terça-feira, 31 de maio de 2011

Ai

Tou tão cansada, tão cansada, mas tão cansada que nem fome tenho, o que é grave em mim! O jantar está no forno, mas acho que está uma valente porcaria e demorei eternidades a fazê-lo:(
Sabem aqueles dias em que deviamos chegar a casa, tomar um banho de imersão, vestir o pijama e estar quietinhas?? Hoje é um desses dias, sem dúvida!

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Baguetes do campo

Se há coisa que eu adoro é pão com manteiga!! É capaz mesmo de ser o que eu mais gosto de comer!
Fiz este pãozinho mesmo há pouco e mal saiu do forno foi logo provado e aprovado por mim e pela Mia que, tal como minha filha, também adora pão com manteiga!

Ingredientes:

* 200g de água
* 50g de azeite
* 1 colher de café de sal
* 1 colher de chá de açucar
* 1 saqueta de fermento de padeiro em pó
* 500g de farinha

Preparação:

No copo da bimby colocar a água, o azeite e o fermento e programe 1 min, temp 37, vel 2. De seguida, junte os restantes ingredientes e programe 1 min, vel 6. Depois mais 3 min, vel espiga. Polvilhe um tabuleiro com farinha, ou use um tapete de silicone, e molde a massa em forma de baguetes do tamanho que desejar (eu fiz 2). Leve ao forno a 50º durante 30 min e depois mais 30 min a 200º.

domingo, 29 de maio de 2011

29 semanas

Feitas ontem. Um dia nada bom para mim no que toca a gravidez. Algumas dorzitas no fundo da barriga, eu a ter de trabalhar e preocupada com as ditas cujas que abrandaram só no final do dia. Sensação de barriga maior, mais pesada, mais dura. Conclusão: o bebé deve ter dado a volta ontem! Eu sei que também estava cansada de 6ª feira pois trabalhei o dia todo e foi um dia para esquecer, mas tenho quase a certeza que deu a volta ontem. Na 3ª feira já confirmo, pois tenho consulta.
De resto, tudo bem. Muitos, muitos e muitos movimentos. Engorda de quase 10kg para mim e de não sei quantos para o pequeno, mas espero que mais de um!
Esta gravidez está a voar e eu continuo a dizer que a viagem vai ter um fim um bocadinho antecipado. Pelo sim pelo não, para a semana começo a lavar a roupinha dele e a ver o que tenho de comprar para mim. Ou melhor, SE tenho de comprar alguma coisa para mim, pois penso que não...

Ementa

E voltei com as ementas semanais. Na semana que passou, como tiveram cá os meus sogros, não fiz ementa nem planeei nada e foi o descalabro total em relação a dieta!! Comi tanto do que não devia, que esta semana vamos tentar compensar com comidas menos calóricas. Vamos tentar pelo menos...

Ementa de 29/5 a 5/6:

* Domingo - medalhões de porco grelhados com arroz branco e salada de tomate

* 2ª feira - peixe cozido com batatas, feijão verde e molho de cebola e tomate

* 3ª feira - carne estufada, batatinhas, cenoura e ervilhas

* 4ª feira - pataniscas de bacalhau com arroz de feijão

* 5ª feira - bife com batatas fritas (na actifry) e salada de alface

* 6ª feira - arroz de marisco

quinta-feira, 26 de maio de 2011

What??

A nova: go away!!!! Como?? Começou com esta frase há cerca de 2 ou 3 dias. Não faço a minima ideia onde a foi buscar.É de rir!

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Que queridos....

Acordaram os dois, Mia e Ben, às 6h!!! Tão fofos!!!!!! :(((( Inda nem nasceu e já tá feito com a irmã, só pode...

terça-feira, 24 de maio de 2011

Balão

Go, go, go...Quick, quick, quick...Grita a Mia para a avó ir a correr atrás do balão que era levado pelo vento!!

domingo, 22 de maio de 2011

Parabéns

Parabéns para o chefe:) cá da casa que faz hoje 28 aninhos!!! Espero que tenhas gostado do bolinho delicioso que fiz e do facto de ter apagado as fotos todas que tiramos hoje!!!!

sábado, 21 de maio de 2011

Favas

Eu não gosto de favas! Mas há dias deu-me uns desejos de arroz de favas bem malandrinho e disse à minha mãe, pois aqui não há, pelo menos eu nunca vi à venda. Claro que os meus sogros vieram munidos de favas que já estão transformadas num belo arrozinho que vai ser devorado agora por mim. E não gosto de favas, imaginem se gostasse!!!

