quinta-feira, 1 de março de 2012

Nem vos tenho contado

A maravilha de noites que temos tido cá em casa! É que têm sido tão más que nem arranjo palavras para fazer um post sobre elas, mas vou dar o meu melhor! O caga tacos cá de casa tem acordado, sem exagero algum, todas as horas! Numa determinada hora da noite acorda e eu tenho de ficar ao colo com sua excelência no minino 1h! Que mantém os olhos fechados geralmente, mas estica-se todo e esperneia-se! Agora eu tento perceber o porquê deste acordar. Já tinha desistido de tentar perceber o que se passa na cabecinha deste meu filho de noite, pois perdi imenso tempo com essa questão com a menina sua irmã. Mas é mais forte que eu e tem de ter uma explicação. Ora não é fome, pois ele ainda bebe leite de noite e alimenta-se muito bem de dia. A fralda está limpa. Os seus intestinos têm funcionado lindamente. Dores não me parece, pois estas três últimas noites têm sido tão más que lhe demos benuron. Portanto, poucas opções me restam. O quarto é confortavel, a caminha também. Não me parece que seja calor nem frio...Portanto porque raio é que não dorme???? É que inda por cima dorme pouco de dia!! É que se me remói por dentro quando leio que bebés da idade dele dormem 10h por noite e o meu nem 3h dorme seguidas. Só me apetece dizer asneiras fod****!! Tou cansada. É isto.

18 comentários:

Sophie disse...

há bebés assim. Como sabes a Ema dorme bem, as tais 10h/noites e isso desde os 2m. O Martim tb foi assim. No entanto ela nao dorme quase nada de dia.
Ontem foi uma noite atípica, passei-a para o berço. Ela sempre dormiu no berço mas dentro da alcofa. Como ja está mt apertada ontem passou para a caminha. Adormeceu logo as 20h como sempre depois de mamar, mas a partir das 4h30 acordou de hora a hora para mamar ou pq queria miminhos...no colo dormia como se nao houvesse amanha, quando a punha na cama começava logo a chorar..hum ja nao estou habituada a isso. Depois acabou por adormcer por volta das 7h (com o Martim a acordar as 7h30)...mae sofre :)

Susana Andrade disse...

Realmente deve de ser uma situação muito dificil de gerir... ainda por cima quando nada faz prever essa situação. Eu podia dar-te um conselho mas infelizmente não o tenho... O meu filho só adormece se lhe trincar os braços com uma manta entalada debaixo das costas.. senão os braços a dar a dar acabam por o deixar irrequieto... Espero que melhorem as noites ;o)

disse...

A M. sempre foi assim e apesar de não ser presa dos intestinos, fazia os seus cocós diariamente, o pediatra dizia que eram cólicas...ela tomava Colimil duas vezes por dia mas não fazia grande efeito.
Nunca foi bebé de dormir muito nem de dia nem de noite e como o Ben também chorava mesmo ao colo e esticava-se e esperneava. Depois com o passar dos meses foi atenuando até que passou!
Mesmo já tendo sido mãe duas vezes antes da M. nunca tive olheiras tão profundas como nessa altura...dos três ela foi a bebé mais difícil, sem dúvida alguma.
Um grande beijinho e muita paciência ;)

Kiki - Família de 3 e 1/2 disse...

O Vicente também andou a tentar levar-me à loucura... Sabes como resolvi? Com muita paciência! Deixa-o a berrar! Na 2ª noite já berra menos e na 3ª dorme!

Custa muito! Muito muito! Mas tem de ser! Para nosso bem. Eu sentava-me à porta do quarto e ia lá acalmá-lo de vez em quando sem o tirar na cama. Só com um shhhh e festinhas nas costas. Mas um shhhh convicto e firme para mostrar quem manda. Na primeira noite ele demorou uma hora a calar-se. Mas calou-se e dormiu o resto da noite!

Good luck! :(

bjsss

Carla disse...

