bebé:
* roupa, sendo que não preciso de comprar roupa interior para os primeiros tempos
* casaquinhos (preciso de um mais grosso e outro mais fininho azuis. Nos primeiros tempos não usei casacos na Mia)
* meias, sendo que carapins tenho aos montes e pouco usei com a Mia
* fraldinhas de pano
* babetes (tenho algumas unisexo e novas, mas são poucas)
* mantinhas ( tenho algumas da Mia que são unisexo, mas tenho de comprar pelo menos duas azuis)
* chupetas ( vou comprar, mas não lhe vou dar logo como fiz com a Mia)
* produtos de higiene
* fraldas
* toalhitas
* aero-om (se ele gostar de chupeta)
* bebe-gel (prefiro ter, just in case)

Se fizerem a lista de tudo o que o bebé precisa, desde berço, roupa de cama, carrinho, banheira e etc vão ver que esta é muito, mas muito mini!!!

Já comprei estas coisinhas fofas:)

























Visita indispensável






Este gatinho vem miar para a nossa janela todos os dias por volta da mesma hora. A Mia fica histérica quando o vê; é louca por gatos e cães!! Abrimos sempre a janela e damos-lhe bocadinhos de fiambre. Neste últimos dias tem servido para algo bem mais importante, para dar a sopa à Mia!! E tem resultado na perfeição. A diferença agora é que dizemos a Mia que se vai sentar na janela a comer a sopa e a chamar o gatinho. E que este só vem se ela comer. E que se comer mais uma colher abrimos a janela. E que se comer mais outra damos lhe fiambre para ela partir aos bocadinhos. E que se comer mais outra o gatinho vem ter com ela. A verdade é que ontem foi uma pratada cheia de sopa com ovo cozido e fruta, que comeu com vontade. E a outra verdade é que o gatinho vem sempre ter com ela. Mora aqui numa casa perto, mas ouve sempre quando o chamamos!! Obrigada gatinho:)

domingo, 17 de abril de 2011

Boas noticias e obrigada

Primeiro de tudo, hoje o dia já foi melhor. Foi passado só com o pai, que consegue ser mais firme, menos stressado que a mãe, o que tem grande impacto nisto da alimentação. Pronto, resumindo: pequeno-almoço quase não comeu, almoço foi meio douradinho de peixe, arroz e alguma fruta. Á tarde comeu com satisfação uma pratada de cerelac :) e à noite mais de metade da sopa, um iogurte e fruta :):). A diferença: não petiscou entre refeições, o facto de eu não estar talvez tenha influenciado, ou talvez hoje só estivesse com mais apetite. De qualquer forma, tou feliz, embora saiba que amanhã pode ser diferente. Já meti na cabeça que não é nenhum drama, é uma fase, não é nenhuma doença, portanto eu tenho de me acalmar e não stressar!! Agora muito obrigada por todos os comentários! Bóborinha, dizes sempre coisas tão certas, tão sábias!! Não que as outras meninas não digam, mas a senhora abóbora já tem muuiiitttaaa experiência. E sim, também acho as vitaminas uma treta, mas serve para consolar os pais, que é o grande problema nisto tudo! Anónima, já li muitos testemunhos como o teu e digo-te que és uma grande mulher, mesmo não te conhecendo! Deve ser muito complicado de lidar, mas não é nenhuma doença, tens uma filha saudavel mas simplesmente come pouco, portanto é uma questão de mentalização e adaptação nossa. De certeza que no futuro irá ter grande prazer na comida:) Beijos a todas e obrigada!!! São umas queridas!!

sábado, 16 de abril de 2011

Digam-me que isto é uma fase

Entre ontem e hoje a Mia comeu umas 4 colheres de sopa! Nada de muito grave se ela comesse o 2º prato! Se ela comesse carne e peixe aos bocadinhos eu estava-me pouco lixando para o raio da sopa. Mas não! Hoje comeu o seguinte: ao pequeno-almoço bebeu umas gotas de leite, meia dúzia de cereais e 1/4 de uma fatia de pão com manteiga. Umas horas após comeu 2 iogurtes. Ao almoço tentei dar-lhe sopa na casa de banho, a lavar a boneca, a brincar com a água, a brincar com champô, a brincar com a pasta e a escova de dentes. Comeu 2 colheres, depois de uns bons 40 minutos nesta treta. Almoçou então 2 boiões de fruta. Á tarde deu umas trincas numa banana e num bocado de pão. Agora à noite comeu 1 colher de sopa. Depois pus no forno uns douradinhos de peixe e umas batatas de que gosta muito de comer no infantário. Esmagou o douradinho e comeu uma batata. Preparei-lhe fruta. Não lhe tocou. Comeu 2 suissinhos e gelatina! E pronto, é isto! Enervo-me eu, enerva-se o pai, enerva-se ela. Agora digam-me, quem já por isto passou, que é uma fase, que é da idade. E dicas de distração pa ela comer eu não preciso, porque acreditem sou perita nessa matéria!! E também não me digam que se não tem fome para a sopa não tem fome para mais nada porque ela estaria o dia todo sem comer, de certeza. Ah, e também não me digam que está a estranhar o regresso de Portugal, porque já lá era muito complicado dar-lhe as refeições! Vamos ter de parar com a sopa uns dias, mas o problema é que ela não come carne, nem peixe, nem ovo aos bocadinhos. Só arroz e massa e em quantidades nada satisfatórias. Ah, cerelac que adorava também já não quer. Ao menos leite vai bebendo. Enfim, ando ansiosa e nervosa com isto.

