terça-feira, 30 de novembro de 2010

Bolo de ananás com calda


Gosto muito de bolo de ananás, especialmente o da minha mãe. Lembro-me de já ter feito um, mas a coisa não correu muito bem por causa do caramelo. Portanto, após algumas pesquisas encontrei esta receita no blog da Luísa Alexandra e resolvi experimentar. Ficou muito, muito bom. Fofinho, nada seco e com um sabor delicioso.

Ingredientes:

* 4 ovos (só pus 3)

* 200g de manteiga

* 200g de farinha

* 200g de açucar

* 1 lata de ananás

* 1 colher de sobremesa de fermento em pó (a receita não pedia, mas eu acrescentei)

* 1 pitada de sal


Preparação:

Comecei por untar uma forma redonda com manteiga e farinha e coloquei por cima as rodelas de ananás. Reservei o sumo da lata. No copo da bimby coloquei a manteiga e o açucar e programei 4 min, vel 4, temp 37. De seguida programei mais 5 min, vel 1 e fui colocando os ovos um a um, só adicionando o seguinte quando o anterior tivesse sido absorvido pela massa. Quando terminei de pôr os ovos, coloquei o copinho e aumentei a vel para 4. Depois juntei a farinha, o fermento e a pitada de sal e envolvi 20 seg na vel 3. Coloquei na forma e levei ao forno a 180º durante 30 min. Quando cozido, retirei do forno, deixei arrefecer um pouco e desenformei. Entretanto, coloquei na bimby o sumo do ananás reservado com 2 colheres de sopa de açucar e programei 1 min, vel 1, temp 100. Fiz uns furinhos no bolo com o palito e coloquei a calda por cima.

sábado, 27 de novembro de 2010

1º dia

De neve!!! O cenário era lindo às 6h da manhã quando acordei para ir trabalhar. Tudo branquinho:) Não se destinguia os passeios da estrada, os carros eram todos brancos, lindo...E eu fui feita criança quase aos pulinhos pela estrada fora durante 3 ou 4 minutos que é o tempo que demoro a chegar ao autocarro. Cheguei a pegar na neve com as mãos, mas não tinha ninguém a quem atirar, o que me entristeceu:) Depois de entrar no autocarro foi se a piada toda porque as estradas estavam mesmo perigosas e escorregadias. Tive muito medo mesmo. E o caminho que fiz do autocarro para o metro também não foi muito agradável, pois em alguns sitios a neve tinha se transformado em gelo o que me fez andar a passo de caracol tal era o perigo de cair. Mas enfim. Adoro neve:)

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Escócia

É um dos próximos sitios a visitar!! 1h de avião, viagens baratas, mas a minha vontade de lá ir intensificou-se por causa de um programa que aqui dá que se chama Four in a bed. Basicamente são 4 casais, todos donos de B&B ( Bed and Breakfast ) que ficam, por uma noite, no B&B de cada um tendo que dar pontuação relativamente às condições, limpeza, pequeno-almoço, etc e depois colocam num envelope o montante de dinheiro que acham que uma noite naquela B&B custa. Ganha quem tiver mais dinheiro. Esta semana, um dos casais tinha um B&B em Edinburgo chamado Amaragua, pois o senhor era Português. Tony, era o nome dele, mas aposto que se chama António! Uma simpatia o homem, como não podia deixar de ser, e a esposa também; muito divertidos. Andei aqui a pesquisar e encontrei o site deles e é lá que quero ficar quando lá for! E pronto, este ano já não dá que não há tempo, mas em Janeiro gostava muuuuito de lá ir. Ouviste marido?? :))

Medalhões de porco deliciosos


Não sabia que nome dar a esta receita, portanto chamei-lhe aquilo que ela é: deliciosa!! Fiz pela 1ª vez há cerca de 2 semanas atrás e ontem resolvi repetir. Fica mesmo muito bom, portanto aconselho:)


Ingredientes:

* medalhões de porco

* 1 lata de ananás

* tomates

* cebolas

* alho

* 1 pacote de natas

* azeite

* sumo de limão

* sal

* piri piri


Preparação:

Umas horas antes temperei a carne com sumo de limão, alho em pó e sal. Na hora de cozinhar, coloquei, num tabuleiro de forno, cebola cortada às meias luas e alho picado. Por cima dispus os medalhões, o ananás cortado aos pedacinhos pequenos e o tomate cortado aos cubos. Polvilhei com sal. Num copo misturei azeite com natas, sal e piri piri e dispus por cima dos medalhões. Levei ao forno a 180º cerca de 40 minutos.

