quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Queda

Este é dos posts que não me dá prazer nenhum escrever, mas tal como registei a 1ª queda da Mia, aqui fica a do Ben que aconteceu há pouco tempo e eu ainda tremo. Quedas são muito comuns, mas só quem passa por elas é que sabe a sensação... A Mia desapertou os cintos da cadeirinha onde o Ben estava sentado (uma espécie de espreguiçadeira que baloiça) e ele inclinou-se para a frente e caiu. Penso ter sido assim que aconteceu. Eu estava no quarto a arrumar uma roupa e só ouvi um estrondo e berros do Ben e da Mia. O que senti quando vi o Ben no chão, de barriga para baixo aos berros só eu sei. Tem um hematoma na testa. Pus gelo, mas de pouco irá adiantar. Depois de muito berrar lá acalmou e adormeceu. Não vomitou (tinha comido a papa há pouco tempo) e estava aparentemente bem. Não queria que tivesse dormido, mas ele estava com tanto sono. Fiquei e tou com o meu coração que nem vos conto.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

4 anos

Em 4 anos:
* sai de casa dos meus pais
* mudei de país
* fui viver com o meu namorado
* casei
* nasceu a Mia
* nasceu o Ben
...

Faz hoje 4 anos que aqui chegamos. Ontem à noite fez 4 anos que tive dos piores dias da minha vida. O dia da despedida. Espero brevemente ter o dia do reencontro para sempre!

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Post para me queixar

Ando cansada. Cansada não, ando exausta mesmo. Acordo pior do que me deito. Cara pálida, feia, olheiras vincadas. É assim todos os dias. O cansaço de noites mal dormidas, de rotinas repetidas, da ausência do marido estão a reflectir-se agora. A dieta, que ia tão bem encaminhada, não tem sido cumprida e isto não ajuda nada ao meu estado de espirito.
Há dias disse que ia cortar o cabelo, ontem que queria um guarda-roupa todo novo (o recheio, claro) e cheguei mais longe e comentei com o meu marido que queria sair daqui. E quero. Se me oferecessem um emprego e boas condições para a familia num outro país, eu não pensava duas vezes. Já tive uma opinião completamente oposta e relação a ir viver para outro lado, mas, neste momento, como voltar para Portugal era ser louco, saía daqui e ia para outro lado sem ter de pensar muito.
Pequenas coisas da minha vida de que estou farta. Pequenos pormenores deste país que me fazem perder toda a vontade de cá viver.
Acho que dá para ver que quero muito mudar alguma coisa na minha vida. Muito. Mas não sei por onde começar.

Nota: sms do meu marido às minhas queixas de cansaço: "Oh mor olha se estavas grávida!! Era tão fixe." Definitivamente não me casei com uma pessoa muito normal!!! Mas amo-te, é importante dizer!

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Bolo de leite condensado




Um bolo muito fofinho e saboroso que deveria ter cozido menos 5 minutos para ficar no ponto!


Ingredientes:


* 4 ovos

* 1 lata de leite condensado

* 140g de farinha

* 40g de farinha maisena

* 150g de margarina

* 1 colher de sopa de fermento


Preparação:


Separar as gemas das claras. Misturar o leite condensado com as gemas batendo durante cerca de 3 minutos. Amolecer a margarina no microondas e juntar ao preparado anterior. Juntar depois as farinhas e o fermento e, por fim, envolver as claras previamente batidas em castelo. Levar ao forno a 180º durante cerca de 30 minutos!

Bom apetite!

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Aprendizagens

A Mia aprendeu a benzer-se! O pai ensinou-a durante uns dias e agora já se benze sozinha. E é tão fofa quando o faz:) Mais um registo para mais tarde relembrar!

Gratinado de batata, queijo e cebola com peixe



Esta receita é simplesmente divinal. Vi-a ontem no blog da querida Tânia e rapidamente resolvi o que seria o jantar. Fiz algumas alterações e adicionei peixe. Aqui fica a forma como fiz. Experimentem que vale a pena!


Ingredientes:


* 4 batatas médias

* 2 cebolas grandes

* queijo ralado

* 500ml de leite

* 1 caldo de galina

* 2 postas de pescada

* azeite

* manteiga

* piri-piri

* sal


Preparação:


Comecei por cozer as postas de pescada, desfiei e reservei. Parti as batatas aos cubinhos e coloquei-as num tacho; coloquei o leite, sal e o caldo de galinha. Deixei cozer até o leite ficar reduzido a cerca de uma chávena. Parti a cebola em meias luas e fritei-a em azeite e manteiga até ficar mole. Adicionei uma pitada de piri-piri.

