quinta-feira, 19 de maio de 2011

Salada russa e maionese caseiras




Confesso que nunca tinha feito maionese, nem mesmo na bimby! Lembro-me da minha mãe fazer muitas vezes quando eu era pequenina e de adorar o sabor!


Maionese


Ingredientes:


* 1 ovo

* 150g de azeite

* 150g de óleo

* 1 colher de sopa de vinagre ou sumo de limão

* sal

* pimenta



Preparação:


No copo da bimby pesar o azeite e o óleo e reservar. Colocar o ovo, o sal, a pimenta e o vinagre (ou limão) e mexer 10 seg na vel 5. De seguida, sem retirar o copo medidor e com a bimby a trabalhar na vel 5, juntar o azeite e óleo reservados pela tampa!



Salada russa


Ingredientes:


* 600g de batatas

* 150g de cenoura

* 150g de ervilhas congeladas

* 4 ovos

* 600g de água

* sal


Preparação:


Partir as batatas aos cubos e as cenouras aos bocadinhos e por na varoma juntamente com as ervilhas. Temperar com sal. No copo da bimby colocar a água e dentro, no cesto, os ovos. Tapar a bimby, por a varoma por cima e programar 25 min, temp varoma vel 1. Quando o tempo terminar, colocar a batata, cenoura e ervilhas numa travessa e deixar arrefecer. Descascar os ovos, parti-los aos bocadinhos e misturar na batata. Colocar a maionese por cima. Servir como acompanhamento ou juntar atum, como eu fiz!

5 comentários:

Cidália disse...

EU adoro salada russa, também faço a minha própria maionese, é muito mais saborosa, e depois adoro acrescentar um dente de alho e ervas à maionese, fica muito saborosa.
O teu pratinho ficou delicioso.
Beijinhos

Eva Prata disse...

Por gostar bastante de salada russa, é um prato que também faço muito cá em casa.
Já a comi com maionese caseira, que sem dúvida, marca a diferença, mas nunca feita por mim, tenho de experimentar fazê-la!
Bjs

moranguita disse...

eu adoro salada russa e e dificil a comer sem maionese se bem que aas uns bons anos nem a podia ver e verdade
mas nunca fzi em casa.
beijinhois

Kiki - Família de 3 e 1/2 disse...

Santa delícia!!! Adoro!!! Só não tenho é tempo para fazer tudo caseiro... E por falta de tempo também ainda não fiz o quindim, mas deste fim-de-semana não passa! ;)))

Ana Rita disse...

Gosto muito de salada russa e sabe-me ainda melhor a acompanhar com uns rissóis fritos ;)

Bjs*