Fica realmente muito bom! A mistura do tomate com ananás fica divinal.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Um iogurte e uma birra

A minha filha deve pensar lá com os seus botões: esta gaja, leia-se mãe, deve achar que eu sou bebé! E eu respondo, pois acho, pois és e serás minha rica filha! Hoje foi dia de birra no restaurante do shopping enquanto eu comia a bela da minha sopa. Queria um iogurte, mas devia sentir-se envergonhada por eu tentar dar-lhe na boca dado que estava muita gente a olhar, de maneira que decidiu fazer uma mega birra para comer o iogurte sozinha. Em casa deixo-a comer quase tudo sozinha, com excepção da sopa, mas claro que ainda se suja bastante. Como a birra estava grande e eu hoje queria paz pois a minha noite não foi lá muito sossegada, lá cedi e dei-lhe o iogurte e a colher para a mão e ela comeu tudo, sem se sujar, direitinha, rapou e quando acabou entregou-me a embalagem vazia e pareceu-me mesmo ouvi-la dizer toma lá e cala-te!

Não gosto

Não gosto que a Mia não vá à creche e desde 5a feira que assim é! Faltou por causa da maldita tosse e constipação. Resolvemos mantê-la em casa uns dias não só para recuperar melhor como também para não contagiar os outros meninos, que, pelo que disse a educadora, também estão em casa doentes...A Mia continua com alguma ranhoca, mas já não tem tosse, mas ainda está em casa. Temos estado os dois de folga e temos facilitado. Hoje lá arranjei tudo para ela ir, mas às 6h a menina resolveu acordar, o que não é nada normal, e adormecer depois quase às 8h. Resultado, aqui a mãe não tem coragem de a acordar portanto mais um dia que ela não vai. E depois amanhã é 6a feira e por um só dia, cheira-me que só vai agora na segunda, não sei...Tem dormido das 19h30 às 10h30 da manhã, não tem feito sesta e quebrar a rotina amanhã por um dia não sei se será boa ideia, ou se será melhor começar certinho na 2a...

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Inocência

Pergunta do meu marido aqui há dias: montamos a árvore de Natal e todas as decorações com a menina ou quando ela estiver na creche??? E eu pensei imediatamente que o meu marido ainda consegue ser suficientemente inocente para pensar que conseguia pôr uma bola que fosse na árvore com a Mia aqui ao lado! Era lindo de se ver! Aliás, eu até estou ansiosa para ver o tempo que a árvore vai durar intacta, o que penso que não será mais de 1 minuto. Ela delira com as bolas e decorações de Natal do shopping e só não lhes toca porque não chega, portanto já sei qual será o meu discurso diário depois da árvore estar pronta. Acho que vou mas é usar um gravador...

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Vou ser famosa

Eu sabia que um dia isto ia acontecer! Vou ser famosa, rica, ter uma casa grande com piscina em Portugal, 4 filhos e não vou ter de trabalhar nunca mais na vida! É o meu destino e contra este não se pode lutar...

Ou então vou só aparecer na tv durante 5 segundos a falar de coisas que certamente não interessam a ninguém... Tudo culpa do Doctor Nurse www.doctornurseblog.blogspot.com

sábado, 20 de novembro de 2010

Cheesecake




Cheesecake não é, de forma alguma, das minhas sobremesas favoritas. Gosto, mas não morro de amores. Nunca tinha feito um, de forma que ontem foi dia de experimentar. Ficou bom, com boa consistência, mas para a próxima faço algumas alterações.



Ingredientes:


* 200g de bolacha digestiva

* 170g de margarina

* 2 embalagens de queijo philadelphia

* 2 pacotes de natas

* 1 lata de leite condensado

* 7 folhas de gelatina incolor



Preparação:


No copo da bimby colocar as bolachas juntamente com a margarina e programar 1 min, vel 7. Retirar e colocar numa forma de aro amovível, calcando bem com as mãos.

De seguida bater as natas até que fiquem bem firmes. Colocar as folhas de gelatina em água fria. No copo da bimby, depois de limpo, colocar o leite condensado e o queijo e misturar 30 seg na vel 6. Depois dissolver a gelatina num pouco de água a ferver e, com a bimby a trabalhar na vel 2, adicionar a gelatina pelo bucal. Por fim juntar as natas, envolvendo com uma espátula. Deitar este preparado por cima da bolacha e levar ao frigorifico umas horas a solidificar. Na hora de servir colocar uma cobertura a gosto. Eu usei doce de morango.


