sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Receitas da minha mãe #1 - Bolo de chocolate / Bolo de natas

Durante muitos anos a minha mãe fez bolos para fora. Penso que ainda faz de vez em quando para ocasiões especiais. Não são bolos artisticos com pastas americanas nem nada, mas são dos mais saborosos que já comi. Portanto aqui fica uma nova rúbrica onde postarei receitas dela quando as fizer. Receitas muito simples, mas deliciosas.


Bolo de chocolate com cobertura de natas e chocolate

Ingredientes para o bolo:

* 6 ovos
* 250g de açucar
* 250g de farinha
* 1,5dl de leite
* 1,5dl de óleo
* 1 colher de sobremesa de fermento
* 100g de chocolate em pó marca Suschard Express (de pôr no leite)
* 1 chávena de leite para encharcar o bolo



Ingredientes para a cobertura:

* 1 pacote de natas
* 1 tablete de chocolate, marca Pantagruel de preferência



Preparação:

Separar as gemas das claras. Bater muito bem as gemas com o açucar, adicionando depois o óleo, o leite, o chocolate em pó, a farinha e o fermento. Por fim bater as natas em castelo e envolvê-las delicadamente na mistura anterior. Levar ao forno cerca de 45 a 55 min a 150º.
Quando o bolo estiver frio, desenformar e encharcá-lo com leite, com a ajuda de uma colher de sopa, tendo o cuidado para verter o leite uniformemente pelo bolo todo.

De seguida fazer a cobertura, levando ao lume as natas e a tablete de chocolate aos bocados e deixar ferver. Pode optar por rechear o bolo ou simplesmente cobrir!




Bolo de natas

Ingredientes:

* 5 ovos
* 2 chávenas mal cheias de açucar
* 2 chávenas de farinha
* 1/2 chávena de óleo
* 1 pacote de natas
* 1 colher de sobremesa de fermento

Preparação:

Separar as gemas das claras. Bater as gemas com o açucar, juntando depois o óleo, natas, farinha e fermento. No fim bater as claras em castelo e envolver. Levar ao forno pré aquecido a 150º cerca de 50 min.

Dois bolos deliciosos e muito fáceis de fazer. O de natas fica uma delicia coberto com natas e morangos. Desculpem não ter fotos. O de natas acabei de o fazer e o de chocolate foi o bolo do fim de semana passado. A Mia ajudou a lamber as taças:)

E sim, eu sei que é interessante um post de bolos vir a seguir a um post sobre a minha dieta. Mas ao fim de semana não pode faltar um docinho:)

7 comentários:

Unknown disse...

Vai ser uma rica desgraça!

Anónimo disse...

Amei a receita, mas estou com uma dúvida: o bolo frio absorve o leite?

Obrigada

Maria João disse...

Anónimo absorve sim. Eu por acaso pus o leite e ele ainda não estava completamente frio, mas a minha mãe põe sempre em frio.
Bjinhos. Obrigada pela visita.

Anónimo disse...

Obrigada. Amanhã vou experimentar!
Beijinho
Liliana

Anónimo disse...

Só mais uma dúvida: o bolo deve estar cozido (com o teste do palito). É que o meu forno só coze a 180º durante 15m. Se o fizer a 150º vai ficar tipo mousse por dentro...

Patricia disse...

Vou experimentar certamente! Bjs

Patricia disse...

Experimentei o de chocolate este fds e como tinha claras para aproveitar de 2 salames de chocolate que tinha feito, decidi não as congelar e fazer o bolo com 8 claras e sem as gemas. E ficou tão bom, mas tão bom que não tem explicação. Adoramos!