Quando tudo cozinhado, num pirex de ir ao forno, dispus o peixe, as batatas com o molho, a cebola e o queijo. Levei ao forno a gratinar! Delicioso!!





segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Dúvida

O Ben começou as papas aos 4 meses, a sopa e fruta aos 5 e agora com 6 meses é a altura de introduzir a carne na sopa. Relembrem-me então, apartir de agora come 2 sopas por dia, uma com carne e outra sem?? Penso que foi assim que fiz com a Mia, mas não me consigo lembrar e não me apetecia nada tar a ligar ao pediatra por causa disto...

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Bolo de chocolate com queijo creme


A minha mãe deu-me ontem a receita deste bolo que tirou duma revista. Fi-lo durante a tarde com ajuda da minha rapa-colheres de serviço:) Fiz algumas alterações devido ao chocolate que tinha em casa que dizia na embalagem ser negro, ser um pouco mais doce do que estou habituada. Mas aqui vai a receita para quem quiser experimentar.

Ingredientes:

Bolo:

* 200g de chocolate negro
* 200g de manteiga (só pus 150g)
* 250g de açucar (só pus 200g)
* 5 ovos
* 100g de queijo creme
* 200g de farinha com fermento

Cobertura:

* 1 dl de natas (pus 2dl - 1 pacote)
* 200g de chocolate negro

Preparação:

Bolo:

1 - Derreter o chocolate com a manteiga em banho maria (usei o microondas)
2 - Bater as gemas com o açucar
3 - Adicionar o chocolate e continuar a bater bem
4 - Juntar o queijo creme
5 - Bater as claras em castelo
6 - Envolver as claras em castelo na massa, alternando com a farinha
7 - Colocar numa forma untada e polvilhada e levar ao forno durante cerca de 1h (deixei estar 50min a 150º e o bolo ficou um pouco seco. Penso que 40 min chegavam)
8 - Retirar o bolo, deixar arrefecer, desenformar e colocar a cobertura

Cobertura:

Levar ao lume as natas até ferverem e colocar o chocolate aos bocados mexendo sempre. Fica uma cobertura muito boa e brilhante!

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Mas quem é esta??

Ontem fomos tirar umas fotos ao Ben (finalmente). Cheguei lá e armei-me em grande e disse à fotógrafa que ele era um bebé super fácil pois estava sempre bem disposto e à gargalhada. Quando ela se dirige a ele toda simpática, o florzinha de estufa começou por um beicinho e desatou numa gritaria nunca vista!! Tal como a irmã com 6 meses, o meu baby Ben já estranha!!
(Depois passou-lhe e tiramos umas fotos bem giras:)

Nervoso miudinho

É inevitável. Todas as mães que trabalham passam por isto e penso que o sentimento é sempre o mesmo. Domingo volto ao trabalho. Não importa se é um dia, dois ou três por semana. Importa sim que vou estar 13h sem os meus filhos, que provavelmente nem os vou ver acordados. Importa que não sou eu que vou mudar fraldas, nem dar leites, nem dar colinho, nem dar almoços e lanches, nem ouvir conversas, nem dar beijos e abraços...Se estou ansiosa por voltar? Sim, pois gosto do que faço e preciso muito de fazer outras coisas para além de ser mãe, mas é tão dificil! Ficarão entregues ao Pai. Exacto, Pai com P grande pois não há melhor no mundo e é a única pessoa em quem confio os meus filhos a 100%. Mas fica a anisedade e as borboletas na barriga!

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

6 meses




6 meses de baby Ben. Meio ano, portanto! Escusado será dizer que passaram a voar estes intensos meses. Continua a actividade em pessoa, o meu bebé. No entanto, noto que já se entretém mais com os seus brinquedos, como é normal com o crescimento. Continua muito, muito simpático e bem disposto. A very happy baby como costumam comentar aqui as pessoas. A happy baby que come bastante bem a papa, sopa e fruta, mas que continua a não beber muito leite. A happy baby que me dá umas noites terriveis, mas desisti de tentar encontrar soluções; um dia ele irá dormir a noite toda, tal como aconteceu com a irmã. E por falar nela, é a paixão dele. Os olhos dele brilham quando a vê. Brilham mais ainda quando ela canta, salta e conversa com ela. É giro ver como são pequeninos e como já gostam tanto um do outro.

