segunda-feira, 28 de março de 2011

Em contagem decrescente

Para a chegada a Portugal. Acho que quando for para lá de vez até foguetes vou atirar. Mas, por enquanto, vamo-nos contentando com estas delicisoas visitas...O pai e a Mia já dormem há muito e eu vou agora para a caminha porque às 4h já estarei a pé. Um beijo grande a todos que aqui passam. Darei noticias:)

domingo, 27 de março de 2011

Equilibra-se melhor que muitas

Estava muito caladinha no meu quarto enquanto eu arrumava uma roupa, fui espreita-la e encontrei-a assim:

Tive pena de não conseguir filmar a destreza dela a andar de tacão alto!! Acreditem que até correu com as botas calçadas na tentativa de fugir de mim para eu não as descalçar. Houve birra da grande para tirar os xuuussss de tacão alto!!

13 dias...

...para o 2º aniversário da Mia! Escusado será dizer que o ano, mais uma vez, passou a correr e que a vida leva-nos completamente o tempo. No entanto, não há mesmo dúvidas de que os 2 anos se estão a aproximar a passos largos, os grandes e famosos terrible two estão aí:) Tal como no ano passado, o aniversário será passado e festejado em Portugal, junto da familia o que me deixa imensamente feliz. Temos tido a sorte de conseguir passar, pelo menos. os aniversários da Mia e Natal em Portugal. A festinha será dia 10, mas no dia 9 obviamente que também irão haver comemorações !! O tema será, obviamente, os desenhos animados preferidos da Mia - In the night garden - e sei que ela vai ficar histérica quando vir o salão decorado com todos os bonecos preferidos dela e o bolo!! Mas, e o principal, vai andar completamente louca o dia todo com tanta gente à volta dela, tantas crianças, que é do que ela realmente gosta. Não irão faltar balões, brincadeiras, músicas e danças, como qualquer festinha de criança tem de ter. Em relação a prendas não lhe vamos comprar nada de muito grande, a colecção de DVD do In the night garden e uns óculos de sol com uma bolsinha :) já estão ali de parte para lhe dar e vai fazer as delicias dela. Vai ter tantas prendas que não está nos meus planos enchê-la com mais! Espero que ela gosta da festinha e se divirta muito, só isso!

sábado, 26 de março de 2011

Ufa

Perdi a conta das vezes que respirei fundo durante o dia! Por mais que tivesse tentado evitar enervar-me foi completamente impossivel. A Mia está realmente numa fase complicada; muito dificil mesmo. Foi de repente e acredito que as saudades do pai (que tem estado a trabalhar de noite, logo, necessita de dormir de dia) sejam o principal motivo! As birras e o choro é tanto que a minha cabeça parece que vai explodir; nunca em quase 2 anos a vi assim. Personalidade forte sempre teve, teimosia alguma, mas nunca ao ponto de ignorar completamente o que lhe digo, nem de fazer asneiras só para provocar. Agora já dorme, mas mesmo convencê-la a se deitar na cama foi dificil e no meio de berros, coisa que não tem acontecido. Eu sabia que os 2 anos não iam ser fáceis, mas não estava a ver sinais deles até há uns dias!! Amanhã será o último dia sozinha com ela e 3ª feira lá vamos nós para Portugal, o que é coisa pa me deixar bem animada:))

Dias dificeis

Ontem foi um dia para esquecer! Muitas birras, choro, hiperactividade incontrolável e uma mãe sozinha, cansada, a respirar fundo muitas vezes. Hoje a mãe continua sozinha e já respirou fundo umas quantas outras vezes e ainda nem 11h são! O tempo lá fora está feio, a vontade de sair é zero, aliás a vontade de despir o pijama não é nenhuma. Enfim. Dias que passarão!

