segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Mudanças no blog


Informo todos os meus leitores que, por motivos de força maior, o título deste blog irá sofrer alterações...


Para os mais preocupados aqui está a razão de tal mudança:




:) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :) VAMOS TER UM BEBÉ!!!

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Das noites cá de casa

Têm sido muito boas, não me posso queixar. Olho para trás, vejo exemplos de muitas famílias e penso com orgulho que conseguimos bem dar a volta à coisa, conseguimos aquilo que pensei só conseguir muito mais tarde e com muito mais trabalho, mais choros do que realmente aconteceu!

Desde que voltamos de Portugal, há já quase 1 mês, que a Mia não adormeceu mais ao colo, não foi mais para a nossa cama e dorme, tirando uma vez ou outra, a noite toda, cerca de 12 ou 13h!! Adormece na cama dela, depois da historinha, geralmente não demora muito a não ser que tenha dormido a sesta tarde de mais. Dou-lhe o leite com ela a dormir antes de me deitar e, durante a madrugada, por vezes choraminga porque perde a chupeta mas sabe bem onde elas estão e vai buscá-las. Se não sossega sozinha, vamos ao quarto dela e deitamo-nos ao lado da cama dela até sossegar; numa semana isto acontece uma ou duas vezes!! Como se deita entre as 19h e as 21h, dependendo se dormiu ou não sesta e a que horas, ficamos com o bocadinho que tanto gostamos para relaxar e estarmos os dois. Não podia pedir mais...Ela foi uma bebé tão complicada para dormir e adormecer, com hábitos tão maus. Tudo culpa nossa. Tudo maus hábitos impostos por nós. Mas demos a volta e estou orgulhosa!!

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Mustard chicken with dauphinoise potatoes do Jamie Oliver


Primeiro de tudo tenho de vos dizer que esta foto não faz a minima justiça à receita em si!!!! Peço desculpa, mas foi a única que consegui. Vi esta receita na tv, feita pelo Jamie Oliver num dos seus muitos programas do Jamie´s 30 minute meals. Estava a vê-la e a apontar passinho por passinho. Experimentei ontem e vou repetir, sem dúvida alguma. Delicioso!!

1- Mustard Chicken

Ingredientes:

* peitos de frango
* sal
* pimenta
* azeite
* mostarda em pó
* 1 colher de chá de sementes de mostarda
* natas
* vinho branco ou cerveja
* alho
* piri-piri
* sumo de limão

Preparação:

Comece por temperar os peitos de frango com limão, sal e pimenta. De seguida unte-os com azeite e coloque a mostarda em pó por cima. Numa frigideira coloque azeite e frite os peitos de frango, tendo cuidado para não os cozinhar de mais para não ficarem secos. Retire-os e parta-os aos bocados grossos. Na frigideira onde fritou o frango coloque 1 pacote de natas, alguma cerveja ou vinho branco a gosto, as sementes de mostarda, alho picado, sal e piri-piri. Mexa bem e deixe levantar fervura. Junte o frango e deixe cozinhar durante uns minutos. Esta parte da refeição está pronta!

2 - Dauphinoise Potatoes

Ingredientes:

* batatas
* natas
* água fervida
* cebola
* alho
* sal
* pimenta
* noz moscada
* queijo ralado

Preparação:

Corte as batatas às rodelas muito finas, podendo tirar a casca ou não (eu tirei). Coloque as batatas num tabuleiro de ir ao forno. Por cima das batatas disponha uma cebola partida às meias luas finas. Salpique com sal e pimenta. Por cima ponha 1 pacote de natas ou mais se achar pouco, alho picado e noz moscada e junte um pouco de água fervida. Leve ao forno a cerca de 180º até verificar que as batatas estão cozinhadas. Coloque depois o queijo ralado por cima e leve a gratinar até ficar douradinho! Prontinho!