Ficou muito bom, mas a saber muito a queijo para o nosso gosto. Para a próxima vou só colocar uma embalagem de queijo creme e não duas e vou por mais bolacha. Adoro a parte da base e acho que com mais bolacha ficaria melhor. Tem tão pouca que nem se vê na foto:))


Encontrei várias receitas de cheese cake na net, mas resolvi optar por esta. Em conversa com a minha mãe, que é perita em bolos e sobremesas, fiquei a saber que o cheese cake que ela faz não tem nadinha a ver com este. Põe sumo de ananás e gelatina em pó. Tenho de experimentar:)


Bom apetite para quem resolver fazer esta sobremesa.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

1ª ida ao médico

Ontem a Mia foi ao médico pela 1ª vez, sem ser consulta de rotina. Desde que viemos de Portugal que anda ranhosa, há cerca de 3 dias começou com tosse e anteontem teve 4 episódios de diarreia. Não tem febre, come bem, brinca...É a única assim no infantário, de maneira que resolvemos levá-la ao médico de quem ela não gostou nada pois berrou a consulta toda! Eu gostei muito dele. Muito simpático, sensato, paciente. Ouvidos, garganta e pulmões limpos de maneira que receitou antibiótico mas para só ser dado se até 2ª feira não melhorar. A Mia nunca tomou antibiótico e gostava que a coisa se mantivesse assim, mas vamos ver...Xarope para a tosse disse para não darmos, pois não há provas suficientes de que façam algum efeito positivo. De maneira que, por agora, muitos liquidos durante o dia, soro no nariz, cebola no quarto à noite e vicks vaporub nos pés à noite também. Tem acordado algumas vezes com tosse, mas nada de muito mau.

Agora quem também está de molho sou eu, com dores no corpo, garganta e cabeça. Acordei hoje às 5h40 para ir trabalhar mas mal me aguentei em casa, de maneira que tive mesmo de ligar a dizer que não ìa:(

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Dúvida

Já alguém experimentou fritar donuts ou bolas de berlim na actifry?? É que tenho umas receitas para experimentar, mas não queria nada fritar do modo tradicional...Alguém??

De hoje a 1 mês...

...estamos novamente em Portugal:)))) Desta vez não é surpresa para ninguém. Ficamos 2 semanas e que bom que vai ser. O Natal está aí à porta e um novo ano a começar também. Passar estas datas com a familia, é tudo o que quero. Mesmo vivendo aqui, temos conseguido ir a Portugal nesta data e desta vez até conseguimos ficar 15 dias o que vai ser óptimo. As prendas já estão quase todas compradas, falta a da Mia, mas esse já está decidida e será uma só da nossa parte. Já sei que o resto da família a vai encher de presentes, mas já pedi para não comprarem nada caro pois acho um absoluto desperdicio de dinheiro e para ela tanto lhe dá desembrulhar uma prenda de 1 euro ou de 10!! Mas mesmo assim vou fazer uma listinha. Para ela e para mim:))) Ao meu marido também já sei o que vou comprar:)

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Massa lêveda / Pão caseiro


Fiz, há dias, o download de vários livros e revistas da bimby:)) Tenho tantas receitas para experimentar que nem sei bem por onde começar. Fiz estes pãezinhos esta tarde e garanto-vos que são deliciosos. Com manteiga, compota ou sem nada. Sou doida por pão...Fico um bocado limitada no que respeita è confecção de pão, pois muitos requerem fermento de padeiro fresco coisa que nunca encontrei aqui. Esta receita tirei-a do livro As receitas essenciais da bimby.


Ingredientes:
* 250g de leite
* 25g de margarina
* 5g de sal
* 10g de açucar
* cerca de 5g de fermento seco
* 500g de farinha


Preparação:
Colocar no copo todos os ingredientes pela ordem indicada, excepto a farinha e programar 1,30 min, temp 37, vel 2. Juntar a farinha e amassar 2 min no modo espiga. De seguida retirar e moldar o pão. Pode fazer-se um só pão ou pãezinhos pequeninos que foi como fiz. Colocar num tabuleiro polvilhado de farinha, ou tapete de silicone, e deixar levedar num local morno até ter o dobro do tamanho ( deixei levedar cerca de 1 hora). Levar ao forno a 180º cerca de 20 min.