Sei bem o que isso é. O meu filho mis novo quase me levou à loucura. Dormiu a primeira noite completa tinha quase 4 anos. Chegava a acordar às 3h da manhã porque queria sopa. Quando comecei a dizer-lhe que não me ia levantar, apanhava-o na sala (um andar abaixo) sentado a brincar em plena madrugada.

É difícil, conseguem ser terríveis, mas realmente há pouco que consigamos fazer.

Eu andava exausta, adormecia no trabalho, e quando queria descansar, mandava-o para casa da avó uns dias (onde ele dormia lindamente, a propósito).

O bom da coisa é que passa, e hoje com 8 anos, tenho de o arrancar da cama para ir para a escola, dorme que nem uma pedra, literalmente.
(E foi o 3º filho, se fosse o 1º, acho que não tinha mais nenhum :p)

Um beijinho de muita força, há-de passar :)

Maria João disse...

Sophie, estava exactamente a referir-me à tua fofa Ema quando falei em bebés que dormem 10h:) Não é inveja. Quer dizer, é, mas espero que volte a dormir bem como dormia. Ela deve ter estranhado o berço!
Kiki mas o Vicente é mais velho que o Ben! Eu sei que após umas noites esta situação acabaria por passar, mas já com a Mia não tive coragem para o fazer! Ela era igual! Mas vou fazer um esforço esta noite!
Credo Carla, e eu ainda me queixo! 4 anos quando dormiu a noite toda??? A Mia tinha cerca de 18 meses quando começou a dormir melhor e eu a dizer mal da minha vida! Sei bem que são fases e, por vezes, só passam mesmo com o tempo!
Té, a Martinha veio mostrar quem manda:)

Pinguina disse...

Eu já te disse aqui que não sou exemplo no que toca ás noites de sono dos meus filhos. A Joana dormiu dos 8 meses até aos 2 anos e meio no quarto dela, agora não dorme. O Manel nunca dormiu uma noite no quarto dele. Desde Outubro que dormem no nosso quarto, pusemos um colchão no chão. De vez em quando temos noites mais difíceis mas para nós foi a melhor solução. Eu sei que a maioria (especialmente em Portugal) são contra mas por enquanto nós estamos bem :o)

Maria João disse...

Pinguina eu não sou contra, nem nada que se pareça. Cada familia tem de arranjar a melhor solução para si e tem de ver o que melhor funciona. Admito que ter os meus filhos a dormir na minha cama, ou no meu quarto, não é das coisas que mais me agrada. E o Ben não é daqueles bebés que acalmam no nosso meio, portanto de pouco me serve também:)

T zero disse...

Como te lembras o meu era igual... e ainda agora é raro dormir 5 ou 6 horas seguidas. :(
ainda hoje é rapaz para acordar a meio da noite e fazer uma tal cena que para poupar o sono do marido e o meu descanso acabo por o levar para a minha cama até ser de manhã. O que me dá algum descanso relativamente a esta matéria polémica (dormir com os pais) é que quando o tempo começar a melhorar eu já não sofro tanto com o frio e consigo adormecê-lo no quarto. Um par de noites até perceber que se acabou o bem-bom e passa a deixar de querer ir para o nosso quarto. Foi assim no ano passado e será assim neste. Amen!
Estou solidária como estive no tempo da Mia, mas soluções, não tenho, desculpa...
Mas não serão cólicas? O João fazia imenso cocó, nunca falhava um dia, mas sofria com cólicas - e muito. Passaram quando lee tinha uns 2 meses, mas tornaram quando começámos os sólidos porque havia alimentos que a barriguita dele não aceitava muito bem. De uma forma geral eram os alimentos que constam da "lista": a família das couves, feijão, grão...

Maria João disse...

