quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Sopas e mais coisas

Escusado será dizer que desde que tenho a Bimby nunca mais fiz uma sopa no fogão. Num instante fica pronta e deliciosa. Hoje resolvi dedicar-me às sopas já que tinha tantos legumes no frigorífico; antes que se estragassem, resolvi fazer sopas para ti e para nós e congelar.

Sopa de peixe com:
* bacalhau fresco
* batata
* cenoura
* abóbora
* nabo branco
* feijão verde
* cebola

Sopa de carne de perú com:
* perú
* batata doce
* canoura
* cebola
* nabo branco
* alface
* grão de bico

Introduzi então as leguminosas nas sopinhas da Mia. Comecei pelo grão de bico, tendo posto mesmo só meia dúzia de grãos. Depois virá o feijão, ervilhas, etc... As sopas continuam a ser feitas sem sal e assim será até a Mia começar a comer da nossa comida e a estranhares a diferença de sabores. Por vezes ponho alho nas sopas, assim como coentros, salsa ou alecrim. Ficam boas.

A Mia passou por uma fase, talvez quando lhe nasceram os 2 dentes, em que comia muito mal, sendo sempre necessário muita festa, paciência e por vezes só ia metade da comida mesmo. Mas felizmente passou essa fase e agora come bem. Gosta praticamente de tudo o que lhe dou, pois também não desistimos ao primeiro não e a verdade é que a insistência dá resultado. Sopa come quase sempre toda (cerca de 2 conchas grandes) e já come com massinhas ou arroz quase sem passar; cerelac come uma pratada de manhã e continua a ser o seu alimento favorito. Fruta já come com prazer; logo após a sopa não come, mas sim passado cerca de 1h. Iogurtes também já gosta desde que não tenham uma consistência muito empapada. Ontem experimentei daqueles queijinhos tipo iogurtes; sinceramente não sou muito apologista de dar isso aos bébes devido ao açucar que contém, mas penso que esporadicamente não faz mal nenhum; gostou muito! Continua a adorar comer fruta "na mão" principalmente uvas (dadas por nós, claro). Adora! Bolachas e pão gosta de esmigalhar e depois catar as migalhas e comer:)

Noto que nestas 2 semanas engordou bastante, pois está realmente pesada e as minhas costas assim o dizem todos os dias. A verdade é esta, o importante é que esteja saudável, mas se disser que não ligo a pesos e percentis estou a mentir. Não sou obcecada, mas ligo. Ou não seria eu filha da minha mãe, que essa sim, é obcecada pela alimentação dos miúdos, sendo estes agora os netos!!

2 comentários:

PratosdaBela disse...

Hummmmmm
também quero...
Jinhos fofos

Unknown disse...

Isso é que é vida facilitada com a Bimby. Pelo menos, valei o investimento. Tanta sopa...
Quanto à alimentação do Martim, ele gosta de tudo à excepção de algumas frutas. De manhã, mama. Tu dás cerelac? pode-se?