terça-feira, 10 de agosto de 2010

As sestas

Com 16 meses a Mia já não faz a sesta. Excepto quando acorda muito cedo de manhã. Se acho cedo para ela deixar de dormir de dia? Muito cedo. No entanto não dá para ser de outra maneira. Acorda sempre por volta das 10h/11h de manhã, de maneira que só tem sono ao fim da tarde. Se dormir ao fim da tarde, não adormece antes da 1h da manhã. Conclusão, toma banho, janta e vai para a cama por volta das 20h/21h e o problema fica resolvido. Quando temos alguma saída que implique jantar fora (é muito raro, só quando estamos em Portugal) aí a rotina tem de mudar. Tem mesmo de dormir um bocado de tarde, pois vai para a cama mais tarde também. No entanto são situações muito pontuais...Não sei se a prejudico com o facto de não a pôr a dormir a sesta, mas a verdade é que acho que não beneficia ninguèm ela dormir de dia e depois adormecer tardissimo à noite. Já tentamos acordá-la cedo de manhã, fazer uma sesta no inicio da tarde, mas das vezes que tentamos ela adormeceu às 2h da manhã, portanto desistimos. Como fariam vocês??

5 comentários:

Mara_Q disse...

Nem sei que te diga. O João acorda sempre por volta das 7h-7h30 (às vezes mais cedo e raramente mais tarde, lol). Dorme sempre a sesta depois de almoço (muito raramente, quando acorda mesmo muito cedo, dorme antes de almoço e depois já não dorme a da tarde) e depois vai para a cama entre as 21 e as 21h30. Quando temos saídas, que são raras, levamos o carrinho e ele acaba por adormecer antes de chegar a casa...
Beijocas

Abóbora Amarelinha disse...

fariamos assim com tu, minha linda mãmã.
Olha a minha gaja pequena nunca dormiu sestas, no infantário na hora da sesta estava na cozinha para não prejudicar as outras crianças, o pediatra sempre disse para não me preocupar com as sestas.Ter atenção sim ás horas de sono por noite.
Ainda hoje ela não morre de amores para dormir.
Ela nasceu a 31 janeiro e a 24 abril eu fazia anos,portanto ela tinha 3 meses, eu fui passar o dia fora com um casal amigo e ela não pregou olha até á noite, ainda hoje quando calha, esses nossos amigos comentam isso.
beijinhos

[***] disse...

Embora não tenha filhos, tenho o exemplo das minhas sobrinhas...

A minha cunhada passou pelo mesmo que tu, quando começaram as férias da creche. A mais pequenita estava habituada a fazer a sesta, mas como em casa acorda mais tarde, o sonito para a sesta também só aparecia ao final da tarde, o que implicava depois adormecer muito mais tarde (e ficar rezingona). Depois de tentar acorda-la mais cedo de manhã e ver que não funcionava - porque ela ficava rezingona e depois não queria comer e depois não dormia a sesta e entretanto já chegava o final da tarde e adormecia e a história era a mesma - decidiu acabar com as sestas.

Filipa

Patricia disse...

Por aqui a minha princesa tb acorda tarde. 10/11h é a hora de acordar. Faz sestas, mas o tempo que dorme é muito variável. Há dias em que é meia hora, outros em que dorme quase 3h. Certinho é que também só adormece perto da meia noite. Mas como a nossa rotina é semelhante é coisa que não me incomóda. Se vez que ela está bem assim, não a "obrigues" a dormir, porque depois estar até às 2h da manhã acordada, tb n me parece grande ideia. Bjs

carmo pinto disse...

olá linda :)
eu tenho 3 casos muito diferentes a mais velha nunca gostou de dormir ainda hoje se a deixa se adormecia á hora que queria e acordava a hora que queria nunca foi um bebe de sestas era quase uma obrigação! a mana essa uma santinha ainda hoje,era tão bom depois de comer ou há noite depois do jantar deita-la e ela adormecia por ela num abrir e fechar de olhos!
aqui o rapazote uiii acorda ás 10/11h e dor me a seguir ao almoço cerca de 2h e depois lá para as 11h é que dorme mas ainda acorda umas 2 vezes de noite para a mamita...mas espeto lhe o biberon ;)
mas nem sempre dorme assim ele faz os horarios dele e quando vejo que está com sonito e tal é que o vou por a nanar...

bj para vós