sexta-feira, 25 de março de 2011

Colostro

E hoje reparei que o colostro já abunda nas maminhas:))

quinta-feira, 24 de março de 2011

A vez do xixi

E hoje foi a vez do xixi. Depois de jantar perguntei se queria fazer cocó e disse que sim; pu-la no pote e fez xixi, não houve cocó nenhum:) Sei que calhou, mas tou contente que tenha perdido o medo e pelo menos já começa a perceber que é no pote que se faz o xixi e o cocó. Agora com o tempo o desfralde acontecerá naturalmente, sem pressas que ela ainda é muito pequenina!
Ah, esqueci-me de dizer que mal viu o xixi no pote tratou logo de enfiar as mãos lá dentro!!:)

quarta-feira, 23 de março de 2011

Cocó no pote

A Mia acabou de fazer o seu primeiro cocó no pote, ou bacio, ou como lhe quiserem chamar:))) As nossas tentativas de a sentar no pote ou sanita foram sempre sem sucesso, pois ela tinha medo. Hoje, após o banho, disse cocó e apontou para o pote, coisa que nunca na vida tinha feito. Tratei logo de a sentar lá e, após se sentar e levantar algumas vezes, fez um cocó:)) Fiquei super orgulhosa e bati muitas e muitas palminhas!! O problema foi depois convencê-la a sair de lá, mas não interessa nada agora aqui para o caso!!
A minha menina está a crescer!!

Desnaturada

Sinto-me uma mãe semi-desnaturada. Com quase 20 semanas de gravidez e a única coisa que comprei para o meu bebé foi um bodie interior (giríssimo, por sinal)!! Não é normal. Nada normal em mim. Mas isto de ter tanta roupa da Mia e de ainda não saber o sexo do bebé, está a impedir-me de ser eu própria...

terça-feira, 22 de março de 2011

Era o que faltava


Basicamente, a Mia despe-se e veste-se sozinha, tirando algumas peças de roupa mais complicadas. Adora descalçar e calçar os xuuusss, como ela diz. Agora resolveu que quer ser ela a tirar e a pôr a fralda!! Anda a treinar nos bonecos e já se julga mulher suficiente para mudar a sua própria fralda. Ainda há pouco, depois de ela se despir toda e de quase fazer o pino para voltar a por a fralda que tirou, lhe tentei explicar que já não precisa de usar fralda, que já pode fazer xixi como a mamã e consegui que se sentasse na sanita, durante breves segundos pois depois saiu disparada com medo...Só é mulherzinha para pôr duas carteiras ao ombro, mais três no carrinho onde empurra a bebé, a fita no cabelo e o telemóvel na mão...Pindérica de fraldas:))

Mousse de limão


E para dar as boas vindas à Primavera (sim, ela também chegou aqui) uma mousse bem fresquinha! Acho que foi a mousse mais rápida que fiz em toda a minha vida! Está deliciosa, com um sauve sabor a limão. Uma óptima solução para quando temos visitas inesperadas para jantar...


Ingredientes:

* 3 limões

* 200ml de natas frescas

* 1 lata de leite condensado


Preparação:

Espremer o sumo dos limões para um copo e reservar. No copo da bimby colocar o leite condensado e as natas e misturar durante alguns seg na vel 3. De seguida, continuando na vel 3, misturar o sumo de limão aos poucos, com a bimby sempre a mexer. Bastam uns seg e já está. A mousse fica logo consistente!! Levar ao frigorífico e servir bem fresquinha!!

segunda-feira, 21 de março de 2011

Palavras

Apa - apple

Xus - shoes

Nana - banana

Nai nai - night night

E aos pouquinhos a Mia lá vai expandindo o seu vocabulário ora em português, ora em inglês:)

sábado, 19 de março de 2011

19 semanas





Refeição de peixe na bimby

Ontem para o nosso jantar fiz um peixinho e acompanhamento deliciosos na bimby. Não me lembrei de tirar foto, mas deixo aqui a receita de qualquer forma pois vale mesmo a pena experimentar.

Ingredientes:

* medalhões de pescada, ou outro peixe branco qualquer
* batatas
* feijão verde
* ervilhas
* cebola
* alhos
* azeite
* polpa de tomate
* leite
* sopa de cebola

* água
* cerveja
* molho de soja
* noz moscada
* sal
* piri piri
* pimenta

Preparação:

Na varoma coloquei o peixe e temperei com sal fino e pimenta. No tabuleiro superior da varoma coloquei as ervilhas e o feijão verde (usei congelado).
No copo da bimby piquei 1 cebola com 2 dentes de alho alguns seg na vel 5. Juntei azeite e deixei refogar 5 min, temp 100, vel 1. Adicionei a polpa de tomate, cerca de 2 copinhos de leite, 2 copinhos de água, 2 copinhos de cerveja, um pouco de molho de soja e cerca de 3 colheres sopa de sopa de cebola. Temperei com sal, noz moscada e piri piri e mexi tudo durante uns seg na vel 4. De seguida programei mais 4 min, temp 100, vel 1.
Entretanto descasquei e parti aos pedaços algumas batatas e coloquei-as no cesto. Quando terminado o tempo, rectifiquei os temperos, coloquei o cesto na bimby, a varoma por cima e programei 30 min, temp varoma, vel 1 1/2. Servi depois com o molhinho por cima.
Estava delicioso e uma refeição completa feita toda ao mesmo tempo na bimby!!

A todos os pais

Hoje não comemoramos o dia do pai. Optámos por comemorar o dia do pai aqui da Irlanda e não de Portugal, pois não tinha a minima lógica.
No entretanto, não podia deixar passar este dia em branco sem desejar a todos os pais um grande bjinho e que tenham um dia feliz com os seus filhos. Ao meu pai, um beijo grande e obrigada por ser como é. Ao pai cá de casa um beijo ainda maior por ser o melhor de entre os melhores:)

sexta-feira, 18 de março de 2011

Um óptimo hábito

Aqui há o hábito de acompanhar as refeições com leite, principalmente as crianças. Na creche a Mia bebe sempre uma caneca de leite com o almoço e em casa temos feito o mesmo. A verdade é que ela gosta e bebe com prazer, o que é óptimo. Comeu há pouco 2 grandes pratadas de esparguete acompanhado com 2 canecas de leite frio :))

Feeling

Dia 8 de Abril iremos saber o sexo do nosso bebé! A curiosidade é grande, como sabem, embora para nós é mesmo perfeitamente indiferente ser menino ou menina; não vamos ficar menos ou mais felizes!! Eu tenho um feeling do que será, um feeling forte. No dia 8 digo-vos se esse feeling estava certo ou errado. Prometo não fazer batota:)

quinta-feira, 17 de março de 2011

14 de Março

Dia 14 de Março, dia a recordar! O pai sentiu, pela 1ª vez, um pontapé do nosso bebé mais pequenino:)

Ementa

Ementa do dia 19/3 ao dia 28/3:

Sábado - Jardineira

Domingo - Dia de trabalho

2ª feira - Bifes de filé com batata frita e salada

3ª feira - Arroz de marisco

4ª feira - Frango à bras

5ª feira - Sopa de legumes e wraps de frango

6ª feira - Salmão no forno em papelote

Sábado - Feijoada

Domingo - Costeletas de porco com arroz de ervilhas

2ª feira - Canja de galinha com sandes

Lista de compras:

* tomates

* alface

* courgetes

* couve

* carnes - coxas de frango, carne de vaca, bacon, bifes de filé, costeletas de porco

* peixe - salmão e marisco

* queijo

* fiambre

* massa folhada

Ora fiz uma ementa tão extensa pois apartir do dia 28 deixo de cozinhar por 15 dias!! Vamos dar um pulinho a Portugal:))

quarta-feira, 16 de março de 2011

Popóooooooo


E aqui está a prenda de aniversário dos avós paternos. Prenda adiantada, claro está!! Mas a Mia mal viu esta bicicleta apaixonou-se e nós nem se fala!! Na foto não dá pa ver, mas a bicicleta tem o nome Mia escrito em vários sitios. Não é colado, é mesmo o nome da bicicleta:))) Agora passo a vida a empurrar 2 meninas, a Mia e a minha neta:))

terça-feira, 15 de março de 2011

Envergonhado

O meu bebé é um envergonhado de primeira!! Fiz ecografia hoje e está tudo bem, mas o sacaninha fechou bem as pernocas e não mostrou a ninguém as suas partes intimas!! Agora só daqui a 1 mês:(( Safado! Ou safada:)

domingo, 13 de março de 2011

Bolo de côco e iogurte


Há pouco abri o frigorifico e reparei que tenho 4 iogurtes em que o prazo acaba hoje!! Detesto quando isto acontece. Portanto a solução é mesmo usar os iogurtes o mais rápido possível...
Ainda ali tenho cerca de 2 fatias de bolo de chocolate que fiz há dias, mas resolvi fazer outro para gastar os tais iogurtes. Ficou muito fofinho. Aprovado por mim e pela Mia e será (a)provado pelo marido também, de certeza.