Meu pequenino Ben parabéns. Que continues a crescer assim saudável e feliz. A mamã estará aqui sempre para ti. E hoje terás direito a uma bolachinha. Se te portares bem, claro:)

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Dia cheio



Ontem estivemos aqui. Escusado será dizer que a Mia adorou e para mim e para o pai foi um lavar de alma pois já não tinhamos assim um dia em família, e amigos de manhã, há muito tempo. A repetir sem dúvida. A almoçar no restaurante da quinta novamente, sem dúvida alguma. Delicioso!


sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

O cúmulo da independência

É pôr-se a ela própria de castigo. Depois de chorar por uma parvoíce qualquer sentou-se no degrau do castigo e disse que tinha de estar ali porque tinha chorado!!! Mais não posso pedir:)

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Fofaaaaaa!!!

Ontem enquanto tirava a louça da máquina diz a Mia:
- I help you mommy
- Deixa estar filha, a mamã faz
- No mommy, i help because i am your very best friend!!!!

E é assim que nos conseguem deixar de boca aberta:)

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Receitas da minha mãe #2 - Bolinhos de arroz



Estes bolinhos são chamados de bolinhos de arroz pois são muito semelhantes aos vendidos nas pastelarias, mas não levam farinha de arroz. São deliciosos e hoje fi-los pela 1ª vez. Sairam exactamente como os da minha mãe:)

Estes bolos fazem-me muito lembrar o nascimento do Ben e a minha estadia na maternidade. Isto porque no dia a seguir a ele nascer pedi à minha mãe, que estava cá na altura, que os fizesse. Lembro-me de serem 3h da manhã e de estar a comê-los acompanhados com sumo de laranja e a contemplar o meu bebé:)
Aqui fica a receita. Experimentem que são muito bons mesmo.

Ingredientes:

* 2 ovos
* 250g de açucar
* 350g de farinha
* 75g de manteiga ou margarina
* raspa da casca de 1 limão (muito importante)
* 1,5dl de leite
* 1 colher de chá de fermento
* 1 pitada de sal

Preparação:

Com a batedeira eléctrica bater o açucar com a margarina até obter um creme homogéneo. Juntar depois os ovos, um de cada vez, batendo muito bem. De seguida juntar a raspa do limão e o leite em fio; bater bem. Por fim, a farinha, fermento e a pitada de sal. Deixar a massa repousar durante 1 hora. Após essa hora, colocar em forminhas e levar ao forno pré aquecido a 200º (o forno tem de estar bem quente) durante cerca de 10 minutos. Bom apetite!

Independência

A Mia ontem despiu-se, tomou banho e secou-se sozinha! Com olho atento do pai, claro! Escova os dentes sozinha e muito bem. Vai à casa de banho sem qualquer tipo de ajuda. Come sozinha, com excepção da sopa e papa de manhã! Está uma mulherzinha tagarela que me ajuda muito com o irmão. Conta-lhe histórias que ele ouve com atenção, canta para ele para me ajudar a dar-lhe a comida, põe-lhe a chupeta...Uma fofa!

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Torta recheada



Nunca tinha feito uma torta, ou rolo, como quiserem! Gosto muito, mas nunca tinha experimentado, pois pensei que a experiência do enrolar fosse dar para o torto, mas até que me saí bem. Fiz a torta e o recheio do livro base da Bimby, com algumas alterações.

Ingredientes:

Para a torta:

* 4 ovos
* 130g de açucar
* 170g de farinha
* 2 colheres de chá de fermento
* 1 pitada de sal

Para o recheio:

* 400g de leite
* 70g de farinha
* 120g de açucar
* 4 gemas (só pus 2)
* casca de 1/2 limão (pus casca de 1/2 tangerina)

Preparação:

Para a torta:

Colocar a borboleta nas lâminas da bimby e deitar no copo os ovos e o açucar, programando 2 min, temp 37, vel 3. De seguida a mesma vel e tempo, mas sem temperatura. Adicionar a farinha, o fermento e o sal e programar 5 seg, vel 3. A seguir deite a massa num tabuleiro untado com margarina e leve ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 10 a 15 minutos ( deixei no forno cerca de 12 minutos o que foi tempo de mais pois o bolo saiu um pouco seco).
Desenformar sobre um pano húmido, enrolar e deixar arrefecer. Por último, desenrolar a torta, rechear e voltar a enrolar. Ora este ponto não me pareceu muito bem, por isso consultei a minha mãe que me disse para tirar do forno, desenformar sobre um pano húmido, rechear de imediato e aí enrolar, pois enrolar e tornar a desenrolar há o perigo da torta partir, segundo ela.

