segunda-feira, 19 de julho de 2010

Rissóis de atum / queijo e fiambre


Foi a 1ª vez que fiz rissóis. Quer dizer, a 1ª não que quando era mais novita a minha mãe "obrigava-me" a estar na cozinha com ela e a aprender estas coisas de culinária, por isso digamos que foi a 1ª vez que os fiz sozinha. Para uma 1ª vez não ficaram maus de todo, mas para a próxima há certas correcções a fazer: a massa tem de ter um bocadinho mais de sal e não pode ficar tão grossa; os rissóis de queijo e fiambre têm de ter mais recheio e ao atum tenho de juntar um bocadinho de molho bechamel para ajudar a unir mais o atum e a não largar tanta água. Para a próxima vou fazer de carne e camarão. Mas aqui fica a receita que não tem nada que fazer. Eu fiz na bimby, claro, mas feito no fogão é igual.


Ingredientes:


Para a massa:

* 250 g de água

* 250 g de farinha

* 30 g de manteiga

* 5 g de azeite

* 1 pitada de sal


Para o recheio:

* queijo

* fiambre

* atum

* cebola

* tomate


Preparação:


Inicialmente pesa-se a farinha. Para tal coloquei um recipiente por cima do copo da bimby. Reserva-se. No copo coloca-se a água, a margarina, o azeite e o sal e programa-se 5 min, temp 100º, vel 1. Depois junta-se a farinha de uma só vez e programa-se 2 min, temp 100º, vel 5. Retira-se, coloca-se a massa num recipiente e tapa-se com um pano. Depois coloca-se a massa ou num tapete de silicone, que foi como fiz, ou em cima duma bancada bem polvilhada com farinha. Estende-se bem a massa com um rolo, recheia-se a gosto e corta-se com um copo.

Relativemente ao recheio, em metade dos rissóis coloquei queijo e fiambre e na outra metade coloquei o atum, com a cebola e o tomate que, previamente, piquei tudo na bimby.

3 comentários:

Abóbora Amarelinha disse...

Não vale a pena comentar, visto que os meus comentários vão aparecer no meu blog daqui a 10 anos, lol

Hehehe foste obrigada a aprender a fazer rissois, eu aprendi os de pescada, que ainda hoje me vem o cheiro.
jinhos

Unknown disse...

Vou experimentar. Obrigada pelas dicas para o Martim. Tb vou experimentar.
Fiz uma tarte de maracujá este fim-de-semana muito boa. Depois posto a receita.
Beijinhos

moranguita disse...

hum que rissoistao bons.
ja apetecia experimentar
eu ca faço normalmente depeixe sao os meus favoritos

beijinhos