sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Vamos ver se é desta

Já recomecei este post no mínimo 3 vezes, mas aparece sempre alguma coisa para fazer o que me impede de o acabar. Vamos então ver se é desta...
Desde já desculpem a minha ausência e a minha falta de visita aos vossos cantinhos, mas o tempo tem mesmo sido ocupado com outras coisas. Vamos então por partes, que este post será longo de certeza!!

Ben: Continuamos com a introdução de novos sólidos e ele lá vai comendo. Eu ainda não percebi se gosta ou não, sinceramente. Não cospe, nem faz cara feia, mas por vezes também não abre a boca e só come com muita distração à mistura. Batata, batata doce, cenoura, alface, maçã cozida e banana foram os alimentos que já experimentou. Assim como as papas de leite. Não é um grande comedor, assim como também não bebe mais de 120/150ml de leite, mas por vezes não completa 3h entre cada refeição e continua a mamar (muito) de noite. Não, ainda não dorme a noite toda nem nada que se pareça. Dorme mal, aliás. Mama de 3 em 3h e por vezes nos intervalos ainda acorda ou porque quer a chupeta, ou pelas razões que ele lá entende. O pediatra já disse para cortar com o leite de noite, pois de noite é para dormir e blá blá blá e eu sei que o devia fazer, mas falta a coragem! De resto continua a não parar 1 segundo quieto, já pega e brinca com os brinquedos, mãos e ontem encontrou os pés:) Quando está no chão já se "move" dum sitio para o outro, mas ainda não rebolou. Continua muito risonho, dado à brincadeira e colo, claro. Odeia que o deixem sozinho e chora muito quando acontece. Segue a irmã com os olhos e estes brilham muito quando a vê. É apertado e beijocado a toda a hora por ela, e adora!! Não o considero um bebé fácil, mas conquista qualquer um com os seus olhos rasgados e o seu sorriso:)

Mia: a minha princesa fofa está uma mulherzinha. Cada vez mais Irlandesa esta minha filha. Com um discurso cada dia mais desenvolvido, como é normal, quase todo em inglês, mas com algum Português à mistura. Dorme muito bem, adormece sozinha por volta das 19h30 até às 8h, normalmente. Na creche come muito bem e quase de tudo, em casa o 2º prato ainda não vai muito bem. Veio de Portugal com a mania que mandava, pois lá os seus pedidos são ordens, portanto os 2 primeiros dias cá foram de muitas birras. No entanto, agora está até bastante obediente e é uma menina completamente diferente daquilo que é em Portugal, sem dúvida. As "ameaças" do naughty step e de lhe tirar a televisão funcionam lindamente. Não é dada a muitas birras, embora tente levar a dela avante quando quer alguma coisa, como é normal, mas não é dificil dar-lhe a volta. Continua com uma energia incrivel, sem parar o dia todo. Adora a creche e desta vez não houve choro para lá ficar depois de 3 semanas em Portugal. Vai á casa de banho sozinha e porta-se lindamente. Adora o irmão, conversa imenso com ele, canta, aperta-o, beija-o, põe chupeta, tira chupeta, enfim. Ontem tentou pegar nele ao colo (perigo!) e quer ser ela a dar lhe a papa/sopa!!

Eu e o pai: andamos de rastos. O pai porque trabalha todos os dias , chega a casa e tem que dar atenção aos meninos (e a mim:), tem os trabalhos do mestrado, mudanças para fazer, etc. Eu porque estou com as crianças o dia todo, tenho a(s) casa(s) para tratar, mudanças para fazer e não páro 1 segundo durante o dia todo. Para complementar, não durmo o que devia devido à pessoa que vocês sabem! Ah, continuo com a dieta, embora não seja super rigorosa, mas tendo em conta que se passam dias que não toco num doce estou muito melhor do que antes. Vamos ver no que dá.

Portanto a vida por aqui anda num grande reboliço e assim irá continua até ao fim do mês. Tenho muita pena de não conseguir actualizar mais o blog e ainda mais pena tenho por não conseguir visitar os vossos cantinhos. Espero que esteja tudo bem com todas!!

Três dúvidas, já agora: O Ben começou então as sopas, papas e fruta. Substituo uma refeição de leite ao almoço, por exemplo, pela papa e ao jantar dou a sopa. E a fruta? Vocês dão, ou deram, a seguir à sopa ou por exemplo à tarde? É que a seguir à sopa parece-me um pouco de mais e substituir outra refeição de leite, também me parece errado pois aquantidade de leite ingerida é menor. Como fazem, ou fizeram??