Para o recheio:

Pulverizar o açucar e a casca de tangerina na vel 9, com o copo bem seco e durante cerca de 20 seg. Adicionar todos os outros ingredientes e programar 7 min, temp 90, vel 4.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Surpreendeu-me!

Ou melhor, surpreende-me! Estou a falar da Mia. Quem acompanha o blog sabe a bebé dificil que foi e o feitio vincado que desde cedo demonstrou ter. Desde cedo disse ao pai que nos iamos ver gregos para a educar, que a fase das birras ia ser terrivel, que ela nos ia dar muito trabalho. Dá trabalho, logicamente que dá trabalho como uma menina de 3 anos activa que não pára desde que acorda até que se deita, sem sestas pelo meio. Mas devo dizer-vos que a boa educação que demonstra me surpreende diariamente. Orgulho-me, pois só demonstra que eu e o pai estamos a fazer um bom trabalho. A creche também tem um papel muito positivo neste campo, mas sem dúvida que a educação vem de casa. Penso que um ponto forte que sempre tivemos com ela foram as rotinas. Ela tem-nas e muito bem definidas. E cumpre-as.
Mas um please quando pede alguma coisa, um thank you quando a recebe e as atitudes de mulherzinha deixam-me feliz e de coração cheio. As poucas birras que faz, o sorry imediato quando faz algo de errado, deixam-me ainda mais feliz. As idas para o naughty step e o facto de só se levantar do degrau quando damos autorização e o pedir logo desculpa só demonstram que vale a pena insistir num castigo que achamos que funciona. Palmadas nunca mais existiram porque simplesmente não nutrem qualquer efeito.
Ela em Portugal é completamente diferente. Aliás, nem é preciso ir a Portugal. Falei com os meus pais pela webcam ontem e ela estava presente e pronto, muda logo. Só gostava que a família visse a menina bem comportada que ela é, pois em Portugal é uma birrenta!!!

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Novidades

* Já estamos instalados na casa nova com quase tudo pronto
* A Mia adorou o seu novo quarto e dorme super bem na sua nova cama "grande"
* O Ben também já dorme no seu quarto, na cama que era da Mia, e continua a dormir mal
* ...

Finalmente parece que agora estou um bocadinho mais livre. As mudanças finalmente terminaram e a casa está basicamente pronta. Hoje limpei-a toda (não acabei ainda; só aqui vim fazer um intervalinho:) e só falta mesmo pendurar umas fotos! Acho que esta é realmente "a casa". Ideal para nós os quatro, com espaço suficiente, com um jardim... Espero ficar aqui até sair deste país, pois já jurei a mim mesma que foi a última mudança que fiz.
Conclusão, estamos todos bem, felizes, muito cansados como é de esperar.

O Ben não tem dado tréguas. Está cada vez mais activo, irrequieto, etc. Quando eu pensava que a Mia era uma bebé activa, veio o Ben que a mete no bolso com uma grande pinta! Mas está um fofo. Se ele dormisse um bocadinho melhor de noite, não andavamos tão cansados durante o dia, mas sei bem que só tenho uma coisa a fazer: esperar! Com a Mia foi a mesma coisa, portanto, já sei o que me espera! Ela também era uma peste e agora adormece sozinha e dorme a noite toda, cerca de 13h! Nem a cama nova estranhou, nem a casa, nada. Uma mulherzinha!!

O Ben já come bastante melhor, tem é de estar com muita fome. Já lhe consigo dar a fruta a seguir à sopa, mas tenho que reduzir bastante na quantidade de sopa que lhe dou. Hoje foi dia de experimentar sopa de feijão verde da qual gostou bastante. Ontem dei-lhe um bocadinho de melão com banana e pêra e adorou! Devagarinho vamos lá!

Eu tenho quebrado um bocado a dieta! Por falar nisso, ontem fiz uma sobremesa deliciosa que vou tentar postar ainda hoje! Ah, comecei as aulas de zumba fitness. Adorei!! Uma animação. Saí de lá de rastos, mas valeu mesma a pena!