sexta-feira, 6 de maio de 2011

Bolo de maçã e cenoura



É raro não haver um bolo cá em casa. 1º porque eu gosto, 2º porque o meu marido gosta e 3º porque a Mia gosta!! Acho que são motivos suficientes:) Como é raro comprar bolos já feitos, todas as semanas faço um. Hoje lembrei-me de juntar cenoura com maçã e saiu um bolo delicioso. Muito fofinho, húmido, tal como gosto.

Ingredientes:

* 6 ovos
* 2 chávenas de açucar
* 2 1/4 chávenas de farinha
* 2 cenouras pequenas
* 1 ou 2 maçãs
* 1 chávena de água
* 1 cálice de vinho do porto
* 1 colher de sopa de manteiga
* 1 colher de sopa de canela em pó
* 1 colher de sobremesa de fermento em pó

Preparação:

Colocar a borboleta na bimby, pôr os ovos e programar 6 min, vel 3, temp 37. De seguida programar a mesma vel e tempo, mas sem temp. Juntar o açucar, a água e a manteiga, 2 min, vel 3. De seguida adicionar a maçã e a cenoura (previamente raladas na bimby), o vinho do porto e a canela, misturando tudo durante mais 2 min, vel 4. Por fim misturar a farinha e o fermento 10 seg na vel 6. Levar ao forno a 180º durante cerca de 40 min!

4 comentários:

T zero disse...

Mais um bolo para a lista do "a fazer"... mas sem bimby, eheh.

Cidália disse...

Que bonito bolo!
Eu também faço um bolo todas as semanas, esta semana fiz 3, um para oferecer ao meu marido, outroa para uma unhada e outro para os meus sogros, tinha muitas claras e assim aproveitei para as gastar!
Beijinhos

akombi disse...

que belo bolinho....tb por aqui não pode faltar bolo...somos uns gulosos.

quanto á amamentação, no meu caso tanto a 1ª como a 2ª foram amamentadas até aos 3 anos, sendo que a 1ª fazia da minha mama chucha fazendo com que fosse muito dependente de mim,já da 2ª consegui detectar a tempo.


foram ammaentadas exclusivamente até aos 6 meses e até aos 12 não provaram outro tipo de leite, depois do 1º ano de vida introduzi leite de vaca, a 2ª nunca gostou muito e ainda hoje com 7 anos bebe pouco leite.

penso que o meu sucesso na amentação se deveu ao facto, que acho muito importante, a minha disponibilidade pois estive em casa com elas até aos 3 anos ( a 2ª qd foi para o colégio mal saia ás 17 horas pedia logo maminha, foi mais dificil de ela deixar a mama, mas uns meses depois dos 3 anos lá deixou por ela, que tb acho ser importante para não haver traumas).

acho que a chave fundamental do sucesso da amamentação é o mamarem espaçando o menos tempo, é cansativo ( muiito) mas só assim a mama produz leite suficiente, eu que sou magra, com pouco peito e com mamilo invertido tive sucesso, espero que o consigas tb.

beijocas

moranguita disse...

maria eu tambem gosto de ter sempore um bolo la em casa.
esta semana nao foi excepçao mas ja nao fui a tempo da foto lol
este bolo esta opptimo vou levar comigo
beijinhos