quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Taça de ananás e chocolate


Faltava aqui alguma coisinha doce. O meu blog realmente anda muito salgadinho, não anda? Mas eu até acho que tenho uma explicação: é que desde que estou grávida que prefiro os salgados aos doces. Não é que não coma doces, mas já não tenho aquela vontade louca que tinha antes; já não sou doida por chocolate como era. Será que estou curada??:) Prefiro mesmo uma bela duma sopa, uma feijoada ou francesinha...

Mas hoje resolvi então fazer uma sobremesa cá para casa. Depois de pesquisar encontrei esta taça de ananás e chocolate numa revista de culinária antiga que aqui tenho chamada "O melhor da cozinha Portuguesa-Doces".

Ingredientes:
* 100g de chocolate de barra

* 3dl de natas

* 3dl de leite

* 1 vagem de baunilha (eu usei em pó)

* 100g de açucar

* 1 colher de sopa de maisena

* 3 gemas

* 50g de açucar em pó

* 200g de ananás

Preparação:
Picar o chocolate e levar ao lume em banho maria juntamente com 1dl de natas. Mexer de vez em quando até dissolver completamente. Deixar arrefecer e ferver o leite com a baunilha.
Á parte misturar o açucar com a maisena e as gemas. Juntar o leite aos poucos e mexendo sempre e levar a lume brando, não parando de mexer, até engrossar. Remover do calor e deixar arrefecer.
Entretanto bater o resto das natas com o açucar em pó.
De seguida distribuir o chocolate pelo fundo de uma taça, sobrepor uma camada de creme de gemas e por último as natas.
Cubrir, depois, com uma rodela de ananás e terminar com as natas. levar ao frigorífico e deliciar-se!
É delicioso! Provei mesmo antes de estar fresco só para me certificar que não haveria perigo para os outros:). Tem uma textura muito suave e o ananás dá um toque muito bom.Experimentem!!

2 comentários:

Tânia disse...

Maria!
Meus pratos também estão mais "salgadinhos" do que "docinhos"...mas acho que no meu caso a consciência pesa menos escolhendo o primeiro...rs
Gostei muito da sua sugestão. Não sou chocólatra, mas tenho minhas vontades quase incontroláveis por um docinho....e esse da culinária portuguesa me apeteceu!!
Beijinhos

edinha disse...

Gostei desta combinação do chocolate e ananás
Beijinho