Surpresa!!

Desta vez não foi para mim, mas sim para o meu marido que amanhã faz anos. Já estava ele deitado ontem às 23h30 da noite quando a surpresa chegou: os meus sogros!! Ficou feliz da vida. Claro que já estava tudo combinado há muitos meses:)) Quem também ficou louca foi a Mia quando hoje de manhã viu os novos visitantes cá de casa. Anda doidinha com a bobó e o bubu!!:) E esta é a parte boa de estar longe do nosso país, as visitas:)))

sexta-feira, 20 de maio de 2011

6 palavras

* Existem 3 palavras que considero fundamentais numa educação: por favor, obrigado e desculpa! Na linguagem da Mia são pease (please), taitu(thank you) e so (sorry)!! Sabe bem quando as deve aplicar, com excepção do please que ainda fica um bocadinho confusa. Quanto ao sorry e thank you usa-as com frequência e, na maioria das vezes, já não temos de a relembrar!!

* Outras 3 palavras com que me brindou ontem de manhã: eye (eyes), no (nose), mout (mouth), apontando para os olhos, nariz e boca!

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Salada russa e maionese caseiras




Confesso que nunca tinha feito maionese, nem mesmo na bimby! Lembro-me da minha mãe fazer muitas vezes quando eu era pequenina e de adorar o sabor!


Maionese


Ingredientes:


* 1 ovo

* 150g de azeite

* 150g de óleo

* 1 colher de sopa de vinagre ou sumo de limão

* sal

* pimenta



Preparação:


No copo da bimby pesar o azeite e o óleo e reservar. Colocar o ovo, o sal, a pimenta e o vinagre (ou limão) e mexer 10 seg na vel 5. De seguida, sem retirar o copo medidor e com a bimby a trabalhar na vel 5, juntar o azeite e óleo reservados pela tampa!



Salada russa


Ingredientes:


* 600g de batatas

* 150g de cenoura

* 150g de ervilhas congeladas

* 4 ovos

* 600g de água

* sal


Preparação:


Partir as batatas aos cubos e as cenouras aos bocadinhos e por na varoma juntamente com as ervilhas. Temperar com sal. No copo da bimby colocar a água e dentro, no cesto, os ovos. Tapar a bimby, por a varoma por cima e programar 25 min, temp varoma vel 1. Quando o tempo terminar, colocar a batata, cenoura e ervilhas numa travessa e deixar arrefecer. Descascar os ovos, parti-los aos bocadinhos e misturar na batata. Colocar a maionese por cima. Servir como acompanhamento ou juntar atum, como eu fiz!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Noites

Tou tão cansada! Sem energia mesmo! A Mia andava a dormir tão bem, mas tão bem. Agora parece que está como o caranguejo, a andar pa trás e tem acordado 3 vezes por noite a chorar, tudo porque perde o raio das chupetas!!! E quando a Mia sossega, é o Ben que não pára (é que não pára nem de noite) ao ponto de me acordar, é a azia, é as idas constantes à casa de banho! Quero as minhas horas-de-sono-seguidas de volta!

E agora sem nada a ver, mas para completar a minha felicidade (not) hoje é dia de Porto-Braga aqui em Dublin. E perguntam vocês, vais ver?? E eu respondo, NÃO!! Snif! O marido vai, o que eu acho uma grande injustiça, mas a menina aqui fica em casa pois alguém tem de ficar com a Mia. Enfim! Injusto, muito injusto. É nestas alturas que digo mal da minha vida por não ter aqui ninguém da família!

(Tanto me senti injustiçada que fiquei agora a saber que o marido já não vai ao estádio ver o jogo. O bilhete dele ficou em Portugal, assim como o amigo. O avião teve um problema e não pode levantar voo. Imagino os adeptos, coitados!)

terça-feira, 17 de maio de 2011

Bolo de compota de fruta e côco




Este bolo surgiu na necessidade de gastar uns boiões de fruta que comprei para a Mia e que ela não gostou. Já os tenho em casa há meses, mas só hoje me lembrei de os utilizar num bolo. Em boa hora o fiz. Ficou delicioso.

Ingredientes:

* 6 ovos
* 2 chávenas de açucar
* 2 chávenas de farinha
* 1/4 de chávena de óleo
* 1/4 de chávenda de água morna
* 1 compota de fruta (usei de frutas variadas)
* 60g de côco ralado
* 1 colher de chá de fermento em pó

Preparação:

Colocar a borboleta na bimby e adicionar os ovos. Programar 6 min, temp 37, vel 3. De seguida, marcar o mesmo tempo e velocidade mas sem temperatura. Juntar depois todos os ingredientes menos a farinha e o fermento e mexer tudo 4 min, vel 4. Por fim juntar a farinha e o fermento, 10 seg, vel 6. Levar ao forno a 180º durante cerca de 40 minutos!!