Ingredientes:

* 6 ovos

* 2 chávenas de açucar

* 2 chávenas de farinha

* 1 chávena de côco

* 1 iogurte de morango

* 1/4 de chávena de óleo

* 1/2 chávena de água

* 1 colher de chá de fermento em pó


Preparação:

Colocar a borboleta no copo da bimby e os ovos inteiros. Programar 6 min, temp 37, vel 3. De seguida marcar a mesma vel e tempo, mas sem temp. Adicionar todos os ingredientes, excepto a farinha e o fermento e programar 4 min, vel 4. Por fim colocar a farinha e o fermento batendo 10 seg na vel 6. Colocar numa forma e levar ao forno cerca de 40 min a 180º.

Sumo de maçã

A bimby é maravilhosa na execução de muitos pratos, mas há duas coisas em que nunca falha: sopas e sumos!! Ontem foi sumo de tangerina, hoje foi a vez de sumo de maçã! A Mia adorou e eu também e não gosto nada se sumo de maçã de compra!!

Ingredientes:

* 3 maçãs vermelhas

* açucar a gosto

* 500g de água


Preparação:

Descasquei e tirei o caroço às maçãs, parti-as em gomos e coloquei no cesto da bimy. Adicionei cerca de 3 colheres de sopa de açucar e a água. Programei cerca de 40 seg, vel 9 e já está!! Delicioso!!!

Huf Haus

Conhecem as Huf Haus?? Ora se não conhecem é melhor verem...São casas pré-fabricadas, desenhadas e construídas por Alemães e são simplesmente aquilo que eu quero (queria) ter!! Tive conhecimento delas ontem num programa de tv que costuma dar aqui e fiquei maravilhada. O exterior é perfeito com longos painéis de vidro e o interior é simplesmente a minha cara. Divisões amplas, espaçosas, com muita luz, sem paredes entre cozinha, salas, entrada...Enfim, exactamente como eu gosto. Preços? São elevados! Quer dizer, são múmeros grandes e eles bem dizem nos sites que são casas para ricos, logo excluiram-me:( Mas penso que, para aquilo que a casa é, o pouco tempo que demora a ser construída, a eficiência da casa e tudo mais, não é assim tão cara como o número faz parecer. Mas não é para o meu bolso, infelizmente. Mas macacos me mordam se o interior da minha casa não vai ser do género.
Aqui ficam algumas fotos, mas vejam mais no google que vale a pena.




sábado, 12 de março de 2011

Incrivel

A forma como sinto este bebé mexer!! Incrivel como fico maravilhada a cada movimento! Senti a Mia com 21 semanas e só algum tempo depois vieram os pontapés. Mas com este bebé está a ser bem diferente. Já sinto ( e estou agora a sentir:) pontapés pequeninos, fofos!!!
Adoro estar grávida, sem dúvida que sim!!

Mousse de chocolate III


Não me canso de comer mousse de chocolate. Esta é a terceira receita que experimento. Muito, muito boa, tal como as outras duas que já postei aqui.


Ingredientes:


* 6 ovos

* 100g de açucar

* 125g de manteiga

* 200g de leite

* 300g de chocolate de culinária

* 1 pitada de sal


Preparação:

No copo da bimby colocar a borboleta e as claras juntamente com a pitada de sal. Programas 5 min, vel 2 1/2. Colocar numa taça e reservar. Retirar a borboleta e, sem lavar o copo, juntar o leite, as gemas, a manteiga e o açucar e programar 5 min, temp 80, vel 4. Depois partir o chocolate aos bocados e adicionar no copo. Deixar amaciar e depois misturar tudo na vel 6, durante 15 seg. Deixar arrefecer um pouco e depois envolver as claras em castelo. Levar ao frigorifico algumas horas e servir.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Ementa

Ora aqui está mais uma ementa. Devia ser todos os dias sopa e salada, dado a quantidade de "porcarias" que comemos na semana passada. Mas pronto, foram "porcarias" bem boas...