Ementa

Esta semana que passou não fiz ementa de maneira que andei à nora com as refeições...

Ementa de 16/4 a 24/4:

Sábado - pataniscas de bacalhau com arroz de feijão vermelho

Domingo - dia de trabalho

2ª feira - coxas de frango estufadas com puré e ervilhas

3ª feira - sopa de legumes com sandes de atum e ovo cozido

4ª feira - lombo assado com batatinhas e salada de alface

5ª feira - jardineira

6ª feira - pescada à brás

Sábado e Domingo - dias de trabalho

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Ecografia morfológica

Hoje foi dia de ver o meu menino-sem-nome!! Já tinha feito a morfológica em Portugal no dia 8/3, mas hoje repeti-a aqui. Está tudo bem com o bebé e que alivio é saber!! Pesa 550g (aumentou 100g numa semana) e mede cerca de 28cm e todas as partes do corpo observadas estão dentro da normalidade!! Ficámos com uma foto da pila em grande plano, para que não restem dúvidas nenhumas!!!:)

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Vamos por partes II - Madeira















Como já aqui tinha dito, fomos uns dias (4) à Madeira e adoramos!! Pessoas muito simpáticas, paisagens fantásticas, comida deliciosa...Fomos os 3 e ainda bem! A Mia diviertiu-se bastante na piscina interior, com as suas boias:) No 1º dia chorou quando viu tanta água, pois desabituou-se da natação, mas logo saltou para lá e o dificil depois era tirá-la!!! Foram 4 dias bem passados! Agora queremos ir aos Açores:) Mas parece que tão cedo não será...E sim, andamos nas cestas e teleférico como não podeira deixar de ser:))

Vamos por partes I - Mia



Pois, isto de estar fora 15 dias e depois voltar com montes de novidades tem muito que se lhe diga, portanto vamos por partes.

A Mia adora ir a Portugal, como não poderia deixar de ser e o desenvolvimento dela lá é tão mais rápido. Nestes 15 dias aprendeu mais palavras do que em 2 meses aqui. Adora o ar livre, os primos, vizinhos e toda a família mas é louca pelos "bubus" (avôs). Quando estamos em casa da minha mãe, metê-la dentro de casa é um caso sério, pois tem um pátio gigantesco onde ela gosta de estar a brincar e a correr, e eu não a censuro. Quando estamos na minha sogra é a alegria com os gatos e cães! Alegria para ela claro, que os pobres gatos sofrem bastante.


Agora a pior parte desta ida a Portugal vem agora: foi bombardeada com doces, batatas fritas e tudo aquilo que nós, mães, não gostamos de dar aos filhos. E ela adora tudo, mas tudo o que seja doce. Mas anda tão, mas tão dificil dar-lhe as refeições, principalmente a sopa. Não imaginam o que passamos! É a brincar com água, é na casa de banho a brincar no lavatório, é a descascar amendoins, enfim, tudo o que possam imaginar. Tudo isto para, por vezes, só comer metade da sopa. Também parece que enjoou a papa da manhã, fruta...Parece que enjoou tudo menos pão, arroz, massa, doces e batatas fritas!!! Fico doente com isto...Hoje até comeu metade da papa sem grande fita, mas veremos daqui a pouco como lhe vou dar a sopa aqui sozinha...


De resto a minha menina já com 2 anos está cada dia mais simpática e sorridente:)

terça-feira, 12 de abril de 2011

De volta

Cansada, amuada, birrenta por ter de deixar, mais uma vez, o meu querido Portugal. Que até nem anda tão querido assim tal é a crise instalada, mas para mim, estava mais lindo que nunca! Custa cada vez mais. Tanto, mas tanto...Tinha saudades da minha casa, do meu canto, do sossego, mas não o suficiente para querer deixar os dias quentes, a família, os meus sitios, o mimo, a risota, o ar livre, a comidinha boa...Enfim, tou triste!

(A Mia anda um total inferno para comer, mas isso dará outro post)

domingo, 10 de abril de 2011

Para o meu amor

Parabéns minha fofa linda!! Já com um dia de atraso, mas aqui o tempo nem para respirar dá!! Ontem foi o teu dia e hoje é o dia da tua festinha. Espero que gostes e te divirtas. Amo-te menina linda. Parabéns!! (Obrigada a todas pelos comentários!! Eva, parabéns pela menina!!!)

sábado, 9 de abril de 2011

sexta-feira, 8 de abril de 2011

A escassas horas

De saber se vou ter uma menina ou um menino!!!!