quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Amamentação / Peso / Suplemento


Aqui estão 3 palavras completamente relacionadas e que causam muitas interrogações. O Ben tem mamado muito bem; normalmente de 2 em 2h ou de 3 em 3h, mas também acontece ter de dar de mamar de hora a hora. Não me importo minimamente desde que veja que fica satisfeito. Não foi o caso de ontem à noite. No espaço de menos de 3h dei de mamar cerca de 4 vezes e o bebé continuava à procura de mama, insatisfeito, cheio de sono...Com lágrimas nos olhos dei-lhe suplemento. Resolvi comprar na semana anterior 2 pacotinhos de leite de 200ml já preparado, sem ser em pó(não sei se em Portugal há) e foi o que me valeu. Há pouco aconteceu a mesma coisa. Dei de mamar umas 3 vezes, alternando a mama e não ficou satisfeito. Bebeu cerca de 30ml de leite e adormeceu imediatamente. Custa-me muito não lhe dar mama em exclusivo, mas ele ficar com fome é que não.

A enfermeira hoje veio cá a casa pesá-lo e numa semana engordou 140g, estando então com 3440kg. Não é muito, mas poderia ser pior. Não fiquei muito feliz, pois ele mama tão bem que pensei que tivesse engordado mais...

Enfim, tou triste pois esforcei-me, e esforço-me bastante para lhe dar de mamar, visto a amamentação nunca ter sido aquela maravilha fácil e natural como é para algumas mulheres...O curioso é que durante o dia não noto que ele fique insatisfeito. Só mesmo no inicio da noite é que mama mais vezes repetidas e não o satisfaz. Estará relacionado com o meu cansaço??

9 comentários:

fatiadourada disse...

Água muita água!! Se não, o conselho que dou ás mães é "no stress". Se a mama não dá, temos que pensar: ainda bem que há suplementos. Não é nenhum crime não amamentar. Claro que era o ideal, mas paciência. Eu falo assim mas amamentei duas vezes em exclusivo até aos 6 meses. Mas compreendo perfeitamente que há mulheres que não têm tanta sorte. BEijos e tudo de bom.

Mara_Q disse...

Com a Rita também passei exatamente pelo mesmo. Durante o dia ficava muito bem só com a maminha, mas a última mamada da noite tinha que suplementar com LA ou com leite meu que ia tirando com a bomba nos dias em que tinha produção para isso e que congelava. Não fiques triste... Triste é ver um filho com fome...
Beijinhos e vais ver que vai continuar a correr bem!

Anónimo disse...

A essa hora (se é que falas do início da noite por volta das 20-21h) é normal os bebés estarem inquietos, birrentos, insatisfeitos... É a hora da descarga do stress acumulado durante o dia e normalmente nós a essa hora também estamos cansadas, enervamo-nos mais facilmente e, consequentemente, o bebé sente e também se enerva.
Pode durar algumas horas, podem querer estar sempre a mamar e não se satisfazem com nada, nem com a mama, nem com o embalo, nem massagens. Resta-nos ter paciência, mama de fora e esperar que passe. Porque passa! :)
Tenta resistir a dar-lhe suplemento, porque se isso acontece ao início da noite o mais certo é não ser fome, mas sim agitação e descarga do stress acumulado.
Espero ter ajudado. Beijinhos

Maria João disse...

Amigas sem dúvida que triste é ver um filho com fome. Eu quero muito amamentar, esforço-me por isso mas não sou nada fundamentalista! Simplesmente vejo como ele mama tão bem, tenho tanto leite de dia e vejo que nem beber pelo biberon ele sabe...Ontem depois de lhe dar de mamar 3 vezes dei-lhe suplemento. Bebeu somente 20 ou 30ml mas foi o bastante para sossegar. Durante a noite acordou, mamou somente de uma mama de cada vez que acordava e adormeceu instantaneamente!!
Marina eu acho que tens razão em tudo o que dizes. Definitivamente as minhas mamas ficam mais moles no inicio da noite. Vamos ver hoje como corre:)
Obrigada. São uma grande ajuda.

Anónimo disse...

Não te aflijas com as mamas moles, isso não quer dizer que não tenham leite. Era uma coisa que também me preocupava, mas depois vi que era normal.
As mamas por vezes endurecem e notamos que estão mesmo quase a rebentar, mas isso só acontece porque a produção ainda não está regulada. Lembra-te que o Ben tem apenas alguns dias, o teu corpo ainda não teve tempo de se ajustar completamente às necessidades dele. Depois há alturas em que estão moles, devido a esse mesmo motivo, e pensamos logo que estão sem leite, o que é falso, pois ele está lá. Pode não sair nada se espremeres um bocadinho com a mão ou mesmo se usares a bomba, mas se o bebé mamar ele sai!
Vais ver que quando a produção estabilizar, dentro de um mês e pouco +-, as mamas vão estar sempre moles e mesmo assim terás leite para dar e vender (salvo seja!)! eheh
Não desistas amiga! :) Eu não digo estas coisas para ser fundamentalista nem para te pressionar em nada, acredita, apenas escrevo para te dar força e para acreditares em ti própria, pois vais conseguir!
Estás a tomar o promil ou outro suplemento indicado para a amamentação (cápsulas de feno grego p. ex.)?
Um beijinho! Se precisares de alguma coisa marinapires79@hotmail.com :)

prlinpinpin disse...

Não desanimes, é normal por vezes isso acontecer, normalmente não tem a ver com a falta de leite ou qualidade do mesmo, mas sim com um pico de crescimento do bébe.
acontece aos 15 dias aos 3 meses e etc...
deixo-te o blog de uma amiga minha, Doula e conselheira da amamentação e poderás (se quiseres) pedir-lhe ajuda ;).
beijinhos, Boa Sorte e tudo de bom

prlinpinpin disse...

deixo dois alias http://mamaraopeito.blogspot.com/
http://gravidasemforma.blogspot.com/
;) beijinhos

Maria João disse...

Marina os teus conselhos são sp preciosos, obrigada. Desistir nem pensar. O Ben mama tão bem que seria crime.
Prilinpinpin, obrigada. Vou já dar uma vista de olhos. Tb pensei logo que fosse um pico de crescimento!

Dreia disse...

Olá Linda, olha bastou-me ler os comentarios da Marina para lhe dar 200% de razão, não tiro nem coloco uma só palavra...
Sofri e ainda sofro bastante com as neuras nocturnas do Vasco, mas é mesmo cansaço e não fome, as mamas viram saco de boxe, ficam tão "murchas" de estar "horas" a tentar que coma, mas corre bem mais ou menos bem:)
Prova disso é que excepto nos 1ºs 10 dias apos o nascimento em que perdia peso, tem aumentado exponencialmente SEMPRE felizmente e tem umas bochechas fantabulásticas :)
Continua o bom trabalho linda e 20 a 30cc de leite "facil" o suplemento, realmente não pareça que lhe faça diferença, tenta resistir :), bom mesmo é não ter nada em casa mesmo e assim também vou resistindo...acredita linda 3 meses depois ainda "sofro" :D
beijinho qualquer coisa sabes onde me encontrar!bjim