quinta-feira, 19 de agosto de 2010

A fala

Para quem lê blogs frequentemente é inevitavel não comparar os nossos filhos com os outros, principalmente em termos de desenvolvimento. Eu acho que todos os bebés/crianças têm o seu ritmo e que todos são diferentes, mas mesmo assim acho que a Mia está um bocadinho atrasada na fala. Ela diz mamã, olá, às vezes dada (papa em inglês) e hoje pareceu-me que disse não enquanto abanava a cabeça. Ela entende tudo o que lhe digo e fala a sua própria língua que é pior que chinês, mas palavras só diz mesmo 2 ou 3. Acabei de ler um blog duma menina com 18 meses que já diz tanta, mas tanta coisa que fiquei parva!! Eu sei que é 2 meses mais velha que a Mia, mas...Eu converso imenso com ela, mas o facto de estar só comigo e com o pai não está a ser benéfico para ela e eu culpo-me.

9 comentários:

T zero disse...

Hoje dei por mim a pensar que falo pouco com o João, durante o dia. Ou melhor - digo só o básico... e tb me culpei.
Mas tal como dizes - o rapaz percebe tu-di-nho! Portanto um dia há-de começar a falar. E não tem culpa que a mãe seja uma apressada porque começou a falar cedo.

Patricia disse...

Querida, não tem nada a ver com ela estar só contigo e com o pai. A minha Maria está desde sempre com a minha mãe (não vai ao infantário) e com 18 meses, dizia absolutamente tudo. Tinha já conversas connosco. Aliás o pediatra disse-nos que não está relacionado. Os míúdos têm ritmos diferentes, apenas isso. Bjs

Unknown disse...

Eu tb vi um blog desses (não sei se será o mesmo) mas pareceu-me muito estranho. Tanta coisa? O Martim tb está atrasado na fala e tb diz 2 ou 3 coisas. Não stresses, se fosse aos 3 ou 4 anos, aí haveria motivo para alarme, e mesmo assim, haveria terapeutas da fala.

Pinguina disse...

A Joana também ainda não diz muita coisa e o que diz é em português, em alemão só diz não e sim. Também só está comigo durante o dia e eu não me culpo, acho que o facto de poder estar com ela em casa é simplesmente um luxo, são opiniões... E tem 15 meses e ainda não anda :o)

E? disse...

A tua filha tem contacto com o inglês?
Ouço dizer que, quando têm contacto com mais do que 1 língua, demoram mais tempo a falar... mas depois normalmente passam a falar todas correctamente.

beijinhos às duas

Cati disse...

Olha, tu és é maluca!!!
Cum caraças... dá-lhe tempo e ela será tão tagarela que terás saudades dos tempos em que não dizia nada, LOL!!!

Estou a brincar... por favor, não te culpes! Como pode ser culpa tua? Tem a ver com ela, com o ritmo dela. Tu dizes que a Leonor diz tudo, pois eu conheço uma menina que com a idade da Leonor dizia o triplo do que a minha pipoca diz, gracinhas do outro mundo e afins.

Do not stressate... pensa mas é nas "vacances" que estão mesmo aí à porta ;)

BEIJÃO!

Cati disse...

Ahhhhhhhhhhhhh!
E mais uma coisa...


Não acredites em tudo o que lês............

...do you know what I mean???

:)

carmo pinto disse...

bom...cada um tem o seu ritmo podes ter a certeza!
e não te culpes! porquê?!?
ora essa ela tem saudinha e é muito feliz!
cada coisa no seu tempo!
bjs

parece impossivel! disse...

Olá, estava com o mesmo problema. O meu filho vai fazer 20 meses e apenas diz: mamã,papá, apua (água). Há 1 semana começou a dizer cócó e vóvó. O médico diz que ele está espectacular e para aguardar pelos 2 anos, que será uma gralha :)

Bj