sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Pão de ló #2


Não há Natal sem pão de ló, pelo menos nos meus Natais há sempre pão de ló feito pela minha mãe. Este saiu há pouco do forno. Não está amarelinho como gosto, pois os ovos não são caseiros, mas está tão bom, tão fofinho. Dos melhores que já fiz. Em nada fica a dever aos que a minha mãe faz:)

Ingredientes:

* 8 ovos
* o mesmo peso dos ovos em açucar (460g neste caso)
* metade do peso do açucar em farinha
* 1 colher de chá de fermento em pó

Preparação:

Comecei por untar uma forma de pão de ló com manteiga e polvilhar de farinha. Liguei o forno a 150º. Separei as gemas das claras e bati-as em castelo. Ás claras em castelo juntei o açucar, sempre a bater com a batedeira. De seguida juntei as gemas em fio e bati mais alguns minutos. Por fim envolvi a farinha e o fermento. Coloquei na forma e levei ao forno a 150º cerca de 45 minutos.
Esta não é a forma que os bolos normalmente são feitos, pois as claras em castelo são das últimas coisas a ser envolvidas, mas experimentem fazer assim o pão de ló, fica muito mais fofinho!

5 comentários:

carmo pinto disse...

amanhã tenho de fazer um para as ninas levarem para o convivio da catequese este parece me bom simples e barato ;) bjs linda

Sophie disse...

parece ser fácil e pelo menos não é uma receita de Bimby. Adoro as tuas sugestões mas como nao tenho bimby fico sempre em pena! Tenho de experimentar :)

Maria João disse...

É muito fácil Sophie. Tens é de bater muito bem as claras em castelo e a farinha só pode mesmo ser envolvida. O forno não deve ser aberto antes do pão de ló lá estar meia hora!

Eva Prata disse...

Pão de ló- tão bom e sabe tão bem, acompanhado de queijo da serra!
Bjs

Ana Rita disse...

Que bom aspecto. Ficou mt fofinho :)

Bjs **