Servi também com arroz e salada de alface. Não segui a receita à letra e fiz algumas alterações e, obviamente,não a fiz em meia hora!!! Receita a repetir, sem dúvida.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Iogurtes líquidos

Já andava há tanto tempo para experimentar fazer iogurtes na bimby, que desta foi de vez. Resolvi fazer líquidos, pois é o tipo de iogurte que mais consumo, mas vou concerteza experimentar os sólidos, pois gostei muito do resultado.

Ingredientes:

* 1 litro de leite (usei meio-gordo)
* 1 iogurte líquido ( usei do estilo probiótico, um pouco maior do que o actimel)
* 4 colheres de sopa de açucar
* cerca de 40g de leite em pó

Preparação:

Colocar todos os ingredientes no copo e programar 5 min, 37º, vel 3. De seguida colocar o copo da bimby dentro de um saco térmico e cobrir muito bem com uma mantinha. Deixar assim durante cerca de 8/9h. Quando o tempo acabar mexer durante uns segundos na vel 2 para misturar tudo muito bem. Dividir por copinhos. Eu fui guardando as garrafinhas dos iogurtes líquidos e guardei lá os novos iogurtes. Levei ao frigorifico e experimentei de manhã. Estavam cremosos, muito bons, só necessitavam de um bocadinho mais de açucar. Para a próxima vou juntar fruta!

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Chicken Curry


Desculpem o título em inglês, mas soa-me tão melhor...Eu adoro caril, ou melhor, eu e o meu marido adoramos caril. É um prato muito apreciado e consumido aqui na Irlanda talvez pela forte influência da grande comunidade Indiana que cá existe. No entanto, o caril que tantas vezes comemos nos restaurantes e take-aways não é aquele verdadeiro caril indiano. Resolvi pesquisar receitas de caril realmente indianas e fiz para experimentar. Não foi a 1ª vez que fiz este prato, mas foi a 1ª vez que fiz desta forma. Fica delicioso, para quem apreciar pratos apurados e picantes.


Ingredientes:

* peitos de frango

* 2 cebolas

* 4 dentes de alho

* azeite

* 2 pedaços de gengibre (não usei)

* 2 tomates, ou polpa de tomate

* 1 colher sopa de sementes de mostarda

* 1 colher de sopa de sementes de cominhos

* 1 colher de sopa de açafrão-da-índia

* 1 pau de canela

* 1 caldo de galinha

* 2 colheres de sopa de caril em pó, de boa qualidade

* 1 colher de sopa de gharum masala (não sei a tradução)

* 1 lata de leite de cocô


Preparação:

Comecei por cortar o frango aos pedaços. Num tacho coloquei o azeite, as cebolas picadas e os alhos também picados. Deixei alourar. Adicionei os cominhos e as sementes de mostarda. Deixei fritar até as sementes de mostarda começarem a estalar. Adicionei o caril e o açafrão, sem parar de mexer. Continuei a mexer e deixei cozinhar até que se conseguisse cheirar o caril no ar, cerca de 2 minutos. Adicionei a polpa de tomate e deixei cozinhar durante cerca de 4 minutos. Juntei o caldo de frango, o pau de canela e o leite de cocô; mexi bem e juntei a carne. Coloquei a tampa no tacho e deixei cozinhar cerca de 45 minutos. No final adicionei o gharum masala e mexi bem. Servi com arroz basmati.

Projectos

Desejem-me sorte para dois grandes "projectos" que temos em mãos. Se correrem bem, conto tudo aqui dentro de dias:))

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Palavras essenciais

Xixi e cocó!! Cocó já há muito tempo que diz, xixi começou a repetir hoje:) Por vezes diz cocó e aponta para a fralda, mas não tem nada "sólido", mas outras vezes tem mesmo!! Palavras que considero essenciais, portanto!

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Traduções

Bu e tata é como quem diz blue e thank you:)) É incrivel, mas a Mia tem muito mais tendência para repetir as palavras em inglês do que em português. Será uma língua mais fácil de aprender??

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Beijo vs kiss

-Mia dá um beijo à mãe
E ela dá a cara...

-Mia dá-me um kiss
E ela dá uma beijoca boa das repenicadas...