Ementa de 12/3 a 18/3:

Sábado - frango assado com batatas assadas e salada de tomate

Domingo - creme de legumes e baguetes de atum

2ª feira - dia de trabalho

3ª feira - cozido à portuguesa

4ª feira - empadão de carne

5ª feira - bifinhos de perú com cogumelos

6ª feira - peixe estufado com batata e salada de alface



Lista de compras:



*cebolas

* alface

* tomate

* couve

* courgete

* alho francês

* pão - baguetes e pão de forma

*atum

* carne - frango, carne de vaca, perú

* peixe

* marisco, delicias do mar

* cogumelos em lata

23

A minha fofa linda faz hoje 23 meses. Mais 1 e faz 24. Dois anos. Fico angustiada só de pensar. Como todas as mães dizem, para onde foi o tempo????

Estes 23 meses são marcados por um desenvolvimento do vocabulário dela que agora sim, noto que se está a expandir! Meiguices, beijinhos e xis também é com ela o que me deixa toda feliz. Dançar, desenhar, brincar com carteiras e bonecas continua a ser o que mais gosta de fazer. Também gosta de livros e de pintar. Continua a ser muito menina e de gostar de tudo o que tenha a ver com pinturas, cremes, pulseiras, colares...Adora bebés, crianças e animais!
A loucura dela estes dias com as tias emocionou-me; em 6 dias com elas cá desenvolveu mais do que num mês normal só connosco, o que me dá ainda mais vontade de estar perto de toda a família:(
Continua uma simpatia, sempre com um sorriso na cara. Fofa, fofa, fofa que só ela. Como diz o pai, mega-fofa!!

terça-feira, 8 de março de 2011

domingo, 6 de março de 2011

Mexe que mexe

É o que o meu bebé mais pequenino faz!!! Tão bom:)))

sábado, 5 de março de 2011

Madrugar

A Mia nunca acorda antes das 8h ou 8h30. Muito, muito raro acontecer. Nem mesmo quando adormece às 19h, como foi caso de ontem...Mas aconteceu hoje. A safadinha resolveu madrugar especialmente hoje em que nos deitamos mais tarde, em que estão cá as tias...Hoje é dia de café em jejum, sem dúvida. E forte!

sexta-feira, 4 de março de 2011

Por aqui

Passeia-se, fazem-se compras, comem-se coisas boas, conversa-se e, neste momento, dança-se com a Mia:)) Eu, pai, Mia e as minhas 2 cunhadas!! Assim será até 4a feira:))

quarta-feira, 2 de março de 2011

Creme de alho francês

Por vezes uma sopa quentinha sabe melhor do que qualquer outra coisa. Quem ainda tem dúvidas se deve ou não comprar uma bimby, basta experimentar uma sopa lá feita que as dúvidas dissipam-se num instante. Fazer uma sopa não tem nada que saber, no entanto aqui fica...Por vezes procuramos as coisas mais simples e não as encontramos...


Ingredientes:

* 1 l de água

* 2 batatas

* 2 nabos pequenos

* 1 courgete

* abóbora

* 1 cebola

* 2 alhos franceses (a parte branca)

* 2 dentes de alho

* sal

* 30 g de azeite


Preparação:

No copo da bimby colocar todos os ingredientes, excepto o azeite. Programar 20 min, temp 100, vel 1. Depois triturar 1 min na vel 6. Rectificar os temperos e adicionar o azeite e programar mais 2 min, temp 100, vel 1.

Nada mais fácil! Foi o meu almoço e será o nosso jantar a acompanhar umas baguetes de frango!

A fome é negra

Não me lembro, de forma alguma, de ter tido esta fome durante a gravidez da Mia. Às 8h comi cereais e leite! Tomei um café às 9h30 (apeteceu-me não sei como) e agora tou a comer torradas com ovos mexidos!!! Arrumar e aspirar a casa abre muito o apetite, é o que concluo...

terça-feira, 1 de março de 2011

Confusões estranhas

É muito estranho confundir os movimentos de um bebé com gases!!! Mas é a verdade, podem ser facilmente confundidos...Quero com isto dizer que não sei se já senti o meu bebé ou não. Eu penso que sim; acho que o senti na passada sexta feira, depois de almoço, mas não tenho a certeza...