Surpeendem-nos

É uma verdade, as crianças estão sempre a surpreender-nos... A Mia tem vindo a desenvolver o seu vocabulário de uma forma notória. Continua a aprender Português e Inglês, portanto, obviamente que ainda não fala como a maioria dos meninos da idade dela. No entanto, a lista de palavras que diz tem aumentado muito, sendo a maioria delas em Inglês, pois acho que é mais fácil de aprender que o Português, embora falemos com ela as 2 línguas e ela as entende na perfeição!
Ontem quando chegou à creche já estavam os meninos sentados na mesinha e ela apontou para cada um e disse o nome deles!! Surpreendeu-me muito! Não sabia que ela sabia distiguir o nome dos meninos, quanto mais dizê-los. Claro que não foi com clareza total, mas para quem sabe como se chamam os amiguinhos, deu para perceber perfeitamente:)

domingo, 15 de maio de 2011

Recortagens e colagens




Se há coisa que a Mia adora fazer, desde muito cedo, é de pintar. Entretém-se bastante tempo sentada no chão, com os livros ou folhas no colo dela e os marcadores (laváveis, claro) ao lado. Pinta, fala, finge que escreve...Gosta muito mesmo!!

Na sexta-feira recebemos alguns dos trabalhinhos que fez na creche, com colagens e hoje resolvemos comprar-lhe 2 tesouras (próprias para crianças, obviamente) e cola (lavável, também:). Cortei bocadinhos de cartolina e foi vê-la toda entretida a fazer as suas obras de arte!! Há coisas girissimas à venda para fazer colagens, postais, etc, mas isso ficará para quando for mais crescida!!

Ementa

Ementa de 15/5 a 20/5:

Domingo - francesinha

2ª feira - lasanha de atum

3ª feira - empadão de frango com vegetais (não fiz na ementa passada)

4ª feira - arroz de salsichas à valenciana

5ª feira - peixe grelhado com molho de soja, batatas fritas e salada de alface

6ª feira - carne estufada, com batatatinhas, cenoura e feijão verde

sábado, 14 de maio de 2011

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Quindim



Uma autêntica bomba calórica!! Muito doce, muito bom, mas só para ser comido muito de vez em quando.

Ingredientes:

* 4 ovos
* 4 gemas
* 350g de açucar (para a próxima roubo um bocadinho)
* 50g de manteiga
* 100g de cocô ralado
* 1 pitada de sal

Preparação:

Colocar no copo da bimby os ovos, as gemas, o açucar, a manteiga e o sal e programe 1 min, temp 37, vel 4. Junte depois o cocô ralado, 15 seg, vel 2. Unte uma forma com manteiga e açucar e leve ao forno a 180º em banho maria. Em relação ao tempo de cozedura, na receita que segui dizia 20 minutos, já com aviso que dependeria muito do forno. O meu esteve cerca de 30 minutos e não estava completamente cozido. Penso que 50 minutos seria o ideal! No entanto, estava divinal!

Medalhões de porco no forno com queijo e ananás



Esta foto não faz nada justiça à maravilha que ficou esta carne de porco...

Ingredientes:

* medalhões de porco
* ananás em lata
* queijo fatiado
* 1 pacote de natas
* sumo do ananás
* azeite
* sal
* sumo de limão
* piri-piri

Preparação:

Num tabuleiro de ir ao forno coloquei os medalhões de porco e temperei com sumo de limão e sal fino. Por cima coloquei uma rodela de ananás e uma fatia de queijo; reguei tudo com azeite. Num copo misturei um pouco de sumo do ananás em calda e um pacote de natas. Temperei com sal e piri-piri. Rectifiquei os temperos e coloquei por cima da carne. Levei ao forno cerca de 45 min, a 180º. Servi com batatas fritas e salada de alface.

terça-feira, 10 de maio de 2011

1ª roupinha








Não precisei de procurar muito. Vi esta super simples, fofa e adorei! :)


segunda-feira, 9 de maio de 2011

Vontades próprias

Hoje não quis as sapatilhas novas cinzentas, quis as azuis. Pediu-me para lhe por um ganchinho! Gosto que tenha estas vontades próprias. Por enquanto...

domingo, 8 de maio de 2011

26+1




Hoje sinto-me com o dobro do tamanho...Mas não, não engordei na semana que passou! E as estrias visiveis são velhinhas! Bem anteriores à gravidez da Mia!



sexta-feira, 6 de maio de 2011

Bolo de maçã e cenoura



É raro não haver um bolo cá em casa. 1º porque eu gosto, 2º porque o meu marido gosta e 3º porque a Mia gosta!! Acho que são motivos suficientes:) Como é raro comprar bolos já feitos, todas as semanas faço um. Hoje lembrei-me de juntar cenoura com maçã e saiu um bolo delicioso. Muito fofinho, húmido, tal como gosto.

