sexta-feira, 18 de março de 2011

Um óptimo hábito

Aqui há o hábito de acompanhar as refeições com leite, principalmente as crianças. Na creche a Mia bebe sempre uma caneca de leite com o almoço e em casa temos feito o mesmo. A verdade é que ela gosta e bebe com prazer, o que é óptimo. Comeu há pouco 2 grandes pratadas de esparguete acompanhado com 2 canecas de leite frio :))

9 comentários:

Cristina disse...

Um óptimo hábito, sim senhora.
Bjos e bom fim de semana

Cristina disse...

Não conhecia este hábito, mas para as crianças é uma boa fonte de cálcio!

Pareceu-me bem. Obrigada pro partilhares.

Bjs e bom fds

Ana Costa disse...

Eu não quero ser desmancha-prazeres mas não acho nada de saudável nesse hábito. O cálcio do leite impede a absorção de outros iões presentes na refeição principal (como por exemplo o magnésio) e o leite em excesso não é benéfico, nem para as crianças. O leite deve estar presente na alimentação das crianças (na dos adultos é dispensável perfeitamente) mas não precisa de ser nessas quantidades. Em excesso, e em indivíduos mais susceptíveis o consumo de cálcio em quantidades massivas pode levar à formação de cálculos renais.

Maria João disse...

Hmmm, sim Ana tens razão no que dizes e eu até sei disso tudo, mas ela não bebe leite em excesso,nem nada que se pareça daí eu achar benéfico pois foi uma forma que encontrei em fazê-la beber mais leite...O facto de impedir a absorção de outros nutrientes, são muito poucos, portanto continuo a achar benéfico!! Mas obrigada pela chamada de atenção:)
Da próxima vez que for ao pediatra com ela vou colocar a questão para ver qual a opinião dele.
Bjinhos!

Tella disse...

Eu que sou super stressada e paranóica (admito) com a comida pensei logo "ai!não se deve, pois o cálcio evita a absorção do ferro pelo organismo!"
chata, eu sei...

Maria João disse...

Ok, ok, eu vou deixar de lhe dar leite com as refeições então:)Quanto a ser stressada e paranóica, nós, mães Portuguesas, somos muito!!! Deviam ver as ementas destes miúdos de cá nas creches. Morriam!! Não comem sopa e tb a ingestão de vegetais é feita em quantidades muito minimas. A meu ver é bom eu ter este termo de comparação, pois as crianças daqui são tão saudaveis como as nossas e crescem da mesma forma. Nós é que somos umas picuinhas (sim, eu tb sou e mt)
Obrigada!

Unknown disse...

Nós fazíamos isso nas nossas escolas e a nutricionista disse para não darmos leite às refeições porque o cálcio inibe a absorção dos nutrientes. Tal como dar iogurtes no final da refeição. Penso que se for com conta e medida, não fará assim tão mal.

Maria João disse...

Exacto Aline, eu não lhe dou leite com a sopa e, infelizmente, do 2º prato o que ela come é mesmo massa e arroz, portanto, penso que com o leite acaba por sair beneficiada...

Tella disse...

;)
Nós tugas, pás...