domingo, 12 de outubro de 2008

Bolo de amêndoa

Bolos de amêndoa não são, de todo, os meus favoritos. Não sou grande fã deste fruto seco. Mas, apartir do momento em que o marido prova o bolo da sogra e adora, eu não podia deixar de o fazer não é? A receita foi-me dada pela minha mãe que adora tudo o que leve amêndoa e que é uma grande cozinheira e boleira.

Este bolinho é para ti meu amor que acabaste ontem de construir o bercinho do nosso filho e que ficou lindo!!:) Ainda falta os acabamentos, as madeirinhas de lado e pintar de branco, mas não podia deixar de postar aqui uma pequena amostra e prometo mostrá-lo quando estiver mesmo completo. Aqui está ele:

Vamos então ao bolinho. É simples de fazer e fica muito fofinho.

Ingredientes:

* 250g de amêndoa picada com pele
* 250g de açucar
* 6 ovos
* 40g de pão ralado
* 2 colheres de sopa de leite
* margarina para untar e papel vegetal

Preparação:

Comece por untar uma forma redonda com margarina, papel vegetal e novamente margarina e reseve. Num pirex separe as claras das gemas. Junte o açucar às gemas e bata muito bem com a batedeira eléctrica. Adicione a amêndoa, o pão ralado e o leite e mexa bem. É normal não ser muito fácil de mexer. De seguida bata as claras em castelo bem firme e envolva na massa anterior. Coloque na forma e leve ao forno pré-aquecido a cerca de 170º durante 35 a 40 minutos. Desenforme só quando estiver frio.

Como a minha mãe diz, este bolo é muito sensível!! Mas aparte da sensibilidade, é muito saboroso! E eu nem gosto muito de amêndoa, imaginem se gostasse.

Bom apetite amor; já que o fiz para ti...



2 comentários:

Martuxa disse...

Parabéns pelo blog, gostei das receitas que vi até agora, vou colocar na minha lista de visitas :)

Não sei se gostei mais do bolinho ou do berço (está uma ternura)! Também vou ser mamã, mas um pouco mais cedo, em Janeiro. Parabéns pelo bébé que vem a caminho e que tudo corra bem com a barriguita :)

Beijinhos

♥ mesa para 4 disse...

Eu por acaso adooooro bolo de amendoa...e comia essa fatia..ups já tem dono hehe...beijinho