terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Chicken Curry


Desculpem o título em inglês, mas soa-me tão melhor...Eu adoro caril, ou melhor, eu e o meu marido adoramos caril. É um prato muito apreciado e consumido aqui na Irlanda talvez pela forte influência da grande comunidade Indiana que cá existe. No entanto, o caril que tantas vezes comemos nos restaurantes e take-aways não é aquele verdadeiro caril indiano. Resolvi pesquisar receitas de caril realmente indianas e fiz para experimentar. Não foi a 1ª vez que fiz este prato, mas foi a 1ª vez que fiz desta forma. Fica delicioso, para quem apreciar pratos apurados e picantes.


Ingredientes:

* peitos de frango

* 2 cebolas

* 4 dentes de alho

* azeite

* 2 pedaços de gengibre (não usei)

* 2 tomates, ou polpa de tomate

* 1 colher sopa de sementes de mostarda

* 1 colher de sopa de sementes de cominhos

* 1 colher de sopa de açafrão-da-índia

* 1 pau de canela

* 1 caldo de galinha

* 2 colheres de sopa de caril em pó, de boa qualidade

* 1 colher de sopa de gharum masala (não sei a tradução)

* 1 lata de leite de cocô


Preparação:

Comecei por cortar o frango aos pedaços. Num tacho coloquei o azeite, as cebolas picadas e os alhos também picados. Deixei alourar. Adicionei os cominhos e as sementes de mostarda. Deixei fritar até as sementes de mostarda começarem a estalar. Adicionei o caril e o açafrão, sem parar de mexer. Continuei a mexer e deixei cozinhar até que se conseguisse cheirar o caril no ar, cerca de 2 minutos. Adicionei a polpa de tomate e deixei cozinhar durante cerca de 4 minutos. Juntei o caldo de frango, o pau de canela e o leite de cocô; mexi bem e juntei a carne. Coloquei a tampa no tacho e deixei cozinhar cerca de 45 minutos. No final adicionei o gharum masala e mexi bem. Servi com arroz basmati.

2 comentários:

Sara Ramos disse...

Ficou com uma côr lindissima!! :D
Parabéns! Beijinhos*

Anónimo disse...

Tive uma namorada que fazia o melhor caril que alguma vez provei. Ela ia ao pormenor de comprar todas as especiarias do caril...
Esta receita foi a mais semelhante que consegui encontrar!
Só falta indicar um pormenor essencial: qual a quantidade de frango para esta receita? ;)
Pessoalmente usei 1Kg de coxa e perna de grango.

Obrigado pela partilha!