terça-feira, 3 de julho de 2012

4 euros??!!

Impossivel não ficar chocada com as noticias aí de Portugal! Um enfermeiro a ganhar 4eur à hora??? Mas como é possível tal barbaridade? Estão a tentar que Portugal vá parar onde?? Uma vergonha!

9 comentários:

Kiki - Família de 3 e 1/2 disse...

Ainda tens vontade de voltar? :(
Isto vai de mal a pior...

Eva Prata disse...

Vergonhoso,mesmo!!! E nunca mais se vêem melhoras nisto! :(

Anónimo disse...

ha quem ganhe menos

Maria João disse...

É verdade anónimo, não digo que não, mas cada um fala do que lhe é familiar, não é? Para mim como enfermeira é um insulto.

T zero disse...

Uma mulher a dias ganha mais à hora. É certo que há quem ganhe menos. É certo que há quem não tenha trabalho. Mas uma pessoa não estudo 5 anos para ganhar uma "fortuna" destas. Pessoalmente acho que é indigno.
Mas é uma questão de oferta/procura - há excesso de enfermeiros, logo o preço pode baixar.
:(
Tanto se queixaram, no tempo da Prof. Manuela Arcanjo, que não havia enfermeiros suficientes que agora há... em excesso para as necessidades do país.

Anónimo disse...

tzero, nesses 5 anos fora aqueles q andam lá 12 anos na faculdade a tentar ter um 10 lol
eu por exemplo estive a trabalhar no duro dos 17 anos ( sou pintora de paredes lol ) ou vc pensa q quem n vai a faculdade passa os 5 anos q vcs tanto falam na praia??
basta andar no facebook para ver o q é a vida dos doutores e o tanto q trabalham e a falta q fazem lol
os enfermeiros mesmo assim ainda são das pessoas q trabalham e sim mereciam mais, mas há mtos por aí q ganham 1000 euros por ex e é uma afronta a quem trabalha na limpeza por ex..

Maria João disse...

Sim anónimo já sabemos que há muita gente a trabalhar no duro desde muito cedo. Olhe, a minha avó até começou antes dos 10 anos. Não ia à prais e andava a pintar paredes aos 17 anos. E tirava rendimentos do seu trabalho, certo? Pronto, eu com 17 anos andava a estudar, a adquirir conhecimentos necessários para exercer esta profissão que é de alto risco, que é esgotante e que sim, merecemos e valemos muito e muito mais do que 4 euro à hora. Eu não fiz o post com a intenção de comparar os enfermeiros, ou a profissão, com ninguém. Falei da MINHA profissão! Não discordo que há muita gente que trabalha muito mais e que ganha muito menos. Como também há o contrário. São escolhas ou sortes da vida. Tal como esses 4 euros a mim não me afectam directamente pois ESCOLHI sair do país. Mas afectam o meu orgulho, a minha classe, daí o meu post. Compreendido?

T zero disse...

Maria João, e a continuar assim teremos muitos a sair do país. Porque quem investe na sua formação naturalmente que espera o retorno, não só financeiro mas também nessa componente...
A cada dia que passa mais verdadeiro é o episódio da Formosíssima Maria - seria assim? - (Canto II dos Lusíadas, parece-me). Não me lembro precisamente de como é mas anda perto disto:
"Acude e corre pai, que se não corres / Pode ser que não aches quem socorres"
Anónimo - nesses 5 anos tb houve muitos que andaram na Faculdade a fazer mais do que passear os livros. Que viam a formação como um passaporte para um futuro melhor. E que hoje têm governantes que tb fizeram os seus estudos superiores em tempo recorde (1 ano, ao que parece), que ganham bem mais do que 3,95 euros à hora, e que reduzem a prestação meritória dos enfermeiros a uma piada de mau gosto.
[MJ, podes não querer fazer comparações neste post, mas não resisti, desculpa ;)]

Tânia disse...

E eu acreditava que no Brasil o salário era ruim! Estou surpresa. Aqui o salário inicial de enfermeiras gira em torno de R$ 2.500 a R$ 3.000 por 40 horas semanais, na rede privada (em torno de 6,25 euros por hora). Isso seria 56% a mais do que em Portugal para uma iniciante!. Só não sei como é o custo de vida lá em comparação ao Brasil, que tem os preços da cesta básica aumentando dia após dia!
Beijinhos