Ingredientes:

* 6 ovos
* 2 chávenas de açucar
* 2 1/4 chávenas de farinha
* 2 cenouras pequenas
* 1 ou 2 maçãs
* 1 chávena de água
* 1 cálice de vinho do porto
* 1 colher de sopa de manteiga
* 1 colher de sopa de canela em pó
* 1 colher de sobremesa de fermento em pó

Preparação:

Colocar a borboleta na bimby, pôr os ovos e programar 6 min, vel 3, temp 37. De seguida programar a mesma vel e tempo, mas sem temp. Juntar o açucar, a água e a manteiga, 2 min, vel 3. De seguida adicionar a maçã e a cenoura (previamente raladas na bimby), o vinho do porto e a canela, misturando tudo durante mais 2 min, vel 4. Por fim misturar a farinha e o fermento 10 seg na vel 6. Levar ao forno a 180º durante cerca de 40 min!

Ementa

Ementa de 9/5 a 15/5:

2ª feira - feijão frade com atum e ovo cozido

3ª feira - pescada na varoma com puré de batata (não fiz na ementa passada)

4ª feira - medalhões de porco no forno com ananás

5ª feira - macarrão gratinado com camarão e delicias do mar

6ª feira - dia de trabalho

Sábado - dia de trabalho

Domingo - empadão de frango com legumes

Sobremesa - quindim

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Amamentação

Ora aqui está um tema que me causa algum medo! A minha experiência com a Mia não foi das melhores. Amamentei cerca de 2 meses, sem ser em exclusivo, tive uma mastite, mamilos em sangue, muitas dores...A Mia mamava praticamente de hora a hora, não fazia uma boa prega... Enfim, não foi uma boa experiência. Mesmo com dores continuei a amamentar, ou a tirar o leite com a bomba; tive um apoio excelente do meu marido, mas acho que se tivesse recorrido a um grupo de apoio à amamentação me teria ajudado bastante.
Portanto, com o Ben espero mesmo conseguir amamentar com menos dificuldade. Ou, pelo menos, espero conseguir contornar as dificuldades que forem surgindo. A teoria eu sei-a bem, acreditem que sim, pois trabalhei em obstetricia, mas a prática é bastante diferente. Portanto, meninas com boas (ou mesmo más) experiências, dêm lá umas dicas ok??

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Salmão requintado


Encontrei esta receita quando andava a tentar decidir a ementa desta semana. Ontem experimentei e gostamos bastante, mais o meu marido do que eu, mas o meu apetite ontem também não era muito. Fiz com salmão fresco, mas para a próxima vou usar congelado, pois gosto mais.

Ingredientes:

* 600g de salmão
* 800g de água
* 200g de miolo de camarão
* 600g de batatas
* 4 ovos
* 2 cebolas
* 2 dentes de alho
* 1 cenoura
* 50g de azeite
* 2 pacotes de natas
* 1 colher de sopa de farinha
* 1 colher de sopa de creme de marisco
* 1 gema
* pão ralado
* sal
* piri-piri

Preparação:

No copo da bimby colocar a água e temperar com sal. Descascar e partir as batatas aos cubos e colocar no cesto, juntamente com os ovos e por dentro da bimby. Na varoma colocar o salmão e no tabuleir o miolo de camarão. Programar 20 min, temp. varoma, vel 2. Depois de cozido tiram-se as espinhas ao salmão e lasca-se. Partem-se os ovos grosseiramente e reserva-se.
No copo da bimby colocar as cebolas, alhos e cenoura. Picar 5 seg, vel 5. De seguida juntar o azeite e deixar refogar 5 min, temp 100, vel 1. Juntar depois o salmão, camarão, natas, gema, farinha e creme de marisco e programar 3 min, temp 100, vel colher inversa. Rectificar os temperos.
Num tabuleiro colocar as batatas, os ovos e depois o peixe por cima. Polvilhar com pão ralado e levar a gratinar ao forno!