Capacidade de aprendizagem

Continuo a ficar admirada com a capacidade de aprendizagem e assimilação das crianças. Aprendem tão mais rápido que nós adultos...A Mia, como sabem, ainda não diz muitas palavras, mas entende tudo, mesmo aquelas coisas que penso que não irá compreender, ela percebe. A educadora dela já me tinha dito que ela também entendia tudo o que lhe diziam em inglês. No outro dia fiz a experiência e disse-lhe, em inglês, para dizer adeus aos bonecos e assim o fez. De seguida pedi-lhe um beijo e assim o recebi. Fiquei feliz:) Um dos motivos pelo qual decidimos pela creche foi mesmo a aprendizagem do inglês, já que em casa pouco inglês falamos com ela. Vou começar a fazer novas experiências para ver até que ponto ela me compreende...

domingo, 14 de novembro de 2010

Am, am, tês!!

É assim que ela conta. Dando entoação e batendo palmas no fim! Hoje repetiu isto mais de 5 vezes.

Bolo de um ovo só


É sempre bom ter este tipo de receitas à mão, pois muitas vezes não temos todos os ingredientes para fazer um bolo, mas a vontade de o fazer, e comer, é tanta...Foi o que aconteceu hoje. Só tinha um ovo em casa e nem um bolinho para o lanche. Pesquisei e encontrei esta receita à qual acrescentei chocolate granulado e adaptei-a à bimby. Ficou muito bom. A Mia também achou.


Ingredientes:

* 1 ovo

* 250 g de açucar

* 250g de farinha

* 1 chávena de chá de leite

* 1 colher de sopa de manteiga

* 1 colher de chá de fermento

* 1 colher de chá de essência de baunilha

* chocolate granulado a gosto


Preparação:

No copo da bimby colocar o ovo e o açucar e programar 5 min, vel 3, temp 37º. De seguida, com a bimby na vel 3 adicionar o leite em fio e deixar bater por mais 2 min, sem temperatura. Juntar depois a manteiga derretida, 2 min, temp 3. De seguida, juntar a farinha e o fermento e bater na vel 3 por 1 min. Por fim juntar a baunilha e o chocolate e bater 5 min na vel 3. Colocar numa forma untada e polvilhada e levar ao forno cerca de 30 min, temp 180º.

Anjinhos do Exército de salvação

Penso que quem anda pela blogosfera já ouviu falar dos Anjinhos do Exército de salvação. Não poderia ficar indiferente a esta iniciativa e já tenho a minha Anjinha. Mesmo estando fora do país, vou comprar o presente e envio pelo correio para alguém da minha família que depois fará a entrega. Vamos fazer uma criança um bocadinho mais feliz. Afinal de contas, Natal é isso mesmo! Se quiserem informações é só enviar mail para fiosoltos@gmail.com

sábado, 13 de novembro de 2010

Frango com ananás


Então aqui está a prometida receita do frango com ananás. Estava deliciosa. É tão simples de fazer que até parece impossivel... Retirei a receita da net, mas fiz algumas alterações.


Ingredientes:

* peitos de frango
* caril em pó a gosto

* fécula de batata

* 3 colheres (da actifry) de molho de soja

* 2 colheres de água

* 1 lata pequena de ananás

* 2 colheres do sumo do ananás

* 2 colheres de leite

* 2 colheres de óleo

* sal

* mistura de especiarias para temperar frango

* sumo de limão

Preparação:

Parti o frango aos pedaços pequeninos. Temperei com sumo de limão, sal fino, especiarias e polvilhei com fécula de batata. Coloquei na actifry e adicionei o óleo. Deixei cozinhar durante 5 minutos. De seguida juntei o caril e o ananás e marquei mais 5 minutos de tempo. Juntei o molho de soja e a água e misturei tudo deixando cozinhar 3 minutos. Por fim juntei 1 colher de sopa de fécula de batata ao sumo do ananás e adicionei o leite; mexi bem e coloquei por cima do frango. Cozinhei por mais 5 minutos e servi com arroz basmati!!

Shame on me!!