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Cheesecake de chocolate


Encontrei esta receita de cheesecake de chocolate na net e resolvi experimentar. É uma receita um bocadinho diferente do que estamos habituados a ver, porque vai ao forno durante bastante tempo. O resultado final parece mais um bolo do que um cheesecake "normal", mas estava delicioso.

Ingredientes:

* 2 embalagens de queijo creme (só usei 1 1/2)
* 200g de bolacha digestiva
* 120g de manteiga
* 1 pacote de natas
* 1 tablete de chocolate de culinária
* 1 colher de chá de extracto de baunilha
* 3 ovos
* 200g de açucar
* um pouco de leite

Preparação:

Comecei por colocar no copo da bimby as bolachas e a manteiga e programei 10 segundos na velocidade 5-7-9. Numa forma redonda anti-aderente, de aro amovível, coloquei o preparado da bolacha e calquei bem com os dedos. Levei ao forno por 10 min a 180º.
De seguida misturei o queijo creme com o açucar durante 15 seg, vel 4. Com a máquina ligada na vel 3 fui inserindo os ovos um a um pelo bucal. Deixei bater cerca de 1 min para ficar tudo bem misturado. Adicionei as natas e a baunilha, 10 seg, vel 4. De seguida parti o chocolate aos pedaços, pus num pirex com um pouco de leite e levei ao microondas para derreter. Quando derretido juntei ao preparado anterior, 15 seg, vel 4. Deitei o recheio sobre a massa e levei ao forno a 180º por 15 minutos. Depois baixei o forno para 120º e deixei cozer por 40 min. Retirei do forno, deixei arrefecer, desenformei e levei ao firgorífico durante umas horas.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Trauteadora

Trautear músicas é aquilo que a Mia faz desde que acorda até que se deita! Trauteia duas em particular em que uma delas é uma música de Natal que não sei onde a ouviu e a outra é a Twinkle Twinkle Little Star! Quem conhece as canções e a ouve a trautear reconhece-as logo:)

domingo, 9 de janeiro de 2011

Grandes vitórias

A Mia já não adormece ao colo. Já não adormece só comigo! Desde há 2 semanas que adormece deitada na nossa cama, com um de nós ao lado, e depois deitamo-la na cama dela. Ontem, após o meu marido fazer de carpinteiro a tarde toda e tornar a grade da cama dela móvel tentou adormecê-la na cama dela ao mesmo tempo que lhe lia uma história. Após algum choro resultou. A mim deixou-me muito, muito feliz e ao pai muito orgulhoso! Confesso que era mesmo uma grande preocupação minha esta questão de adormecer ao colo, pois a minha mãe adormeceu-me ao colo até aos 5 anos, imaginem, cinco!!!

A outra vitória que o meu querido carpinteiro de serviço conseguiu foi durante a noite. A senhora Mia não só acorda de noite a chorar como só sossega ou quando lhe pegamos ao colo ou a levamos pa nossa cama. Estar com ela ao colo de madrugada não consigo, por isso lá ia ela para o nosso meio todas as noites até de manhã! Sei que muitos bebés/crianças dormem com os pais e respeito mas para mim não dá mesmo! Então a remoção da grade tornou a fazer maravilhas e quando ela chorou o meu marido foi lá e semi deitou-se com ela até adormecer! São 9h e ela ainda permanece na sua caminha!! Hoje estes trabalhos cabem-me a mim. Vamos lá ver como me saio:))

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Vocabulário

Hi e bye bye. Disse ambas de forma perfeita à chegada e saída da creche:)

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

As saudades que eu já tinha...

...da minha casinha!!! Ah pois tinha. Embora saiba sempre muito bem estar em Portugal, começamos a ter saudades da nossa casa, do nosso sossego e das rotinas. Cá estamos de volta, portanto. Chegamos ontem muito cansados. A Mia ainda dorme; foram em vão as minhas tentativas de a acordar para ir para a creche. Já dorme há 14 horas, portanto imaginem o cansaço...Está uma espertalhona esta miúda. Quando tiver tudo organizado cá em casa volto com novidades sim?