terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Torta recheada



Nunca tinha feito uma torta, ou rolo, como quiserem! Gosto muito, mas nunca tinha experimentado, pois pensei que a experiência do enrolar fosse dar para o torto, mas até que me saí bem. Fiz a torta e o recheio do livro base da Bimby, com algumas alterações.

Ingredientes:

Para a torta:

* 4 ovos
* 130g de açucar
* 170g de farinha
* 2 colheres de chá de fermento
* 1 pitada de sal

Para o recheio:

* 400g de leite
* 70g de farinha
* 120g de açucar
* 4 gemas (só pus 2)
* casca de 1/2 limão (pus casca de 1/2 tangerina)

Preparação:

Para a torta:

Colocar a borboleta nas lâminas da bimby e deitar no copo os ovos e o açucar, programando 2 min, temp 37, vel 3. De seguida a mesma vel e tempo, mas sem temperatura. Adicionar a farinha, o fermento e o sal e programar 5 seg, vel 3. A seguir deite a massa num tabuleiro untado com margarina e leve ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 10 a 15 minutos ( deixei no forno cerca de 12 minutos o que foi tempo de mais pois o bolo saiu um pouco seco).
Desenformar sobre um pano húmido, enrolar e deixar arrefecer. Por último, desenrolar a torta, rechear e voltar a enrolar. Ora este ponto não me pareceu muito bem, por isso consultei a minha mãe que me disse para tirar do forno, desenformar sobre um pano húmido, rechear de imediato e aí enrolar, pois enrolar e tornar a desenrolar há o perigo da torta partir, segundo ela.

Para o recheio:

Pulverizar o açucar e a casca de tangerina na vel 9, com o copo bem seco e durante cerca de 20 seg. Adicionar todos os outros ingredientes e programar 7 min, temp 90, vel 4.

7 comentários:

Isabel Salvador disse...

Mas ficou muito bem amiga...muito linda....bjokitas

Abóbora Amarelinha disse...

ó mor era normal se desse para o torto, já que é torta...olha as minhas dão sempre é para o esparramado, dão não!!! davam, he he
beijinhos

disse...

Mª João assim não vale só metes aqui coisinhas boas!!! :)
Uma tentação!
Beijinhos

Baunilha disse...

gosto desta receita, logo que tiver oportunidade vou experimentar e depois publico no meu blogue :)
quanto ao post seguinte, é tão bom vê-los crescer, felizes e saudáveis... e uma certa autonomia/independencia é muito bem vinda :) eheheheh! ainda para mais quando temos outro tão pequenino ainda tão dependente... como te entendo

Ana Rita disse...

Ficou muito boa!
Nunca fiz nenhuma torta com medo que dê pó torto, qualquer dia tb tenho que experimentar!

bjs

moranguita disse...

por acaso faço poucas vezes com medo que corra mal
esta bem bonita
beijinhos

Anónimo disse...

As tuas receitas Bimby têm um aspecto delicioso. nham