Eu devia ter vergonha na cara! Já tenho a Actifry há tanto tempo e ainda não postei nenhuma receita lá feita!! Inadmissível! Já lá fiz tanta coisa. Desde batatas fritas que ficam deliciosas, frango frito, ovos mexidos, salsichas frescas...Agora estou a fazer uns peitos de frango com ananás que estão com um aspecto delicioso. Prometo desta vez não faltar com a receitinha!

O frio

Hoje saímos de casa bem cedinho e chegamos agora. Está muito frio lá fora, cerca de 5º. Penso que foram precisos 2 anos a viver aqui para eu concluir uma coisa: gosto do frio. Adoro. Adoro tudo o que tenha a ver com ele. Desde casacos grossos, cachecóis, botas, Natal, lattes, cappucinos e cafés quentinhos. Adoro pijamas quentes, roupões fofinhos e pantufas. Adoro enrolar-me no edredon na cama com uma botija nos pés. Adoro chegar da rua, entrar e casa e sentir o quentinho na cara. Adoro, adoro e adoro. Pronto.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Uma surpresa para ti



Hoje quando chegaste do infantário tinhas esta surpresa para ti: uma secretária, cadeira, livro de pintar e marcadores, laváveis, claro! Foste logo a correr experimentar tudo, pintaste o livro, a secretária, as mãos, a cara, a tua roupa e a minha:)) Abriu-se uma excepção e lanchaste na tua mesinha nova. Comeste cereais que adoras e um iogurte e tudo sem ajuda!! Fofa. Minha fofa.

domingo, 7 de novembro de 2010

Assobiar

Ontem de manhã estava em casa com a Mia e ouvi assobiar. Ora como estavamos só as duas e eu não sei assobair, ou assobio muito mal, só podia ser ela. Á tarde repetiu a proeza e eu muito me ri!

sábado, 6 de novembro de 2010

Acordei

De cú po ar, como se costuma dizer. Há dias em que não devia era sair da cama e hoje é, sem dúvida, um deles. Estar num dia destes sozinha com a Mia é péssimo. Não tenho pingo de paciência.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Banoffee Pie do Jamie Oliver

Não sei se aí em Portugal dá o programa do Jamie Oliver Jamie´s 30 Minute Meals. Aqui dá todos os dias e eu não perco. O Jamie apresenta sempre receitas bastante interessantes, simples e rápidas de fazer. No último programaque vi, fez para sobremesa a famosa Banoffe Pie mas uma versão rápida que eu resolvi experiemtar hoje, mas com algumas alterações. Ficou bastante saborosa e é tão rápida de fazer...


Ingredientes:

* 4 bananas

* 10 colheres de sopa de açucar

* 2 pacotes de natas

* 100ml de leite

* 1 base de bolo de compra

* raspas de chocolate ou 1 tablete de chocolate

* 2 a 3 colheres de sopa de caramelo

Preparação:

Inicialmente coloquei 5 colheres de sopa de açucar numa frigideira e levei ao lume de maneira a que ficasse um pouco torrado. Na bimby misturei 2 bananas com o leite durante alguns segundos na velocidade 10. Juntei depois este preparado ao açucar. Como não ficou uma mistura homogénea, coloquei tudo na bimby e misturei na velocidade 8 durante alguns segundos. Coloquei isto por cima da base de bolo e deixei arrefecer. Quando frio dispus 2 bananas às rodelas por cima. De seguida bati as natas com 5 colheres de sopa de açucar e o caramelo e coloquei po cima. Enfeitei com raspas de chocolate que raspei de uma tablete usando uma faca. Levei ao frigorifico por algumas horas e comi:)

...

Há momentos em que a necessidade de estar em Portugal é tanta que me apetecia tele-transportar para lá, resolver os assuntos e voltar! Estar num país e tentar "construir vida" noutro é complicado.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

A próxima viagem

Bem, a próxima viagem será novamente a Portugal, por altura do Natal. No entanto, em Abril do próximo ano iremos de férias para algum sitio, mas não sabemos bem para onde. Queriamos um sitio quente, agradável e que não fosse muito longe de Portugal. Any idea?? De uma coisa já temos a certeza: iremos fazer a viagem Dublin-Porto de carro, passando talvez por Paris para visitar familiares e vou agora ver no mapa outros sitios interessantes para visitar. Aceitam-se sugestões. Provavelmente é um pouco louco fazer esta viagem com a Mia, é mesmo um desafio, mas como iremos nas calmas acredito que tudo irá correr bem e será uma experiência nova!