A outra, relacionada com a Mia. Mamãs que têm, ou tiveram, crianças da idade da Mia na creche. Para além das actividades normais, como pintar, plasticina, puzzles, livros, ect, o que fazem os vossos filhos nas creches. Que temas abordam as educadoras com eles??

A última, conhecem Zumba fitness?? Quem já experimentou??

7 comentários:

Dreia disse...

Olá querida, realmente andas de mãos cheias!!
Os teus filhotes continuam a crescer lindamente.
Quanto às refeições. A fruta é sempre sobremesa, logo a seguir às sopas, seja ao alomoço, como mais tarde, quando passar a fazer 2 sopas por dia, ao jantar tambem. por aqui

de manhã: mama em casa
meia manhã: leite meu na creche
ao almoço na creche: sopa+fruta
1º lanche (na creche): papa
2º lanche comigo: mama
jantar: sopa+fruta
ceia: mama

espero ter ajudado

Full-time Mom disse...

Por cá a introdução aos sólidos foi feita muito lentamente e até aos 12 meses nenhuma refeição, fosse sopa ou papa, substituiu completamente a refeição de leite materno.
A introdução da sopa foi feita lentamente: primeiro só batata e cenoura, só quando aceitou bem esta mistura se adicionou outro legume e assim sucessivamente. Às vezes aceitava logo bem um legume e passava para outro, outras vezes demorava quase uma semana. Quando já gostava de vários legumes fiz o mesmo com a carne. Só quando aceitou bem várias sopas é que passei a dar sobremesa de fruta crua triturada. Depois foi a vez de introduzir também sopa e fruta ao jantar. Até aos 12 meses as refeições que fazia além destas duas eram só de mama e também mamava sempre antes de almoçar ou jantar, o que nunca lhe tirou o apetite para as refeições. A partir dos 12 meses é que introduzi a papa e os iogurtes ao lanche.
Segui este esquema com os dois, recomendado pelo pediatra, apenas com a diferença de com o Minúsculo ter iniciado aos 4 meses, pois não mamava e com a Minúscula ter iniciado aos 6 meses.
Quanto à escola, na escola do Minúsculo têm muitas actividades no exterior: observação da natureza, brincar na areia, ginástica, têm uma horta... Sempre que está bom tempo as actividades ao ar livre são privilegiadas.
Espero ter ajudado, qualquer coisa tens o meu mail.
Beijinhos!

Maria João disse...

Olá queridas. Pois, eu também estou a introduzir os sólidos lentamente e não lhe consigo dar a fruta depois da sopa Dreia. Aliás, lembro-me que a Mia nunca comeu fruta à sobremesa, só mesmo quando começou a ser maiorzinha.
Full time mom, eu acho que o Ben bebe pouquissimo leite...O peso dele está a evoluir bem, mas mesmo assim...Ele come a sopa ou fruta e 1 ou 2h depois tb mama...Qt à creche, a Mia tb faz isso tudo com excepção da horta e ginástica que lá não há, mas referia-me mais a temas de aprendizagem, como por exemplo agora estão a abordar a lavagem dos dentes, o fogo, carros bombeiros, etc...

Dreia disse...

Maria João inicialmente eu também não conseguia dar a sopa e a fruta na mesma refeição, mas com o tempo lá fomos conseguindo, a pediatra aconselhou-me a dividir a refeição, tipo dar sopa até 80 % da capacidade do bebé e "preencher" de fruta os restantes 20%, hoje em dia já lhe consigo dar a fruta toda.

Full-time Mom disse...

Ah sim, este ano o tema é "eu e a comunidade". Já fizeram um trabalho com fotos - árvore genealógica - foram visitar os correios, vão todos os meses à biblioteca. E p. ex. quando fazem plasticinas ou colagens é sempre inserido num tema pedagógico, a última foi o "estudo" dos castelos, fizeram coroas de rei que usaram para ir pedir os reis aqui na aldeia e também fizeram castelos de papelão na escola. :)

Maria João disse...

Ir à biblioteca é uma óptima ideia. Embora o teu filho seja um bocadinho mais velho que a Mia (e ela é das mais velhas da sala dela) acho que é uma ideia a propor! Ia adorar ir aos correios também, pois anda louca com o "postman" sempre que o vê:)

disse...

Uma pequena sugestao:se o ben bebe pouco leite entao podes lhe dar a sopa ao almoço e leite de sobremesa.depois leite e fruta ao lanche e a noite sopa e leite ou papa. e leite antes de deitar...