quinta-feira, 2 de junho de 2011

Alimentação da Mia

Quem me segue sabe que a Mia passou por uma fase complicada em relação à comida, principalmente em relação à sopa. Felizmente essa fase não durou mais que 2 semanas...

Eu já fui bastante rigida no que toca à alimentação da Mia, principalmente quando comecei a introduzir os sólidos. Também tinha ideias muito fixas sobre como a alimentação duma criança devia ser, antes de engravidar. No entanto, o facto de viver numa cultura bastante diferente no que toca à alimentação dos bebés/crianças, fez-me mudar um bocadinho, ser mais flexivel e deixá-la, por vezes, comer aquilo que é menos saudável...

Ora aqui a sopa não é o prato principal das crianças, como estamos habituadas. Muitas delas nunca deve ter mesmo provado.Não é por isso que deixam de comer legumes, mas fazem-no de outra forma, mas talvez em menor quantidade. Fruta comem, mas só dão fruta ralada/boião quando são muito pequeninos. Quanto às refeições em si comem de forma que muitas vezes não acho o mais indicado para uma criança, mas é a cultura deles e não são crianças menos saudáveis por isso. Comem doces e fritos de mais, sem dúvida. Desde cedo se vêm crianças pequeninas com sacos de batatas fritas na mão, gomas, chocolates, etc...

Ora o esquema alimentar da Mia costuma ser mais ou menos assim:
* 8h - um prato de cerelac, em que vario de sabores. Alguns são feitos com água e outros com leite.
* 11h30 - almoço na creche. Não costuma comer muito do prato principal, pois, lá está, não foi habituada assim. Mas lá vai comendo, sendo o que mais gosta são douradinhos, nuggets de frango, massa. A fruta come bastante bem. Por vezes também come iogurte. A refeição é acompanhada de sumo, água ou leite.
* 14h30 - Chega a casa da creche e, dependendo do que comeu ao almoço dou-lhe sopa ou não. Por vezes come pão com manteiga e leite, fruta, iogurte ou come mesmo comida da nossa.
* A meio da tarde varia, depende do que comeu ao almoço. Vai desde cereais, leite, pão com manteiga, queijo, bolachas, iogurte, suissinho...
* 18h - 18h30 - janta 3 conchas grandes de sopa, onde ainda adiciono carne/peixe/ovo pois não come o suficiente, fruta ou suissinho.
* 19h30 - bebe um biberon de leite

Regra geral é assim a alimentação da Mia. Não é perfeita. Não é como algumas crianças que comem de tudo, grandes pratadas de carne ou peixe em que dá gosto vê-las comer. Mas não posso considerar que coma mal. Acho que tem uma alimentação equilibrada e variada. Por vezes lá marcham umas batatas fritas,chocolate, chupas e não morre por isso. Já comeu um Happy meal, com direito a ketchup e tudo e adorou!! Adora doces, sobremesas e dou-lhe de vez em quando, sem exageros, claro, mas sem dramas! Temos de ser flexiveis, senão eles também não serão! Pesa 13kg portanto acho que está óptima!

13 comentários:

Raquel disse...

Está ótima sim! e acho que estás dar-lhe uma boa alimentação...tomara eu que a minha comesse assim!
Quanto ao que dizes...de a cultura irlandesa ser menos boa em relação à alimentação das crianças...tens toda a razão. Bem vejo as minhas sobrinhas em Limerick...à hora do almoço a comerem gomas...até caio para o lado!!!

Maria João disse...

Raquel e a comer gelados às 10h da manhã??? Não entendo! Agora até que já tou habituada, não estranho tanto, mas ainda me faz confusão ver crianças com pacotes de batatas fritas na mão. Nem 8 nem 80!
Bjinhos!

Sara Ramos disse...

Maria João, eu não tenho filhos mas gosto muito de visitar o teu blogue porque aprendo imenso... e no futuro vai ser-me bastante útil. Acho que Mia não come nada mal. Beijinhos

Eva Prata disse...

A Mia tem uma alimentação equilibrada, pois!
Realmente, pelo que consta, nesses países exageram em alimentos calóricos,daí existir um elevado índice de obesidade.

T zero disse...

Olha, o calor trouxe uma aversão à sopa. Meia dúzia de colheres (tiradas do meu prato), e pronto!
Não me deixei abater e toca de dar legumes cozidos e salada, à tonelada, a acompanhar o prato principal.
Fruta, agora até marcham as banhanhas, que era no le gustava.

Kiki - Família de 3 e 1/2 disse...

Realmente esse esquema não é muito parecido com o meu. Mas acima de tudo, o importante é que eles sejam saudáveis. Asneirolas no regime alimentar são saudáveis na minha opinião. Criança que não come doces, não é criança. Há é que fazer as coisas com conta, peso e medida! E sobretudo não stressar porque não vale a pena! :)
Beijinhos

Kiki - Família de 3 e 1/2 disse...

Ah! E já agora... Quando era educadora, as crianças traziam o lanche da manhã de casa. Desde bolicaos, coca-colas a batatas fritas e aperitivos havia de tudo. Mas todos os dias, era um exagero! Até que fiz um projecto de alimentação saudável com as crianças e as famílias e proíbi na minha sala esse tipo de alimentos. Até porque é muito mais barato um pão com manteiga e um leite ou iogurte do que o que eles traziam!!!

Kella disse...

Já agora, o primeiro comentário é meu mas na altura entrei com outro endereço.
Bj

Maria João disse...

Kella não percebi!! Afinal qual é o teu blog??

Kella disse...

Olá! Sim, tenho 2 contas google, uma para uso profissional e outra normal, só que enganei-me quando estava a comentar aqui e tinha feito login com a outra. O meu blog é o só pra dizer.
bj

Maria João disse...

Continuo sem perceber muito bem! Porque quando clico na "Raquel" vai me ter a dois blogs incluindo um babyblog "Casa cheia" que costumo ler. E depois quando clico em "Kella" vai-me ter ao tal blog "É só pa dizer". Então tens 2 baby blogs????

Raquel disse...

Lol! Não...quando clicas em Raquel vês 2 blogs que estou a seguir...não são meus! O meu é o que grande confusão...ehehe

Pinguina disse...

Aqui as coisas também são diferentes de Portugal, a introdução dos sólidos começa muito mais tarde e carne/peixe só depois de fazerem 1 ano. Sopa também não é muito hábito por cá. Eu faço a alimentação da Joana do modo que me parece mais adequado, certamente que não será perfeita mas também não é errada. Afinal (como tu também dizes) ela é saudável...