T zero lembro-me bem de ler as tuas aventuras nocturnas com o Joãozinho! Pensava que ele já dormia bem. A Mia era como ele, mas, felizmente, dorme 12h por noite e não chateia ninguém.
Pois, o Ben também teve muitas cólicas até aos 3 meses, mas depois passaram. Talvez sejam cólicas agora. É a única coisa que possa ser. Mas ainda não lhe dou leguminosas, mas pode ser dos outros vegetais!

Catarina disse...

Por aqui estamos na mesma.
E é vício de mama porque quando tinha 1 mês dormia 6 horas seguidas e agora nem 2 horas...

Eva Prata disse...

Pois...um assunto que "dá pano para mangas!"
A Vanda à noite, continua a adormecer sempre muito tarde,por norma,a partir da 1,2 da manhã (até aí, faz sonos muito mini).Porém,tirando uma ou outra excepção, a partir desse horário, consegue dormir 6 a 9 horas seguidas (isto aconteceu a partir dos 4 meses,porque até essa altura, mamava de 2 em 2,ou de 3 em 3 horas, de noite).
O facto do Ben andar a dormir mal, será que não se deve a dentes, que andarão aí para romper???Digo isto, porque ultimamente,quando a Vanda não dorme,nem deixa dormir,eis que surge dente! ;)
Dorme, por norma, na caminha dela, mas no nosso quarto e assim irá continuar... a partir dos 12 meses, " o que for se verá!"
Beijinhos e que cheguem boas noites, em breve ! ;)

Maria João disse...

Sim Eva poderão ser os dentes a romper tambem. Como sabes o Ben ainda é um desdentado:) Estas 2 últimas noites já dormiu melhor. Acordou às 2h30 e depois 5h30, bebeu o leite e adormeceu. Realmente a Eva adormece muitooooo tarde. O Ben antes das 21h tá na cama. Mas se ela dorme essas horinhas seguidas é óptimo.
Bjinhos!

triss disse...

A minha filha acordava muito, mas muito mesmo, até quase um ano. Agora com 13 meses, em noites boas só acorda para o leite à meia noite, mas por evzes ainda tem noites em que acorda mais uma ou 2 vezes. Não é fácil... gostava de ter tido a força para a deixar chorar como fez a Kiki, mas nunca consegui. O que vale é que agora está a melhorar´:-)

Anónimo disse...

Olá...pela primeira vez comento um post porque sofro do mesmo mal. A Inês faz 5 anos este mês e nestes 5anos eu devo ter dormido 20 noites seguidas. Adormece na minha cama, eu passo-a para a dela. às 3h da manha chama eu levanto-me e tento que ela fique, acabo por ter de me deitar na cama dela e adormeço. Acordo ás 4h e vou para a minha cama, ás 5h30 ela volta a chamar, volto a levantar-me e já não consigo que ela fique. Levo-a para a minha cama. Entre chichis, pedidos de água e de leite, quando me consigo deitar e adormecer toca o despertador para ir trabalhar. Aiiii que desespero. E ela é a minha única filha. Quando me perguntam porque é que não tive outro a minha resposta é: Devo muitas horas á cama, quando saldar a divida eu penso nisso.
Claudia Correia

Maria João disse...

Ok Claudua Correia, eu não me queixo mais!!!! Deve ser muito complicado. É que uma coisa é um bebé de 6 meses não dormir bem, outra coisa é já ter 5 anos! Mas pq acontece? Feitio?? Percebe-se bem o facto de só teres uma filha. Mas vais ver que um dia te surpreende e começa a dormir a noite tda.
Bjinhos.

pedro disse...

mana...aqui vai uma dica infalivel:poe o Ben a dormir com a cabeça para os pes e os pes para a cabeça...mas cuidado nao o abafes...depois dis me alguma coisa...(ele pode chorar,mas quase nao se ouve)...

Ni! disse...

Não tenho muitas dicas, isso raramente me aconteceu com o pinguinhas lá de casa.
Muita paciência... E secalhar a Kiki, que tem passado pelo mesmo suplício, é capaz de ter ali uma estratégia boa, pelo menos a tentar.
Beijinhos