segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Bolo de noz com ovos moles



Este bolinho foi feito para o meu marido, que já há muito tempo me andava a pedir um bolo com cobertura de ovos moles. Ficou muito bom, o único senão foi ter ficado desfeito!! É um bolo muito sensível, muito fofo, mas eu decidi desenformá-lo ainda quente, o que o desfez, como já era de esperar. Ficou feio, mas ficou muito bom. É um bolo muito guloso; é mesmo muito doce! Para comer pouquinho de cada vez:) Tirei a receita da net, de um blog, mas não apontei o nome por isso peço desculpa.

Ingredientes:

  • 250g de miolo de noz
  • 250g de açucar mascavado
  • 6 claras

Preparação:

Começar por picar as nozes na picadora. Misturar de seguida as nozes com o açucar. Bater as claras em castelo e envolver o açucar e as nozes gentilmente. Levar ao forno durante cerca de 30 a 40 minutos a 170º. Retirar e desenformar quase frio. Eu usei uma forma redonda e untei-a com margarina e farinha. Penso que será melhor usar uma forma de fundo amovível e usar papel vegetal, porque é um bolo que fica muito húmido e fofo e cola facilmente à forma.

Enquanto o bolo coze, fazer os ovos moles. Para isso colocar ao lume 250g de açucar branco e 1dl de água. Deixar ferver uns 2 minutos. De seguida, juntar 6 gemas já bem batidas e não parar de mexer até ferver e engrossar. Depois é só cobrir o bolo com os ovos moles e devorar!!

5 comentários:

Unknown disse...

Eu adoro ovos moles...e esse bolinho deve ser uma delícia. Beijinhos

risonha disse...

eu no outro dia tive o mesmo problema com um bolo de noz, quase que precisei de chamar os bombeiros para o tirar da forma... lol

♥ mesa para 4 disse...

Eu adoro estes bolos...e comia ssim desfeito ou não ...mas olha que ficou bem bom...beijinho

Tânia disse...

Nunca comi um bolo com a massa assim...deve ser delicioso mesmo!! Qualquer hora de inspiração vou fazê-lo (preciso me preparar se ele não quiser sair da forma!!)
Bjss

sandracabecadas@hotmail.com disse...

Fiz este bolo no domingo e não aguentou até ao fim do día. Foi devorado num abrir e fechar de olhos. Fica bem molhadinho e com o doce de ovos por cima...é um pecado! Obrigada
Sinke